Questões de Concursos: Artes

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11 Q909835 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas ferramentas como facilitadoras no processo de ensino. Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino digno para a população, existe negligência por parte dos gestores, já que não há valorização dos profissionais da educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são escassos e as cobranças infinitas.

MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. [Applicability of technology in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi. org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.

Considerando as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e suas implicações na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de forma significativa no contexto educacional público.

12 Q895882 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com o Art. 4º da Lei Nº 9.394, educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:

13 Q906017 | Pedagogia, Concepções de currículo, Artes, IFSP, IF SP, 2024

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

14 Q901183 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Educação: Valores e Objetivos
Em Queimadas, PB, uma escola de ensino fundamental está revisando seu projeto pedagógico para assegurar que os valores de cidadania, ética e respeito à diversidade estejam presentes em todas as disciplinas. Contudo, alguns professores questionam como integrar esses valores sem comprometer o conteúdo acadêmico. Considerando essa situação, analise as assertivas abaixo:

1. A educação deve promover o desenvolvimento integral do educando, conforme a LDBEN (Lei nº 9.394/2023), o que inclui a formação ética e cidadã.

2. Os valores de cidadania e respeito à diversidade devem ser abordados de forma transversal, permeando todas as áreas do conhecimento, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos étnicos ou religiosos.

4. A formação em valores deve ser responsabilidade prioritária das disciplinas deciências humanas, como história e sociologia, para balancear o currículo escolar.

5. O Relatório Delors (1996) destaca que a educação deve se basear em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Alternativas:

15 Q901184 | Pedagogia, Direitos Humanos, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola em Queimadas, PB, decidiu priorizar a educação para a sustentabilidade como um dos objetivos principais de seu projeto pedagógico, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No entanto, os professores ainda têm dúvidas sobre como integrar esses valores nas práticas pedagógicas cotidianas. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:

1. A Agenda 2030 da ONU, por meio dos ODS, destaca a importância da educação de qualidade para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global.

2. A educação para a sustentabilidade deve ser integrada ao currículo de todas as disciplinas, incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano.

3. A LDBEN prevê que a educação ambiental não deve ser trabalhada de forma transversal, em todos os níveis e modalidades de ensino, como parte do processo educativo mais amplo.

4. A promoção de valores relacionados à sustentabilidade e à cidadania global é uma responsabilidade das disciplinas de geografia e biologia, que abordam diretamente questões ambientais.

5. O Relatório Brundtland (1987) define desenvolvimento sustentável como aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias.


Alternativas:

16 Q901186 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um workshop sobre planejamento escolar em Queimadas, PB, os professores foram convidados a refletir sobre a importância dos diferentes tipos de planos de ensino na organização do trabalho pedagógico. Sobre os planos de ensino, avalie as assertivas a seguir:

1. O plano de curso deve ser flexível o suficiente para permitir adaptações conforme as necessidades dos alunos e as circunstâncias imprevistas que possam surgir ao longo do período letivo.

2. O plano de aula é essencial para que o professor organize de forma detalhada cada sessão de ensino, prevendo as atividades a serem realizadas, os recursos necessários e os métodos de avaliação a serem aplicados.

3. O plano de desenvolvimento escolar (PDE) tem como foco principal a definição de estratégias para a melhoria contínua do desempenho acadêmico dos alunos, englobando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários.

4. A elaboração de planos de ensino é obrigatória segundo a LDBEN (Lei nº 9.394/1996), que estabelece diretrizes para a organização do trabalho docente em todos os níveis da educação básica.

5. O plano de ensino deve ser elaborado apenas no início do ano letivo, sendo necessárias revisões ou ajustes a cada semestre, a menos que ocorram mudanças significativas na legislação educacional.

Alternativas:

17 Q901187 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola em Queimadas, PB, identificou que os métodos tradicionais de ensino não estavam gerando os resultados esperados, especialmente no que diz respeito à retenção de conteúdos e ao desenvolvimento de competências pelos alunos. A partir dessa constatação, a equipe pedagógica decidiu explorar novas metodologias e técnicas de ensino. Considerando esse contexto, avalie as assertivas a seguir:

1. A aprendizagem ativa, que envolve a participação direta dos alunos no processo de construção do conhecimento, tende a ser mais eficaz para a retenção de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades críticas.

2. A avaliação somativa, aplicada ao final de um ciclo de aprendizagem, é o método mais adequado para medir o desempenho dos alunos em relação aos objetivos estabelecidos no início do curso.

3. O uso de metodologias como a sala de aula invertida (flipped classroom) pode aumentar a autonomia dos alunos e melhorar a compreensão dos conteúdos ao promover o estudo prévio e a aplicação prática durante as aulas.

4. A escolha dos métodos de ensino deve levar em conta a diversidade dos alunos, adaptando as estratégias pedagógicas às suas necessidades, ritmos de aprendizagem e estilos cognitivos

5. A avaliação deve ser integrada ao processo de ensino, sendo utilizada não apenas para medir o desempenho dos alunos, mas também como ferramenta para orientar as decisões pedagógicas e promover a melhoria contínua do ensino.


Alternativas:

18 Q906016 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, IFSP, IF SP, 2024

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituídos pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possuem natureza jurídica de autarquia e detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Alguns princípios norteadores da instituição de maior relevância são: a relação e articulação entre a formação desenvolvida no ensino médio e a preparação para o exercício das profissões, visando à formação integral do estudante, ao trabalho assumido como princípio educativo que integra a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular. Pensando especificamente na educação musical a partir desses pressupostos, pode-se afirmar que:

19 Q901182 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A Didática e a Formação Profissional do Professor
No contexto educacional de Queimadas, PB, foi implementado um novo programa de formação continuada para os professores da rede municipal, focando no desenvolvimento de competências para o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia escolar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:

1. A didática, conforme definida por Libâneo (2020), é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em teorias pedagógicas que orientam a prática docente.

2. A formação continuada deve ser centrada na reflexão crítica sobre a prática pedagógica, promovendo a integração entre teoria e prática para a melhoria do ensino.

3. A Resolução CNE/CP nº 2/2019 enfatiza a necessidade de que os professores adquiram competências tecnológicas e metodológicas que lhes permitam enfrentar os desafios da educação contemporânea.

4. A formação inicial dos professores não é suficiente para que eles se adaptem às demandas pedagógicas atuais, sendo a formação continuada uma opção prioritária.

5. O uso de metodologias ativas depende da infraestrutura tecnológica da escola, não exigindo mudanças substanciais na abordagem pedagógica do professor.


Alternativas:

20 Q901188 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Durante uma conferência educacional em Queimadas, PB, os educadores discutiram os principais desafios enfrentados pela educação básica no Brasil e como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pode ser utilizada para enfrentá-los. Considere as assertivas seguintes sobre a LDBEN:

1. A LDBEN estabelece que a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio compõem a educação básica, que deve ser universalizada e garantida pelo Estado.

2. A LDBEN permite que cada sistema de ensino adapte os currículos à realidade local, respeitando as diretrizes nacionais, mas promovendo a contextualização dos conteúdos.

3. A LDBEN determina que a avaliação da educação básica deve considerar o desempenho dos alunos, os resultados das avaliações externas e o desenvolvimento das competências estabelecidas pela BNCC.

4. A LDBEN prevê que o financiamento da educação básica deve ser realizado de forma prioritária, com recursos garantidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

5. A LDBEN limita a atuação do setor privado na educação básica, reservando o direito de oferta de ensino somente a instituições públicas.

Alternativas:
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