Questões de Concursos: Analista do Ministério Público

Prepare-se para a prova com questões de Analista do Ministério Público de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q717827 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista do Ministério Público, MPE RN, FCC

A previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício é fundamental no que respeita às decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico a ser adotado, sendo sempre função das exigências funcionais e humanas, para os diferentes tipos de clima. Em se tratando da carga térmica interna ao edifício, as fontes podem ser classificadas como

I. calor solar.

II. processos industriais.

III. sistema de iluminação artificial.

IV. presença humana.

Está correto o que se afirma em

112 Q7297 | Economia, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

O conceito de “mão invisível” remete ao pensador:

113 Q133763 | Engenharia Química, Operações Unitárias, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo de filtração e a parâmetros relacionados a esse processo, julgue o item que se segue.

Força motriz da filtração é a diferença de pressão que pode ser causada por ação da gravidade (coluna hidrostática), força centrífuga e aplicação de pressão ou vácuo.

114 Q131822 | Português, Crase, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item subsequente, relativo à estrutura linguística do texto I.

O emprego do sinal indicativo de crase em “à luz da tradição iluminista” (l.2) é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

115 Q623348 | Informática, Segurança da Informação, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Controle de Acesso é uma tarefa fundamental na Administração de Redes e Sistemas, a qual visa ser bem definida dentro da Política de Segurança de uma instituição quanto à autenticação e à autorização dos recursos a serem disponibilizados aos usuários. Acerca disso, dados os itens abaixo,

I. Autenticação refere-se à identificação apropriada dos usuários perante o sistema ou rede.

II. De forma geral, a autenticação refere-se a algo que o usuário possua (como um token), saiba (como usuário e senha) ou seja (características físicas únicas).

III. A autorização é a parte do controle de acesso ligada a restrições impostas a usuários já autenticados, mas podem também ser aplicadas a usuários não autenticados.

IV. Um Firewall pode ser considerado um dispositivo de controle de acesso de usuários.

verifica-se que estão corretos

116 Q421202 | Direito Civil, União Estável, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Eduardo, embora casado com Maria, encontra-se separado de fato há três anos, sendo que há um ano e meio vive maritalmente com Alessandra, mantendo convivência pública, duradoura e contínua. Considerando que Alessandra, em virtude de um acidente, não pode ter filhos, é correto afirmar que:

117 Q378087 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo sobre os modelos de Administração Pública: 1. O processo lento de controle, que impede as soluções práticas rápidas e eficientes, é na verdade uma visão do senso comum sobre o modelo burocrático. Isto seria corretamente definido com uma disfunção do modelo burocrático. 2. A Parceria Público-Privada consiste em um empreendimento cooperativo entre o primeiro Setor e o terceiro Setor. 3. O modelo gerencial de administração pública é baseado nos critérios de eficácia, eficiência, desempenho e qualidade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

118 Q131645 | Gestão de Pessoas, Liderança, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os tomadores de decisão diferem em duas dimensões: orientação para a tarefa (foco do desempenho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro estilos de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:

119 Q420935 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

A respeito da vocação hereditária, é INCORRETO afirmar:

120 Q7314 | Português, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
TEXTO 2

O Brasil como problema


Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.

RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 2.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.