Questões de Concursos: Assessor Técnico II

Prepare-se para a prova com questões de Assessor Técnico II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q543055 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

É requisito para que uma hipótese seja verificada:

22 Q325367 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.

A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:

1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.

2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois “podemos apenas vestir o velho com roupa nova”.

3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.

4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.

Estão corretas:

23 Q325185 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

24 Q394927 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Assinale a alternativa que não corresponde a uma hipótese legal de dispensa de licitação:

25 Q325393 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

26 Q322298 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:

1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.

2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.

3. Detectar se o conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o aluno e está compatível com o currículo.

4. Saber se as atividades propostas são interessantes, mesmo contendo explicações inacessíveis ao aluno, cabendo ao professor a tarefa de elucidá-las.

5. Observar se a linguagem utilizada é clara e precisa, de acordo com o nível de compreensão dos alunos.

Estão corretas apenas:

27 Q812684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico regem-se pelos princípios que orientam a Educação Básica, incluindo:

1. princípios artísticos, políticos e éticos.

2. princípios que definem a sua identidade e especificidade, voltados para o desenvolvimento de competências para a laboralidade.

3. princípios explicitados na Constituição Federal e na LDB: igualdade de condições para acesso e a permanência, liberdade de aprender e ensinar e valorização dos profissionais da educação.

4. princípios inerentes ao modo de produção capitalista: competitividade; individualismo e seletividade.

Estão corretas apenas:

28 Q560990 | Informática, Outros, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Flash CS5 proporciona inúmeras possibilidades de controle sobre o uso de texto. Assinale a alternativa correta, relacionada com o modo de suavização de serrilhado Usar fontes do dispositivo.

29 Q558711 | Informática, Outros, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Analise cada uma das afirmativas sobre criar páginas web no Dreamweaver CS5, e assinale V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) O Dreamweaver facilita a criação de páginas com layouts CSS fornecendo layouts predefinidos que funcionam em diferentes navegadores.

( ) Os elementos PA podem conter texto, imagens ou qualquer outro conteúdo inserido no corpo de um documento CSS.

( ) Para ajudar no alinhamento de elementos, você pode encaixar os elementos nas réguas ou encaixar as réguas nos elementos.

( ) O Dreamweaver ajuda o web designer a criar páginas acessíveis que apresentam conteúdo útil para leitores de tela.

( ) A visualização de design exibe a página exatamente como os navegadores exibem.

A sequência correta de cima para baixo é:

30 Q643099 | Informática, Engenharia de Software, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Para descobrir se o design de um site funciona, o método mais recomendável é testar com os usuários. Assinale a alternativa correta relacionada com o teste de usabilidade em que os usuários tentam realizar uma tarefa na interface.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.