Questões de Concursos: Assistente de Atendimento

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31 Q4197 | Raciocínio Lógico, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

A caixa d’água de um edifício foi revitalizada, e o engenheiro solicitou ao síndico que trocasse as bombas, pois as atuais estão obsoletas. As bombas compradas pelo síndico enchem o reservatório muito mais rápido e com baixo consumo de energia. Sabe-se que uma delas enche a caixa de água sozinha em 4 horas e a outra, sozinha em 8 horas. Um porteiro por displicência liga as duas simultaneamente para encher essa caixa de água. Estando a caixa d’água vazia, assinale o tempo, em minutos, gasto para que as duas encham o reservatório.

32 Q4210 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Texto associado.
NINGUÉM

   A rua estava fria. Era sábado ao anoitecer, mas eu estava chegando e não saindo. Passei no bar e comprei
um maço de cigarros. Vinte cigarros. Eram os vinte amigos que iam passar a noite comigo.

   A porta se fechou como uma despedida para a rua. Mas a porta sempre se fechava assim. Ela se fechou com
um som abafado e rouco. Mas era sempre assim que ela se fechava. Um som que parecia o adeus de um condenado.
Mas a porta simplesmente se fechara e ela sempre fechava assim. Todos os dias ela se fechava assim.

   Acender o fogo, esquentar o arroz, fritar o ovo. A gordura estala e espirra, ferindo minhas mãos. A comida
estava boa. Estava realmente boa, embora tenha ficado quase a metade no prato. Havia uma casquinha de ovo e pensei
em pedir-me desculpas por isso. Sorri com esse pensamento. Acho que sorri. Devo ter sorrido. Era só uma casquinha.

   Busquei no silêncio da copa algum inseto, mas eles já haviam todos adormecidos para a manhã de domingo.
Então eu falei em voz alta. Precisava ouvir alguma coisa e falei em voz alta. Foi só uma frase banal. Se houvesse
alguém perto, diria que eu estava ficando doido. Eu podia dizer o que quisesse. Não havia ninguém para me ouvir. Eu
podia rolar no chão, ficar nu, arrancar os cabelos, gemer, chorar, soluçar, perder a fala, não havia ninguém. Eu podia
até morrer.

   De manhã, o padeiro me perguntou se estava tudo bom. Eu sorri e disse que estava. Na rua, o vizinho me
perguntou se estava tudo certo. Eu disse que sim e sorri. Também meu patrão me perguntou e eu sorrindo disse que
sim. Veio a tarde e meu primo me perguntou se estava tudo em paz e eu sorri dizendo que estava. Depois, sorri e disse
que sim, estava tudo azul.

Vilela, Luiz. Tremor de Terra, 4ª. ed., São Paulo, Ed. Ática, 1977. p. 93.
“Nesta sala, alguns alunos preferem Caetano Veloso; outros, Luan Santana”. A propósito da pontuação no período, pode-se dizer que

33 Q4209 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Texto associado.
NINGUÉM

   A rua estava fria. Era sábado ao anoitecer, mas eu estava chegando e não saindo. Passei no bar e comprei
um maço de cigarros. Vinte cigarros. Eram os vinte amigos que iam passar a noite comigo.

   A porta se fechou como uma despedida para a rua. Mas a porta sempre se fechava assim. Ela se fechou com
um som abafado e rouco. Mas era sempre assim que ela se fechava. Um som que parecia o adeus de um condenado.
Mas a porta simplesmente se fechara e ela sempre fechava assim. Todos os dias ela se fechava assim.

   Acender o fogo, esquentar o arroz, fritar o ovo. A gordura estala e espirra, ferindo minhas mãos. A comida
estava boa. Estava realmente boa, embora tenha ficado quase a metade no prato. Havia uma casquinha de ovo e pensei
em pedir-me desculpas por isso. Sorri com esse pensamento. Acho que sorri. Devo ter sorrido. Era só uma casquinha.

   Busquei no silêncio da copa algum inseto, mas eles já haviam todos adormecidos para a manhã de domingo.
Então eu falei em voz alta. Precisava ouvir alguma coisa e falei em voz alta. Foi só uma frase banal. Se houvesse
alguém perto, diria que eu estava ficando doido. Eu podia dizer o que quisesse. Não havia ninguém para me ouvir. Eu
podia rolar no chão, ficar nu, arrancar os cabelos, gemer, chorar, soluçar, perder a fala, não havia ninguém. Eu podia
até morrer.

   De manhã, o padeiro me perguntou se estava tudo bom. Eu sorri e disse que estava. Na rua, o vizinho me
perguntou se estava tudo certo. Eu disse que sim e sorri. Também meu patrão me perguntou e eu sorrindo disse que
sim. Veio a tarde e meu primo me perguntou se estava tudo em paz e eu sorri dizendo que estava. Depois, sorri e disse
que sim, estava tudo azul.

Vilela, Luiz. Tremor de Terra, 4ª. ed., São Paulo, Ed. Ática, 1977. p. 93.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão separadas CORRETAMENTE.

34 Q4215 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

No tocante à Concordância Verbal, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a norma culta da língua
portuguesa.

35 Q4212 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

No mural do Posto médico, havia o seguinte aviso:

“A visita ao posto de saúde será realizada dia 05 de setembro às 14h. Será assistida uma seção e também será visitada
as salas de atendimento ao público. Informe-se com o diretor.”

O texto apresenta problemas de organização, de língua e de grafia. Em que alternativa o texto foi reescrito
CORRETAMENTE?

36 Q918109 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Determinado ente público implantou recentemente um setor de inovação para modernizar os serviços prestados, tendo sido transferidos servidores de outros setores para formação da equipe. No entanto, após seis meses, foi constatado que os servidores não adotaram plenamente as práticas propostas, como o uso de novas tecnologias e metodologias ágeis de gestão, em função da resistência advinda de uma cultura organizacional arraigada. Com base no cenário apresentado, a ação mais eficaz para promover a mudança cultural necessária à implementação bem-sucedida das inovações propostas é:

37 Q918108 | Administração de Materiais, Conceitos Básicos na Administração de Recursos Materiais, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia enfrenta dificuldades na gestão de seus recursos materiais. Há falta frequente de materiais de expediente nos setores, como papel para impressão e canetas; o almoxarifado não possui um sistema informatizado de controle de estoques, dificultando a previsão de demandas; diversos materiais estão sendo descartados por ultrapassarem o prazo de validade, como toners, colas e borrachas, gerando desperdício; os processos de compra são frequentemente atrasados devido à ausência de planejamento e comunicação entre os setores. Com base na situação hipotética, a autarquia decidiu implementar melhorias no gerenciamento de recursos materiais. Verifique as sugestões apresentadas com base nas práticas recomendadas de administração de recursos materiais e analise a adequabilidade das propostas para resolver os problemas identificados:

I. Implantar um sistema de controle informatizado para otimizar a gestão de estoques.
II. Criar planejamento e cronograma integrados entre os setores para solicitação de materiais.
III. Melhorar a comunicação entre os responsáveis pelo consumo e aquisição de materiais.
IV. Adquirir os materiais de expediente em maiores quantidades para evitar falta de insumos.

Está correto o que se afirma apenas em

38 Q918113 | Administração Pública, Comunicação na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Determinada autarquia federal, responsável pela gestão de recursos naturais, enfrenta crescente descontentamento de comunidades locais devido a um projeto de expansão de infraestrutura que impactará áreas ambientalmente sensíveis. Para melhorar o relacionamento com os stakeholders e mitigar as tensões, a equipe de relações públicas da autarquia propôs ações de comunicação e engajamento. Tendo em vista a situação hipotética e, ainda, de acordo com as relações públicas, a ação mais adequada é:

39 Q918107 | Administração Pública, Estrutura Organizacional na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização de determinada profissão enfrenta dificuldades em sua estrutura organizacional. Um diagnóstico interno identificou os seguintes problemas:

• Processos decisórios lentos devido à existência de múltiplos níveis hierárquicos. • Falta de clareza nas atribuições dos departamentos, gerando sobreposição de funções.
• Pouca autonomia nas unidades descentralizadas, o que prejudica a agilidade na execução de atividades regionais.
• Comunicação ineficiente entre os departamentos, levando à duplicidade de esforços e desperdício de recursos.

Foram apresentadas propostas de algumas mudanças na estrutura organizacional como formas para enfrentar os desafios. Com base nas características da estrutura organizacional em autarquias públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Adotar uma estrutura organizacional do tipo matricial, que permita maior integração entre departamentos e projetos.
( ) Reduzir os níveis hierárquicos, adotando uma estrutura organizacional mais enxuta e com maior delegação de poder.
( ) Reestruturar os processos de decisão para priorizar a centralização, assegurando uniformidade em todas as decisões estratégicas.
( ) Implantar canais formais de comunicação e sistemas de gestão integrada para melhorar o fluxo de informações.

A sequência está correta em

40 Q918115 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

O setor de gestão de pessoas de um ente público adota ações contínuas para o fortalecimento das relações humanas, o aumento do desempenho profissional e o desenvolvimento. Considerando a situação hipotética, analise as estratégias adotadas.

I. Realização de treinamentos regulares focados no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, o que contribui para o aumento do desempenho.
II. Feedback contínuo e estruturado, como prática para o desenvolvimento individual e organizacional, ao fornecer informações claras e construtivas para o aprimoramento dos servidores.
III. Estabelecimento de metas claras e desafiadoras para os servidores, alinhadas com os recursos disponíveis e o ambiente de trabalho, para melhorar a motivação e reduzir conflitos.
IV. Promoção de dinâmicas de integração e reconhecimento, visando fortalecer a coesão da equipe, melhorar as relações interpessoais e promover um ambiente mais colaborativo.

Está correto o que se afirma
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