Durante um seminário em Queimadas, PB,
sobre práticas pedagógicas inovadoras, um grupo de
educadores debateu a aplicação das tendências
pedagógicas contemporâneas em contextos escolares
desafiadores. Diante desse debate, avalie as assertivas
seguintes:
1. A pedagogia crítica, fundamentada nas ideias
de Paulo Freire, propõe uma educação liberal,
onde o aluno é incentivado a autonomia e a
transformar a sua realidade em todos os
estágios sociais. 2. A pedagogia tecnicista é frequentemente
criticada por sua abordagem instrumentalizada,
mas que nem sempre reduz o processo
educativo à preparação para o trabalho.
3. A pedagogia tradicional é eficaz em contextos
onde a disciplina e a memorização são
valorizadas, sendo indicada para escolas que
priorizam a manutenção de padrões rigorosos
de comportamento e desempenho.
4. A pedagogia histórico-crítica, desenvolvida por
Dermeval Saviani, propõe que a educação deve
estar diretamente ligada à transformação da
sociedade, formando sujeitos críticos e
conscientes.
5. A pedagogia da autonomia, também de Paulo
Freire, enfatiza a importância de respeitar a
liberdade do aluno, promovendo sua
capacidade de autogestão e responsabilidade.
Alternativas:
a) Apenas as assertivas 1, 2 e 4 são corretas.
b) As assertivas 2, 3 e 5 são corretas.
c) Apenas as assertivas 1, 4 e 5 são corretas.
d) As assertivas 3, 4 e 5 são corretas.
e) Todas as assertivas são corretas.