Leia o excerto abaixo:
- Em 2018, o município de Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela, [...] estado de Roraima/Brasil, passou
pelo processo de migração em massa de venezuelanos. [...] A crise humanitária da Venezuela exigiu e tem
exigido mobilização dos países vizinhos. Em 2010, a população do município era de 10.433 habitantes,
saltando para 18.913 em 2020 (população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Esse aumento populacional também se reflete nas escolas: no ensino fundamental, o número de
matrículas passou de 2.447 alunos, em 2005, para 3.490, em 2018 (IBGE, [2017]), sendo parte significativa
desse número de alunos venezuelanos. Um dos efeitos desse movimento é o acirramento dos conflitos e dos
processos de exclusão, resultando em xenofobia, por exemplo, [no contexto escolar] [...]. (Weschenfelder;
Oliveira; Fabris, 2021, p. 670).
Considerando o excerto, analise se a alternativa pedagógica apresentada, nas asserções a seguir e a relação
entre elas, pode ser viável de ser aplicada no contexto escolar:
I - Uma forma de lidar com as especificidades da escola de fronteira é considerar as diferenças culturais como
uma oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes.
PORQUE
II - A escola pode ser um espaço de encontro pedagógico, sem hierarquizar as diferenças e trabalhando para
que todos possam aprender, a partir de um trabalho docente que aproveita a diversidade existente para
desenvolver relações de respeito mútuo e de valorização dos saberes dos diferentes sujeitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA :
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.