Questões de Concursos: Analista em Ciência

Prepare-se para a prova com questões de Analista em Ciência de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q380606 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à nomenclatura, à taxonomia e à correta citação dos autores de nomes científicos dentro da área da botânica, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Em um artigo de Greuter & McNeill (1996), novas espécies de Amaranthus, inclusive A

. brasiliensis, foram atribuídas a Hawsworth, precedido no texto pela sentença as descrições a seguir foram fornecidas pelo Dr. D. L. Hawsworth, para que os nomes fossem disponibilizados para uso”.

Nessa situação, o nome A. brasiliensis será corretamente citado como A. brasiliensis (Hawsworth) Greuter & McNeill.

12 Q816387 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista em Ciência, CAPES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 4.320/1964 e suas alterações, , julgue os itens seguintes, relativos às demonstrações contábeis e ao campo de atuação da contabilidade governamental.

As contas de compensação controlam todos os atos administrativos, mesmo aqueles vinculados diretamente à lei orçamentária e à sua execução.

13 Q382210 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução e genética vegetal, julgue os próximos itens.

Elementos de transposição de classe 2 (também chamados elementos de DNA) em milho podem inativar o gene no qual residem, ao se transportarem para novos locais dentro do genoma.

14 Q379450 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da fitogeografia do Brasil, sistemática da flora brasileira e geografia florística, julgue os itens 94 a 98.

Os gêneros de Zingiberales Heliconia e Musa, estão hoje circunscritos em famílias distintas. Com efeito, o primeiro possui distribuição predominantemente neotropical (incluindo o território brasileiro), enquanto o segundo tem distribuição paleotropical e no qual não ocorrem espécies nativas no Brasil.

16 Q376594 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue os itens de 63 a 65.

Além da dimensão de resultado composta por eficiência, eficácia e efetividade, o desempenho governamental é medido pela dimensão de esforço, que engloba economicidade, excelência e execução. A união de todos esses elementos ficou conhecida como os 6 és (6E) do desempenho.

17 Q381727 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações hídricas de plantas e as relações soloágua- planta, julgue os itens que se seguem.

Espera-se que os potenciais de água no xilema de plantas de floresta sejam mais negativos que os de plantas de regiões áridas.

18 Q380778 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos métodos e técnicas para o estudo do fitoplancto.

O uso do peso fresco deve ser evitado como método de estimativa de biomassa de fitoplancton, pois o conteúdo de água de um organismo é muito variável. Peso seco a 105 oC é um critério mais recomendado, mas um erro associado a esse método é que o peso do material inorgânico é incluído na determinação.

19 Q378528 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos métodos e técnicas para o estudo do fitoplancto.

Coletas de fitoplancto em reservatórios e lagos tropicais devem ser efetuadas considerando-se a estação do ano, uma vez que a periodicidade da variação qualitativa e quantitativa das comunidades fitoplanctônicas de acordo com as estações é típica para regiões tropicais.

20 Q378687 | Biologia, Botânica, Analista em Ciência, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da fitogeografia do Brasil, sistemática da flora brasileira e geografia florística, julgue os itens 94 a 98.

Fabaceae (Leguminosae) sempre está representada entre as principais famílias da maioria dos ecossistemas brasileiros, com centenas de gêneros nativos do país. Recentes estudos filogenéticos apontam o reconhecimento de 4 subfamílias monofiléticas: Cercideae (e.g. Bauhinia), Faboideae (e.g. Canavalia), Cesalpiniodeae (e.g. Cesalpinia) e Mimosoideae (e.g. Mimosa).

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.