Questões de Concursos: Assistente de Contas a Pagar

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1 Q918100 | Contabilidade Pública, Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é o ramo da ciência contábil que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações. Portanto, seu escopo é o controle e gestão dos recursos públicos.
(BRASIL. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. ZAMBONI, L. D. Legislação Contábil Aplicada ao Setor Público. São Paulo: Saraiva, 2022.)

Avalie as assertivas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “A Lei nº 4.320/1964 estabelece normas gerais de execução orçamentária e financeira para o setor público, incluindo a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, sendo sua aplicação obrigatória para todos os entes federativos.”

PORTANTO

II. “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é regulamentada pela Lei nº 4.320/1964 que, devido à sua aplicabilidade universal, não precisa ser complementada por outras leis e/ou normas, mesmo que específicas para cada ente federativo, como estados e municípios.”

Assinale a alternativa correta.

2 Q918092 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Um ente público apresentava as seguintes questões referentes a seus arquivos públicos: grande volume de documentos acumulados, dificultando o acesso rápido à informação; documentos históricos em papel que apresentam degradação, colocando em risco a preservação de seu conteúdo; falta de espaço físico para armazenamento adequado dos documentos correntes; e ausência de ferramentas automatizadas para a gestão documental. Considerando a gestão de documentos, analise as estratégias elaboradas pela equipe responsável para resolver as questões.

I. Implementar um programa de avaliação documental para eliminar documentos sem valor administrativo, legal ou histórico.
II. Realizar a microfilmagem de todos os documentos históricos como única solução adequada para preservar seu conteúdo e economizar espaço físico.
III. Adquirir um sistema informatizado para automatizar a gestão documental, incluindo indexação e busca por palavras-chave.
IV. Investir em técnicas de restauração para recuperar documentos históricos danificados e evitar sua perda.

Está correto o que se afirma apenas em

3 Q918094 | Legislação Federal, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma organização pública está revisando sua política de gestão documental para atender às exigências da Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação – e garantir a eficiência no uso de recursos. Durante a análise, foram identificados os seguintes problemas:

1.Documentos digitais de grande volume não estão classificados corretamente, dificultando o acesso rápido às informações.
2. Suportes físicos, como pastas e caixas, apresentam deterioração devido ao armazenamento inadequado em locais úmidos.
3.Documentos confidenciais estão sendo armazenados sem criptografia em sistemas digitais, expondo informações sensíveis.
4.O descarte de documentos não segue critérios claros de temporalidade, gerando custos desnecessários de armazenamento.

Considerando o cenário, julgue a adequação das orientações para ações de melhoria apresentadas pela equipe responsável e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A implementação de um plano de classificação documental com uso de metadados é essencial para melhorar a recuperação de informações e garantir a eficiência na gestão documental.
( ) A deterioração dos suportes físicos pode ser solucionada com a digitalização de todos os documentos, eliminando a necessidade de manutenção do acervo físico.
( ) A proteção de documentos confidenciais em formato digital exige a aplicação de políticas de segurança da informação, como o uso de criptografia e controle de acesso.
( ) A adoção de uma tabela de temporalidade e destinação documental é necessária para orientar o descarte ou preservação dos documentos, conforme as legislações vigentes.

A sequência está correta em

4 Q918102 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia pretende contratar uma empresa para construir uma nova sede no valor estimado de R$ 5.000.000,00. Durante o planejamento da contratação, a equipe de licitações analisou as opções disponíveis na Lei nº 14.133/2021 para escolher a modalidade mais adequada e garantir a competitividade e a legalidade do processo. Analise as opções apresentadas.

I. A concorrência, é adequada. por ser a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços comuns e especiais de engenharia.
II. O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns e pode ser utilizado para contratação de serviços comuns de engenharia.
III. A tomada de preços é aplicável se a obra demandar a entrega do projeto básico e a execução, sendo o critério de julgamento o maior desconto.
IV. O diálogo competitivo é aplicável para garantir a transparência, pois permite ajustes na solução proposta durante a fase de licitação.

Está correto o que se afirma apenas em

5 Q918103 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia federal está planejando a construção de um novo complexo administrativo para atender às demandas crescentes de suas operações. No entanto, durante a análise de viabilidade do projeto, o setor de planejamento detectou que a realização da obra comprometeria o limite de gastos estabelecido pela Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal. Considerando o contexto apresentado, são ações que estão em conformidade com o referido instituto legal:

6 Q918093 | Administração Geral, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia implantou recentemente o sistema de Gestão da Qualidade Total (GQT); entretanto, foram identificados os seguintes problemas:

1. Procedimentos operacionais padronizados não estavam sendo seguidos por alguns funcionários.
2. Altas taxas de reclamações de cidadãos-clientes relacionadas aos serviços prestados.
3. Relatórios de não conformidade não estavam sendo analisados de forma sistemática.
4. Falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição essenciais para o controle de qualidade.

Com base na gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O problema com os procedimentos operacionais padronizados demonstra uma falha na capacitação e no engajamento dos funcionários, faltando treinamentos e práticas de motivação.
II. O aumento de reclamações de cidadãos-clientes indica a necessidade de implementar medidas efetivas e ferramentas adequadas para sua medição, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.
III. A falta de análise sistemática dos relatórios de não conformidade evidencia a necessidade de implementar ciclos de melhoria contínua na gestão.
IV. As falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição comprometem a conformidade dos serviços prestados com os padrões estabelecidos.

Está correto o que se afirma em

7 Q918095 | Matemática Financeira, Sistema de Amortização Constante SAC, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Um município efetuou um financiamento de R$ 100.000,00 para aquisição de um novo equipamento para a melhoria de vias públicas. O contrato prevê um prazo de quatro anos para o pagamento, juros de 10% ao ano, com amortizações anuais pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Considerando os dados fornecidos, o valor da segunda parcela do financiamento será de:

8 Q918096 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Um município está enfrentando desafios em algumas áreas da gestão. O gestor público solicitou que cada problema fosse identificado com base nos princípios de diferentes áreas da administração. Considerando o contexto, relacione adequadamente as áreas apresentadas à situação-problema relacionada a cada uma.

1. Administração financeira.
2. Administração de pessoas.
3. Administração de materiais.
4.Organização e métodos.

( ) A rotatividade de funcionários aumentou significativamente, impactando a produtividade e os custos com organização de novos processos seletivos e treinamento.
( ) Os processos administrativos apresentam alta redundância e inconsistências, o que tem gerado retrabalho e perda de tempo na execução de tarefas.
( ) Há problemas de fluxo de caixa devido à realização da receita abaixo do previsto e negociação inadequada dos prazos para pagamentos.
( ) O estoque apresenta registros frequentes de falta de insumos essenciais, o que tem atrasado a prestação de serviços demandados pela população.

A sequência está correta em

9 Q918104 | Direito Administrativo, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

“Nos termos da Lei nº 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, os contratos administrativos devem observar as cláusulas essenciais, como o objeto, a fundamentação legal, o regime de execução e o prazo de execução. Um elemento indispensável é a indicação do(a) ____________________, que serve para garantir a segurança na relação contratual e a possibilidade de responsabilização pelo cumprimento das obrigações.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

10 Q918097 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Assistente de Contas a Pagar, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Personalidade, descrita em termos dos traços mensuráveis exibidos por um indivíduo, pode ser definida como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais, escrita em termos dos traços mensuráveis exibidos por um indivíduo.
(ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. Comportamento Organizacional. 18. ed. São Paulo: Pearson, 2019.)

Relacionamento interpessoal é a competência pela qual o sujeito se relaciona bem com as pessoas, instituições, organizações com as quais interage e que provocam mudanças no comportamento do indivíduo.
(TEIXEIRA, M. Habilidades de relacionamento interpessoal. 2. ed. São Paulo: Editora do Autor, 2014.)

Considerando os conceitos apresentados, analise as assertivas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A personalidade dos colaboradores impacta diretamente a qualidade dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, especialmente em equipes.”

PORQUE

II. “Os traços de personalidade, como abertura à experiência e estabilidade emocional, influenciam a forma como os indivíduos reagem a conflitos e se adaptam a diferentes situações.”

Assinale a alternativa correta.
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