Questões de Concursos: Assistente de Aluno

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31 Q917031 | Texto associado, Interpretação de Textos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


No fragmento a seguir, analise a adequação linguística em relação ao emprego de itens lexicais e expressões no contexto em que ocorrem:


“Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. [...] Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. [...] Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a boneca-mãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. [...].”


Com base no fragmento, assinale a alternativa que apresenta a adequação linguística CORRETA:

32 Q917034 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre as modalidades de licitações previstas na Lei nº 14.133/2021, marque a alternativa CORRETA:

33 Q917041 | Noções de Informática, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os periféricos de entrada e saída são dispositivos que permitem a interação entre o usuário e o computador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas periféricos classificados como dispositivos de ENTRADA:

34 Q917042 | Noções de Informática, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A criptografia é um dos principais mecanismos de segurança que se pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet. Avalie as proposições abaixo considerando os benefícios de segurança proporcionados pelo uso de criptografia.



I - Por meio da criptografia, é possível criar uma área específica no computador onde todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas.


II - A criptografia permite compactar dados sigilosos armazenados no computador.


III - Vírus em comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails e transações bancárias, podem ser detectados usando criptografia de dados.


IV - Criptografia protege seus backups contra acesso indevido.



É CORRETO o que se afirma em:

35 Q917054 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“Assim, por um lado, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos. [...] Por outro lado, também é necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.” (Soares, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 08 set. 2024).


Considerando o texto que aborda os conceitos de alfabetização e de letramento, avalie as proposições a seguir:


I - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem que a alfabetização é responsabilidade da educação infantil e o letramento digital é obrigatório nos anos finais do ensino fundamental.


II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem a complexidade do processo de alfabetização como um fator que pode prejudicar a continuidade da aprendizagem.


III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indicam que a alfabetização e o letramento devem estar assegurados nos três primeiros anos do ensino fundamental.



É CORRETO o que se afirma em:

36 Q917058 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Costuma-se falar de interdisciplinaridade de maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que “jogam” em posições diferentes num mesmo “time” . (Rios, 2016, p. 58).


Com base na citação de Rios (2016), analise as seguintes afirmações:



I - A interdisciplinaridade se caracteriza pela junção de diferentes disciplinas em torno de um tema comum.


PORQUE


II - A verdadeira interdisciplinaridade implica em um diálogo construtivo entre as diversas disciplinas, valorizando suas especificidades e buscando objetivos comuns.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

37 Q917066 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação escolar brasileira é composta por dois níveis. Um destes níveis inclui a Educação Infantil. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir em relação à Educação Infantil:



I - É a primeira etapa da educação básica.


II - Atende crianças de até 5 (cinco) anos de idade.


III - Prevê o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos e psicomotores.


IV - Complementa a ação da família e da comunidade.


V - Atende crianças de 4 (quatro) e de 5 (cinco) anos de idade em situação de vulnerabilidade.



É CORRETO o que se afirma em:

38 Q917072 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A organização de uma instituição escolar, além de prever uma estrutura mínima formada por setores, funções e infraestrutura a fim de atender seu objetivo primordial de desenvolvimento humano, precisa ajustar suas concepções à legislação educacional. Pensando na lei maior da educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 12, apresenta as incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu respectivo sistema de ensino. Uma destas incumbências refere-se à criação do Conselho Escolar associado à gestão democrática do ensino público na educação básica.


Considerando que o Conselho Escolar é um órgão deliberativo, como deve ser sua composição segundo a legislação?

39 Q917029 | Português, Colocação Pronominal, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o fragmento abaixo:


“[...] Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. [...]”.


Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - A frase “eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe” está correta quanto à colocação pronominal, porque a presença do pronome “me” antes do verbo “pegava” respeita a regra da próclise.


PORQUE


II - A colocação do pronome “me” antes do verbo “pegava” ocorre porque a oração anterior contém uma palavra negativa.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

40 Q917061 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Na organização da escola, há vários documentos que são importantes para que o trabalho aconteça com qualidade, alcançando de maneira satisfatória o seu objetivo principal, ou seja, os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Um dos principais documentos da escola é o Projeto Político-Pedagógico. Considerando a composição do nome desse documento, avalie as afirmações a seguir:



I - O Projeto Político-Pedagógico da escola é político, pois envolve decisões coletivas que refletem os interesses e valores da comunidade escolar, buscando a construção de uma educação inclusiva e democrática.


II - O Projeto Político-Pedagógico é pedagógico, pois orienta as práticas educacionais, definindo objetivos, métodos e estratégias para garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.


III - O Projeto Político-Pedagógico é denominado com a composição das palavras político e pedagógico, pois foca nas questões burocráticas da gestão escolar.



A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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