Questões de Concursos: Assistente de Aluno

Prepare-se para a prova com questões de Assistente de Aluno de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q917070 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.


PORQUE


II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

42 Q917033 | Redação Oficial, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre a estrutura e organização de declarações na redação oficial, assinale a alternativa CORRETA:

43 Q917044 | Pedagogia, Gestão Escolar, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Um professor de uma escola pública observa que seus alunos estão cada vez mais desmotivados, com dificuldades de concentração em sala de aula e provocando intrigas no horário do intervalo. Após conversar individualmente com alguns estudantes, ele percebe que muitos estão vivenciando problemas de relacionamento com colegas e até mesmo com outros professores. Ele resolve conversar com a equipe gestora da escola e com os setores de apoio que auxiliam no horário do intervalo, para que todos possam realizar ações de acolhimento junto aos alunos, visando à melhoria das relações interpessoais e da aprendizagem. Diante do cenário apresentado, qual a importância das relações humanas no ambiente escolar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem?

44 Q917065 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Tomaz Tadeu da Silva (2007) define o currículo da seguinte maneira:

“O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade.” (Silva, T. T. da, 2007, p. 150).


Com base na definição de Tomaz Tadeu da Silva, o currículo pode ser entendido como:

45 Q917045 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que é dever do Estado promover a educação escolar pública mediante algumas garantias. Considerando a redação atual da LDB, está dentre estas garantias:

46 Q917056 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] Porto Alegre: AMGH..


No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos, quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :



I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.


II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e autocontrole em atividades diárias e escolares.


III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.



A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:

47 Q917068 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), cada escola de Educação Infantil cria seus procedimentos próprios para acompanhar o trabalho pedagógico realizado e avaliar o desenvolvimento das crianças. A escola, para cumprir a concepção de avaliação sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças, precisa garantir alguns procedimentos para esse fim. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:


I - Utilização de um único registro semanal, sob a forma de um desenho espontâneo, realizado pelas crianças.


II - Elaboração de documentação específica compartilhada com as famílias para que possam acompanhar o trabalho da instituição e as aprendizagens das crianças.


III - Observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.



É CORRETO o que se afirma em:

48 Q917028 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o excerto abaixo:


“[...] Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. [...]”.


No excerto do texto, a palavra “indagação” pode ser substituída por um sinônimo adequado. Qual das alternativas a seguir apresenta um sinônimo que pode ser usado no lugar de “indagação” sem mudar o sentido do texto?

49 Q917057 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), ao abordarem o currículo voltado à Educação Infantil, colocam que as práticas a serem realizadas com as crianças, articulando as suas experiências e saberes aos conhecimentos próprios do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, visam à promoção do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade (art. 3º, das DCNEI).


Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:



I - O desenvolvimento integral da criança, preconizado nos documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, corresponde às práticas cuidadoras ofertadas na escola infantil que acolhe filhos e filhas de mães trabalhadoras.


PORQUE


II - A indivisibilidade das dimensões cognitiva, física e psicossocial na intencionalidade pedagógica na educação infantil contribui no sentido de complementar a ação da família e da comunidade.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.