Questões de Concursos: Assistente de Aluno

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11 Q917052 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

O texto para a questão:


“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 34 anos de vigência neste último sábado mantendo-se como um dos dispositivos legais mais completos na defesa dos direitos fundamentais de brasileiros até 18 anos. Princípios como o direito dos jovens à convivência familiar e à participação comunitária, bem como a prioridade na execução de políticas públicas, são alguns pontos basilares do conjunto normativo promulgado em 13 de julho de 1990. Administradores públicos, integrantes das Varas da Infância e da Juventude e especialistas são unânimes em considerar o ECA um instrumento valioso para assegurar cidadania a quem ainda não chegou à idade adulta.” (Conquistas e desafios do ECA aos 34 anos. Correio Brasiliense, publicado em 14/07/2024, Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/07/6897710-conquistas-e-desafios-do-eca-aos-34- anos.html. Acesso em: 09 set. 2024.).

Considerando o texto, avalie as assertivas a seguir:



I - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos previstos em lei.


II - É dever do poder público e das organizações não-governamentais assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos previstos em lei.


III - Os direitos enunciados no ECA aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de qualquer condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.



Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é CORRETO o que se afirma em:

12 Q917030 | Português, Denotação e Conotação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


No excerto a seguir, observe o uso de linguagem denotativa e conotativa.


“Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. [...] E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. [...]”.


Considerando o uso de linguagem, qual das alternativas está CORRETA?

13 Q917036 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Acerca de Lei n° 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa CORRETA:

14 Q917039 | Informática, Internet, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O Google Workspace (antigo G-Suite) é uma central de ferramentas oferecida pelo Google que facilita a produtividade e colaboração. Sobre essas ferramentas, considere as seguintes afirmações:



I - A ferramenta “Documentos Google” permite criar e editar documentos de texto em tempo real.


II - A ferramenta “Google Meet” permite que qualquer pessoa com uma Conta do Google possa criar uma videochamada com até 10 participantes e duração de até 70 minutos, sem custos financeiros.


III - A ferramenta “Google Drive” permite fazer upload e compartilhamento de arquivos e pastas.



A partir do exposto, está CORRETO o que se afirma em:

15 Q917050 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, em relação ao Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade de crianças e adolescentes, prevê que “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.” (art. 18).



Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, independente de quem seja a pessoa encarregada dos seus cuidados e educação.


PORQUE


II - No caso de qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e adolescentes utilizar-se de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante receberá sanção cabível se não for comprovado o uso como forma de correção e disciplina.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

16 Q917062 | Pedagogia, Ética Profissional, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os alunos da Escola Amanhecer estão apresentando comportamentos agressivos nas suas interações, tanto em aula quanto nos momentos em que estão no pátio da escola. Os professores estão preocupados e discordam entre si em relação à situação. Alguns consideram que isso não é problema da escola, pois é responsabilidade da família. Outros consideram que a escola também pode estar fazendo algo que intensifique a situação, por exemplo, as aulas monótonas e tradicionais de uma parte dos professores. As equipes de apoio que acompanham os alunos no intervalo também estão divididas em relação à responsabilidade ou não da escola nessa situação. As conversas entre os profissionais que atuam na escola começam a ficar tensas, gerando conflitos entre eles, agravando ainda mais o clima na instituição. Frente a isso, a direção da escola decide intervir para resolver a situação.


Considerando a situação apresentada, qual das alternativas abaixo representa a melhor ação da direção da escola para promover a resolução do conflito e fortalecer o trabalho em equipe, com base em uma postura ética?

17 Q917034 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre as modalidades de licitações previstas na Lei nº 14.133/2021, marque a alternativa CORRETA:

18 Q917038 | Direito Administrativo, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

São critérios, dentre outros, nos termos da Lei nº 9.784/1999, a serem observados nos processos administrativos:

19 Q917040 | Informática, Microsoft Powerpoint, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os programas editores de apresentações eletrônicas oferecem inúmeros recursos para a construção de apresentações de qualidade e atrativas para o público-alvo. Considerando o Microsoft PowerPoint, assinale a alternativa CORRETA:

20 Q917054 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“Assim, por um lado, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos. [...] Por outro lado, também é necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.” (Soares, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 08 set. 2024).


Considerando o texto que aborda os conceitos de alfabetização e de letramento, avalie as proposições a seguir:


I - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem que a alfabetização é responsabilidade da educação infantil e o letramento digital é obrigatório nos anos finais do ensino fundamental.


II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem a complexidade do processo de alfabetização como um fator que pode prejudicar a continuidade da aprendizagem.


III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indicam que a alfabetização e o letramento devem estar assegurados nos três primeiros anos do ensino fundamental.



É CORRETO o que se afirma em:

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