Em sua obra Alfabetização e Letramento,
publicada originalmente em 2003, Magda Soares
ocupa-se basicamente em traçar, sob vários pontos
de vista, a distinção entre os dois conceitos.
Alfabetização é compreendida assim como o processo
de aquisição do código escrito, compreendendo nele
as competências e as habilidades da leitura e da
escrita. Ou seja: quando se fala em alfabetização, fala-se necessariamente em um processo que envolve
uma mecânica de aquisição da linguagem escrita. No
entanto, quando se alfabetiza, desenvolve-se
paralelamente uma dimensão de compreensão de
significados. Isso envolve o que a autora chama de
letramento: a imersão da criança no reconhecimento
dos usos da cultura escrita.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Magda Soares e o processo de alfabetizar letrando.
Jornal da USP, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/magda-soares-e
o-processo-de-alfabetizar-letrando/. Acesso em: 12 maio 2024.
São etapas do Ciclo de Alfabetização e Letramento,
exceto:
a) Fase pré-fonológica.
b) Consciência silábica.
c) Consciência grafofonêmica.
d) Conhecimento do signo, números e códigos.
e) Conhecimento das relações fonema-grafema.