Questões de Concursos: Assistente de Atendimento

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41 Q918118 | Direito Administrativo, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia pública federal apresenta os procedimentos elencados a seguir relacionados à execução de contratos administrativos regidos pela Lei nº 14.133/2021; relacione-os adequadamente às situações hipotéticas.

1. Extinção.
2. Reajuste.
3. Repactuação.
4. Revisão.

( ) O preço de um contrato de fornecimento de materiais de consumo foi corrigido devido à inflação acumulada após um ano.
( ) Uma empresa de construção civil, durante a execução de um contrato, solicitou o ajuste do contrato devido a um evento imprevisível que aumentou significativamente o custo de insumos.
( ) Um contrato de fornecimento de bens foi encerrado antes do prazo em decorrência do inadimplemento da contratada.
( ) Um contrato de prestação de serviços continuados precisou ser ajustado em função de aumentos salariais decorrentes de dissídios coletivos.

A sequência está correta em

42 Q918116 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Conforme a Portaria Interministerial nº 1.677/2015, Art. 1º [...], §1º, “Para fins desta Portaria Interministerial, consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes”.

(BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.677, de 07 de outubro de 2015. Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.)

Nesse sentido, no contexto da Administração Pública, o registro e a expedição de correspondências oficiais são etapas fundamentais para a gestão documental e a comunicação institucional. Em relação a esses processos, pode-se afirmar que:

43 Q918117 | Direito Administrativo, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Contrato administrativo é o ajuste firmado entre a Administração Pública e particulares ou entre entes públicos, regido predominantemente por normas de direito público, com vistas à satisfação de interesses coletivos, observando os princípios da legalidade, supremacia do interesse público e continuidade do serviço público.
(DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 35. ed., São Paulo: Thomson Reuters, 2023.)

Sobre os instrumentos contratuais previstos na Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.

44 Q918112 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Estado Y apresenta os seguintes problemas em sua administração financeira, especialmente na gestão orçamentária e no controle de despesas:

1. Deficits recorrentes no orçamento, devido a gastos superiores à arrecadação.
2. Baixa eficiência na arrecadação de anuidades, com altos índices de inadimplência.
3. Falta de transparência nos relatórios financeiros disponibilizados aos associados e à sociedade.
4. Subutilização de recursos transferidos pelo CRP, sob a forma de patrocínio, que frequentemente retornam por falta de execução das atividades e eventos.

Verifique as ações propostas e, com base nas práticas recomendadas de administração, analise a adequabilidade delas para resolver os problemas identificados.

I. Ampliar os recursos captados por meio de operações de crédito para compensar os deficits recorrentes.
II. Realizar campanhas de conscientização para reduzir a inadimplência e promover a educação fiscal.
III. Implantar um sistema de gestão financeira integrada para monitorar receitas e despesas em tempo real.
IV. Estabelecer critérios rigorosos de priorização de despesas para equilibrar o orçamento anual.

Está correto o que se afirma em

45 Q918106 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Um ente público apresenta problemas na administração de pessoas: alta rotatividade de profissionais; ausência de uma política estruturada de capacitação e desenvolvimento; e desmotivação dos servidores, refletida na baixa adesão a programas internos, aumento de licenças por questões emocionais, falta de clareza nos critérios de progressão de carreira e ausência de feedback regular. Verifique as propostas apresentadas pela equipe gestora para resolver os problemas identificados e, com base nas práticas recomendadas de administração de pessoas, analise a adequabilidade delas.

I. Implantar programas de treinamento e capacitação contínua, com planejamento e cronograma alinhados às necessidades identificadas.
II. Contratar consultorias externas e realizar contratações de caráter temporário, visando à redução da rotatividade.
III. Criar um plano de cargos e salários que contemple progressão de carreira baseada em mérito e tempo de serviço.
IV. Realizar pesquisas regulares de clima organizacional para identificar e tratar problemas de desmotivação e insatisfação.

Está correto o que se afirma apenas em

46 Q918111 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

O processo administrativo compreende as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, as quais estão inter-relacionadas e são indispensáveis à gestão eficaz das organizações.
(CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.)

Considerando o disposto, relacione adequadamente as funções administrativas aos conceitos apresentados.

1. Controle.
2.Direção.
3.Organização.
4. Planejamento.

( ) Alocar recursos, estruturar as equipes para execução das tarefas e definir as responsabilidades de cada equipe para a execução de ações.
( ) Definir estratégias, objetivos e metas e objetivos para os próximos cinco anos, detalhando os recursos necessários e os prazos.
( ) Engajar os servidores no cumprimento das metas, promovendo comunicação clara e motivação visando a realização das ações de forma eficaz.
( ) Monitorar o andamento das ações, comparar e avaliar os resultados alcançados em relação aos resultados alcançados e propor ajustes, se necessário.

A sequência correta está em

47 Q918105 | Redação Oficial, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

A redação oficial deve se caracterizar por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa.
(Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed., Brasília: Imprensa Nacional, 2018.)

Considerando as características da redação oficial, assinale a afirmativa INCORRETA.

48 Q918110 | Psicologia, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Estado X identificou demandas específicas que exigem contratações pontuais. Durante o planejamento de suas atividades, as seguintes situações foram apresentadas; analise-as.

Situação 1: Contratação da empresa X para desenvolver uma plataforma exclusiva de registro e fiscalização de psicólogos, sendo esta a única empresa no mercado com a tecnologia e expertise necessárias.

Situação 2: Aquisição emergencial de equipamentos de segurança para uso em fiscalizações em instituições com histórico de práticas inadequadas e denúncias recentes.

Situação 3: Contratação de serviços de manutenção da sede e subsedes do conselho, com ampla oferta de fornecedores no mercado.
Situação 4: Contratação de um profissional renomado, com notória especialização, para ministrar palestras sobre ética profissional e saúde mental, na prática da psicologia.

Com base no contexto apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Situação 1 configura hipótese de inexigibilidade de licitação, tendo em vista a inviabilidade de competição.
( ) Situação 2 pode ser enquadrada como dispensa de licitação, em razão da emergência devidamente comprovada.
( ) Situação 3 pode ser enquadrada como dispensa de licitação, devido à simplicidade dos serviços contratados.
( ) Situação 4 é uma hipótese de inexigibilidade de licitação, pois envolve serviço técnico especializado de natureza singular.

A sequência está correta em

49 Q918114 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

O ato de se comunicar exerce funções indispensáveis à própria natureza humana. A comunicação é usada para informar algo, para influenciar atitudes e comportamentos, para motivar, interagir, realizar atividades ou inovar. Através dela, as pessoas expressam sentimentos, pensamentos, opiniões e obtêm respostas, ou seja, correlacionam-se com o meio em que vive.

(NEVES, R. C. Comunicação Empresarial Integrada. São Paulo: Editora Mauad, 2009.)

Considerando o tema abordado, analise as assertivas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A comunicação, tendo como recursos a fala, os gestos, os sorrisos, os olhares, as expressões faciais, os sons, entre outros, constitui-se em um instrumento estratégico essencial para as organizações.”

PORQUE

II. “A comunicação promove a transparência; possibilita a construção de relações interpessoais saudáveis; facilita o engajamento dos colaboradores; e reforça as ações institucionais.”

Assinale a alternativa correta.
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