Questões de Concursos Públicos: Analista em Infraestrutura

Encontre aqui questões Analista em Infraestrutura de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Em relação ao aterramento em instalações elétricas, NÃO é correto afirmar que:

Os motores de Corrente Contínua (CC) são bastante utilizados em aplicações de tração elétrica, devido à sua facilidade de controle de velocidade. A respeito do motor CC, é correto afirmar que:

Considere as afirmações a seguir, a respeito do projeto de instalações de motores:

I – nos circuitos terminais individuais em distribuição radial, cada motor tem um ramal individual, partindo de um centro de distribuição

II – nos circuitos partindo de um alimentador geral, o ramal de cada motor está ligado ao cabo alimentador geral

III – em instalações industriais, para a alimentação de conjuntos de motores, são utilizados ramais secundários partindo de um alimentador geral, nos quais são ligados vários motores

Assinale a alternativa correta:

Observe as afirmações a seguir, a respeito do dimensionamento de condutores em instalações elétricas, pelo método das quedas de tensão:

I – a redução na tensão não pode ultrapassar o limite de 7% para o sistema de iluminação e tomadas, em instalações alimentadas a partir da rede de alta tensão

II - a redução na tensão não pode ultrapassar o limite de 10% para o sistema de iluminação e tomadas, em instalações alimentadas diretamente da rede de baixa tensão

III – em qualquer dos dois caso, a queda de tensão, a partir do quadro terminal até o dispositivo consumidor de energia não pode ultrapassar 2%

Assinale a alternativa correta:

Conforme o último levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1998, existem 12.517 sítios arqueológicos em todo o território nacional. Hoje, acredita-se que esse número já tenha saltado para 20 mil. De acordo com a Lei 3.924 (26/07/ 1961) em seu artigo 2º, são considerados, entre outros monumentos arqueológicos ou pré-históricos:

I- as jazidas de qualquer natureza, origem ou finalidade, que representem divisas para o país, e de significado idêntico a juízo da autoridade competente.

II- os sítios onde se encontram vestígios positivos de ocupação pelos paleoameríndios tais como grutas, lapas e abrigos sob rocha;

III- os cemitérios e sepulturas onde se encontram vestígios humanos pós-descobrimento do Brasil;

IV- as inscrições rupestres ou locais como sulcos de polimentos de utensílios e outros vestígios de atividade de paleoameríndios.

São corretas apenas as alternativas:

O licenciamento ambiental para atividades modificadoras do ambiente, conforme preconiza o Decreto 99274 de 1990, compreende a emissão de três tipos de licenças, condicionadas a exigências específicas para cada fase do licenciamento. Essas licenças, por ordem seqüencial de emissão, são denominadas:

Uma das técnicas importantes para o sucesso de contenção de encostas em vias de transporte é a implantação e manutenção de cobertura vegetal. Com relação a essas técnicas pode-se dizer que:

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) tenta estabelecer determinados princípios, de forma hierarquizada, para a gestão de resíduos sólidos. A alternativa que apresenta a hierarquização correta é:

Com relação à produção de mudas de plantas para áreas de domínio, para a recuperação de áreas degradadas ou para a recuperação de matas ciliares, pode-se dizer que:

I– em relação aos recipientes para a produção de mudas, os tubetes apresentam vantagens como: menor volume e mecanização das operações de enchimento, melhor formação do sistema radicular e menor área de viveiro, do que o uso de sacos plásticos. II– quando a semeadura é feita diretamente na embalagem (recipiente), coloca-se apenas uma semente para dispensar os custos do desbaste. III– Independentemente da espécie a ser produzida, o substrato deve ser composto exclusivamente de 1/3 parte de barro, 1/3 parte de matéria orgânica e 1/3 parte de areia. IV– a aclimatação é a adaptação da muda às condições de luminosidade, temperatura e umidade, com o intuito de favorecer a rusticidade da muda. São corretas apenas as alternativas:

O licenciamento de atividades modificadoras do ambiente está condicionada a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que é solicitado pelo órgão licenciador ao empreendedor responsável pela obra. A característica que NÃO corresponde ao EIA é: