Início Questões de Concursos Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana Resolva questões de Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q889337 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. O artigo 11 da LDB estabelece que é de responsabilidade dos municípios ofertar "> Leia o texto a seguir. A organização da educação nacional é crucial para o desenvolvimento educacional de qualquer país, incluindo o Brasil. Essa organização é estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/96, particularmente no artigo 11. Entender a importância da responsabilidade dos municípios na organização da educação nacional é essencial para promover a igualdade e o acesso equitativo às oportunidades educacionais em um país. Por meio dessa organização e do uso adequado dos recursos financeiros, é possível garantir uma educação de qualidade para todos os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. O artigo 11 da LDB estabelece que é de responsabilidade dos municípios ofertar ✂️ a) ensino superior público e gratuito com vistas a criar as condições necessárias para que todos tenham acesso à educação superior. ✂️ b) educação infantil e ensino fundamental, garantindo o acesso, a permanência e a progressão dos estudantes nesses níveis de ensino. ✂️ c) promoção de equidade e acesso igualitário às oportunidades educacionais nos ensinos médio e superior. ✂️ d) formação religiosa na educação infantil e no ensino fundamental, priorizando a valorização do contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q889342 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o caso a seguir. Em uma escola municipal, a comunidade escolar está empenhada em desenvolver um planejamento pedagógico que contemple a realidade da escola e atenda às suas demandas para uma gestão escolar eficiente. Esse documento determina ações que impactam diretamente a comunidade escolar, fortalecendo as relações entre professores, alunos, direção, supervisão, comunidade, conselhos escolares, pais e todos os demais setores da escola. Elaborado pelo(a) autor(a). A elaboração do planejamento pedagógico eficiente e alinhado às necessidades da escola requer ✂️ a) a participação de um grupo restrito, que comunga as mesmas ideias. ✂️ b) o conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, entendendo seus objetivos, princípios e diretrizes. ✂️ c) a utilização de um planejamento pronto, desconsiderando os objetivos, princípios e diretrizes da escola. ✂️ d) a reaplicação, com segurança, das mesmas atividades desenvolvidas no ano anterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q889344 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O comportamento, dentro do ambiente educacional, deve ser pautado na observância das normas que regem cada escola. De maneira específica, há um documento que estabelece as regras, normas e diretrizes que devem ser seguidas na escola e define as responsabilidades dos professores, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar, além de descrever os procedimentos administrativos e pedagógicos que devem ser adotados. Aborda assuntos como calendário escolar, critérios de avaliação, disciplina, frequência, entre outros. COSTA, T. N. Interações pedagógicas na educação infantil. [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. [Adaptado]. Esse documento é chamado de ✂️ a) Livro de Registro de Atividades Docentes. ✂️ b) Registro de Atividades de Profissionais Administrativos. ✂️ c) Regimento Escolar. ✂️ d) Registro de Frequências Escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q889338 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. De acordo com a legislação, a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo deve ser "> Leia o texto a seguir. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é uma legislação fundamental para a educação no Brasil, abordando diversos aspectos relacionados ao ensino no país. Entre os pontos relevantes da LDB, está o Artigo 26A, introduzido pela Lei nº 11.645, de 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Essa medida é de extrema importância, pois visa promover o conhecimento e a valorização da contribuição dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas para a formação da sociedade brasileira. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. De acordo com a legislação, a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo deve ser ✂️ a) obrigatória como disciplina no currículo escolar, com carga horária mínima de 120 horas. ✂️ b) avaliada pela direção da escola, considerando que a contribuição dos povos africanos e indígenas para a formação da sociedade brasileira é insignificante. ✂️ c) substituída por uma perspectiva eurocêntrica, visão de mundo que coloca a Europa e a cultura europeia no centro. ✂️ d) transversal, ou seja, deve estar integrada às disciplinas e atividades desenvolvidas nas escolas, não necessitando de uma disciplina específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
11Q889337 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. O artigo 11 da LDB estabelece que é de responsabilidade dos municípios ofertar "> Leia o texto a seguir. A organização da educação nacional é crucial para o desenvolvimento educacional de qualquer país, incluindo o Brasil. Essa organização é estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/96, particularmente no artigo 11. Entender a importância da responsabilidade dos municípios na organização da educação nacional é essencial para promover a igualdade e o acesso equitativo às oportunidades educacionais em um país. Por meio dessa organização e do uso adequado dos recursos financeiros, é possível garantir uma educação de qualidade para todos os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. O artigo 11 da LDB estabelece que é de responsabilidade dos municípios ofertar ✂️ a) ensino superior público e gratuito com vistas a criar as condições necessárias para que todos tenham acesso à educação superior. ✂️ b) educação infantil e ensino fundamental, garantindo o acesso, a permanência e a progressão dos estudantes nesses níveis de ensino. ✂️ c) promoção de equidade e acesso igualitário às oportunidades educacionais nos ensinos médio e superior. ✂️ d) formação religiosa na educação infantil e no ensino fundamental, priorizando a valorização do contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q889342 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o caso a seguir. Em uma escola municipal, a comunidade escolar está empenhada em desenvolver um planejamento pedagógico que contemple a realidade da escola e atenda às suas demandas para uma gestão escolar eficiente. Esse documento determina ações que impactam diretamente a comunidade escolar, fortalecendo as relações entre professores, alunos, direção, supervisão, comunidade, conselhos escolares, pais e todos os demais setores da escola. Elaborado pelo(a) autor(a). A elaboração do planejamento pedagógico eficiente e alinhado às necessidades da escola requer ✂️ a) a participação de um grupo restrito, que comunga as mesmas ideias. ✂️ b) o conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, entendendo seus objetivos, princípios e diretrizes. ✂️ c) a utilização de um planejamento pronto, desconsiderando os objetivos, princípios e diretrizes da escola. ✂️ d) a reaplicação, com segurança, das mesmas atividades desenvolvidas no ano anterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q889344 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O comportamento, dentro do ambiente educacional, deve ser pautado na observância das normas que regem cada escola. De maneira específica, há um documento que estabelece as regras, normas e diretrizes que devem ser seguidas na escola e define as responsabilidades dos professores, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar, além de descrever os procedimentos administrativos e pedagógicos que devem ser adotados. Aborda assuntos como calendário escolar, critérios de avaliação, disciplina, frequência, entre outros. COSTA, T. N. Interações pedagógicas na educação infantil. [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. [Adaptado]. Esse documento é chamado de ✂️ a) Livro de Registro de Atividades Docentes. ✂️ b) Registro de Atividades de Profissionais Administrativos. ✂️ c) Regimento Escolar. ✂️ d) Registro de Frequências Escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q889338 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. De acordo com a legislação, a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo deve ser "> Leia o texto a seguir. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é uma legislação fundamental para a educação no Brasil, abordando diversos aspectos relacionados ao ensino no país. Entre os pontos relevantes da LDB, está o Artigo 26A, introduzido pela Lei nº 11.645, de 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Essa medida é de extrema importância, pois visa promover o conhecimento e a valorização da contribuição dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas para a formação da sociedade brasileira. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. De acordo com a legislação, a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo deve ser ✂️ a) obrigatória como disciplina no currículo escolar, com carga horária mínima de 120 horas. ✂️ b) avaliada pela direção da escola, considerando que a contribuição dos povos africanos e indígenas para a formação da sociedade brasileira é insignificante. ✂️ c) substituída por uma perspectiva eurocêntrica, visão de mundo que coloca a Europa e a cultura europeia no centro. ✂️ d) transversal, ou seja, deve estar integrada às disciplinas e atividades desenvolvidas nas escolas, não necessitando de uma disciplina específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro