Questões de Concursos: Aprendiz Marinheiro

Prepare-se para a prova com questões de Aprendiz Marinheiro de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q18385 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Numa pesquisa de mercado sobre a preferência dos consumidores entre duas operadoras de telefonia móvel, verificou-se que 3003 dessas pessoas utilizam as operadoras A e B. A operadora A é utilizada por 9376 das pessoas pesquisadas, e a operadora B por 12213 delas. Se todas as pessoas pesquisadas utilizam peio menos uma operadora, o número de pessoas que responderam a pesquisa é;

32 Q18356 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Em regiões mais frias do Brasil e fundamental a utilização de chuveiros eletricos para aquecimento da agua do banho diário. Cada banho possui um certo consumo de energia. Quanto de energia se gasta em um banho de 10 min (1/6 de hora)em um chuveiro eletrico cuja potência e 3,0 kW, em kWh?

33 Q18357 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O SONAR e um dispositivo criado na segunda década do seculo XX com o intuito de detectar obstaculos e determinar a profundidade. O seu principio de funcionamento consiste na emissão de uma onda sonora pela embarcagao que incide sobre o fundo do oceano ou sobre um obstáculo e retorna a embarcação para ser detectada pelo SONAR. Qual e o fenomeno sonoro descrito no texto anterior relacionado com o funcionamento do SONAR?

34 Q18318 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Considere que um senhor deseja cercar um terreno retangular de 200m2 de área, utilizando 60 metros de arame. Sendo assim, é correto afirmar que o comprimento e a largura, deste terreno, são respectivamente:

35 Q18371 | Português, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção em que a palavra destacada é um artigo.

37 Q18335 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Analise as afirmativas abaixo referentes aos conceitos de temperatura e calor.

I- Calor é a medida de agitação molecular.
II- Calor é uma forma de energia.
III- Dois corpos estão em equilíbrio térmico quando estão mesma temperatura.

Assinale a opção correta.

38 Q18355 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Considere que a fim de explorar a biodiversidade aquática em um naufrágio, um mergulhador esta a 24 metros de profundidade. Desta forma, dentre os principios abaixo, qual descreve o aumento da pressão a que esse mergulhador esta submetido em razão do aumento da profundidade que ele alcança?

39 Q18341 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

A raiz da equação 2.(3x +2) = 2.(4 - x) e um número racional

40 Q686411 | Português, Interpretação Textual, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, Marinha do Brasil

Texto associado.
Texto para responder á questão.

 A “sociedade do espetáculo” mostrou seu caráter de sensacionalidade. [...] Hoje, não somos mais apenas regidos por imagens, mas verdadeiramente dominados em nosso corpo, por meio de sensações que nos atingem de fora para dentro. [...] 
O capitalismo descobriu o mundo da sensação e passou a reger a vida em sociedade, por meio da administração dos sentidos, de táticas de excitação. Vivemos, como ratos de laboratório, frangos criados sob lâmpadas, excitados peio cinema e pela televisão que nos capturam e acomodam ao seu sistema. Em termos bem simples, vivemos ansiosos, nervosos, [...] e, sobretudo, loucos por emoções. Nas telas de celular, cultuamos a comunicação vazia, vivemos a emissão de expressão deturpada. Viciados em telinhas à mão, coisa que aprendemos com as grandes telas de cinema e televisão, sem consciência de que a excitação cura a excitação. A substância que nos tira a paz é a mesma que nos traz a paz, como nos ensina qualquer vício. Estresse digital será a doença do futuro. 
A “sociedade fissurada", em sentido filosófico, se define pela relação com o absoluto que se dá tanto por meio das drogas como substâncias físicas, quanto com Deus e outras idéias que se apresentam como substâncias metafísicas. Nesse contexto, estamos todos “chapados” porque, se estamos fissurados, isso quer dizer que, se havia algo, ele escapa pela fissura. Não temos como “reter" alguma coisa; por exemplo, nosso eu. Chapados, somos uma superfície plana quando antes éramos um organismo com alguma coisa dentro, quem sabe a alma. 
O preconceito tem a estrutura de nossa relação com a substância, dependemos dele, ficamos como que viciados em idéias e discursos prontos que não passam pelo crivo da reflexão. Repetimos compulsivamente idéias prontas como quem busca o incomparável prazer da primeira vez. O prazer da linguagem que, desacompanhado de pensamento, não existe. Caímos no uso abusivo da linguagem como se ela não gerasse comprometimentos e responsabilidades. [...] 
Como um grande platô por onde tudo escorrega, a sociedade atual tem um caráter chapado reproduzido em seus indivíduos. As “platitudes” fazem sucesso como mercadoria e serviços: da autoajuda às músicas e filmes da indústria cultural que nada dizem, todos estão apaixonados, emocionados com clichês. O procedimento de copy-paste é o que comanda o mundo da linguagem sem idéias que sustenta as redes sociais e a televisão. 
O sujeito da sociedade chapada é sem fundo e sem relevo, sem dobras nem reentrâncias. Um sujeito do "irrelevante" transformado em capital. A intimidade, a interioridade, a alma, que dependiam da ideia de profundidade, tornaram-se assuntos caducos. Só o estilo, o fashion, o cool definem seu sentido. Desatentos a esses acontecimentos, nos tornamos escorregadios. Deixamos para trás o caráter que, na era anterior, foi forjado a duras penas. O consumismo torna-se o padrão de toda ação, até dos atos de fala. A reprodutibilidade sem fim de pensamentos vazios, de emoções e ações cuja função é apenas perpetuar o sistema, tudo o que possa evitar o questionamento - ele mesmo um perfurador de superfícies - é o que nos resta. 

TIBURI, Mareia. Chapados: sobre o uso abusivo da linguagem. Disponível em . Acesso em 05 nov, 2018. Com adaptações.
Que aspecto do sujeito da sociedade chapada é enfatizado em “[Ele] é sem fundo e sem relevo, sem dobras nem reentrâncias[...].” (5°§)? 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.