Início Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola Resolva questões de Assistente de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Assistente de Diretor de Escola Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores. Nessa perspectiva, está correto afirmar que ✂️ a) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público. ✂️ b) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar. ✂️ c) a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada. ✂️ d) a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio. ✂️ e) atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar ✂️ b) competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir ✂️ c) atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir ✂️ d) participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir ✂️ e) competência única ... participação ... colaboração ... organizar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso ✂️ a) a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais. ✂️ b) plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais. ✂️ c) a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade. ✂️ d) o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade. ✂️ e) promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados. Esses autores sugerem como áreas de atuação: ✂️ a) o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas. ✂️ b) o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional. ✂️ c) seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos. ✂️ d) valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo. ✂️ e) planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura. ✂️ e) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que: I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino; II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil; III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara: “[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”. Nesse texto, a autora denuncia que ✂️ a) o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros. ✂️ b) a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões. ✂️ c) a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos. ✂️ d) apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários. ✂️ e) com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o) ✂️ a) carreira. ✂️ b) formação técnica. ✂️ c) profissionalismo. ✂️ d) formação geral. ✂️ e) empregabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela ✂️ a) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos. ✂️ b) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época. ✂️ c) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária. ✂️ d) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade. ✂️ e) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPFullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias: I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares); II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar; III. uso de novas abordagens de ensino; IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança; V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos). Está correto apenas o contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q328017 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores: ✂️ a) pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos. ✂️ b) pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos. ✂️ c) pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo. ✂️ d) pressupostos epistemológicos e básicos do processo. ✂️ e) pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q323454 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola. ✂️ a) ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar ✂️ b) destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar ✂️ c) estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação ✂️ d) estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação ✂️ e) promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q323267 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.” Essa experiência revela que ✂️ a) os indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica. ✂️ b) a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias. ✂️ c) a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos. ✂️ d) cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção. ✂️ e) a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q320788 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO interstício mínimo para fins de promoção fixado pela Lei Complementar n.º 1.097/09, que instituiu o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação, é de ✂️ a) 4 (quatro) anos na faixa inicial, 3 (três) anos na segunda faixa e de 2 (dois) anos nas faixas subsequentes. ✂️ b) 3 (três) anos na faixa inicial e 4 (quatro) anos nas faixas subsequentes. ✂️ c) 4 (quatro) anos na faixa inicial e 3 (três) anos nas faixas subsequentes. ✂️ d) 4 (quatro) anos na faixa inicial, 3 (três) anos na segunda faixa e de 1 (um) ano nas faixas subsequentes. ✂️ e) 3 (três) anos em todas as faixas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q322031 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPConforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção ✂️ a) progressista. ✂️ b) inovadora. ✂️ c) progressiva. ✂️ d) incentivadora. ✂️ e) transformadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q320394 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com o Parecer CNE/CEB n.º 17/01, os princípios que fundamentam o direito à Educação das pessoas que apresentam necessidades especiais são: ✂️ a) preservação da dignidade humana, busca de identidade e exercício da cidadania. ✂️ b) universalização dos direitos, igualdade de oportunidades e prática da inclusão. ✂️ c) prática da inclusão, interdependência social e aceitação das diferenças. ✂️ d) espírito democrático, construção da identidade e prática da inclusão. ✂️ e) solidariedade, exercício da cidadania e universalização dos direitos humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q328730 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram: ✂️ a) o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores. ✂️ b) o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares. ✂️ c) a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores. ✂️ d) o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores. ✂️ e) o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q326944 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA Lei Complementar n.o 1.078/08, que instituiu a Bonificação por Resultados, define como dias de efetivo exercício os dias do período de avaliação em que o servidor tenha exercido regularmente suas funções, desconsiderada toda e qualquer ausência, à exceção das que se verificarem em virtude de ✂️ a) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção e faltas abonadas. ✂️ b) férias, licença à gestante, licença-paternidade e licença por adoção. ✂️ c) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção e faltas justificadas. ✂️ d) férias, licença à gestante, licença médica e faltas abonadas. ✂️ e) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção, faltas abonadas e faltas justificadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q326445 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos. Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares. Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto. ✂️ a) administrativa ✂️ b) política ✂️ c) técnica ✂️ d) pedagógica ✂️ e) filosófica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q323455 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com a Deliberação CEE n.º 82/2009, que estabelece as diretrizes para os cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio, é correto afirmar que os cursos que correspondem aos ✂️ a) quatro anos finais do Ensino Fundamental devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 48 (quarenta e oito) meses de integralização e 3 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se dos alunos a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ b) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 36 (trinta e seis) meses de integralização e 2 400 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 21 (vinte e um) anos completos para seu início. ✂️ c) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 12 (doze) meses de integralização e 900 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ d) quatro anos finais do Ensino Fundamental devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 24 (vinte e quatro) meses de integralização e 3 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se dos alunos a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ e) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 18 (dezoito) meses de integralização e 1 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. 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11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores. Nessa perspectiva, está correto afirmar que ✂️ a) a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público. ✂️ b) as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar. ✂️ c) a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada. ✂️ d) a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio. ✂️ e) atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. ✂️ a) solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar ✂️ b) competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir ✂️ c) atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir ✂️ d) participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir ✂️ e) competência única ... participação ... colaboração ... organizar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso ✂️ a) a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais. ✂️ b) plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais. ✂️ c) a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade. ✂️ d) o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade. ✂️ e) promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados. Esses autores sugerem como áreas de atuação: ✂️ a) o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas. ✂️ b) o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional. ✂️ c) seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos. ✂️ d) valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo. ✂️ e) planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura. ✂️ e) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que: I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino; II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil; III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara: “[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”. Nesse texto, a autora denuncia que ✂️ a) o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros. ✂️ b) a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões. ✂️ c) a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos. ✂️ d) apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários. ✂️ e) com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o) ✂️ a) carreira. ✂️ b) formação técnica. ✂️ c) profissionalismo. ✂️ d) formação geral. ✂️ e) empregabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela ✂️ a) reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos. ✂️ b) abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época. ✂️ c) reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária. ✂️ d) assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade. ✂️ e) assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPFullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias: I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares); II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar; III. uso de novas abordagens de ensino; IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança; V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos). Está correto apenas o contido em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) II, III e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q328017 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores: ✂️ a) pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos. ✂️ b) pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos. ✂️ c) pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo. ✂️ d) pressupostos epistemológicos e básicos do processo. ✂️ e) pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q323454 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola. ✂️ a) ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar ✂️ b) destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar ✂️ c) estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação ✂️ d) estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação ✂️ e) promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q323267 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.” Essa experiência revela que ✂️ a) os indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica. ✂️ b) a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias. ✂️ c) a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos. ✂️ d) cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção. ✂️ e) a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q320788 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPO interstício mínimo para fins de promoção fixado pela Lei Complementar n.º 1.097/09, que instituiu o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação, é de ✂️ a) 4 (quatro) anos na faixa inicial, 3 (três) anos na segunda faixa e de 2 (dois) anos nas faixas subsequentes. ✂️ b) 3 (três) anos na faixa inicial e 4 (quatro) anos nas faixas subsequentes. ✂️ c) 4 (quatro) anos na faixa inicial e 3 (três) anos nas faixas subsequentes. ✂️ d) 4 (quatro) anos na faixa inicial, 3 (três) anos na segunda faixa e de 1 (um) ano nas faixas subsequentes. ✂️ e) 3 (três) anos em todas as faixas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q322031 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPConforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção ✂️ a) progressista. ✂️ b) inovadora. ✂️ c) progressiva. ✂️ d) incentivadora. ✂️ e) transformadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q320394 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com o Parecer CNE/CEB n.º 17/01, os princípios que fundamentam o direito à Educação das pessoas que apresentam necessidades especiais são: ✂️ a) preservação da dignidade humana, busca de identidade e exercício da cidadania. ✂️ b) universalização dos direitos, igualdade de oportunidades e prática da inclusão. ✂️ c) prática da inclusão, interdependência social e aceitação das diferenças. ✂️ d) espírito democrático, construção da identidade e prática da inclusão. ✂️ e) solidariedade, exercício da cidadania e universalização dos direitos humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q328730 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram: ✂️ a) o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores. ✂️ b) o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares. ✂️ c) a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores. ✂️ d) o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores. ✂️ e) o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q326944 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPA Lei Complementar n.o 1.078/08, que instituiu a Bonificação por Resultados, define como dias de efetivo exercício os dias do período de avaliação em que o servidor tenha exercido regularmente suas funções, desconsiderada toda e qualquer ausência, à exceção das que se verificarem em virtude de ✂️ a) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção e faltas abonadas. ✂️ b) férias, licença à gestante, licença-paternidade e licença por adoção. ✂️ c) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção e faltas justificadas. ✂️ d) férias, licença à gestante, licença médica e faltas abonadas. ✂️ e) férias, licença à gestante, licença-paternidade, licença por adoção, faltas abonadas e faltas justificadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q326445 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos. Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares. Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto. ✂️ a) administrativa ✂️ b) política ✂️ c) técnica ✂️ d) pedagógica ✂️ e) filosófica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q323455 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPDe acordo com a Deliberação CEE n.º 82/2009, que estabelece as diretrizes para os cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio, é correto afirmar que os cursos que correspondem aos ✂️ a) quatro anos finais do Ensino Fundamental devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 48 (quarenta e oito) meses de integralização e 3 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se dos alunos a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ b) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 36 (trinta e seis) meses de integralização e 2 400 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 21 (vinte e um) anos completos para seu início. ✂️ c) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 12 (doze) meses de integralização e 900 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ d) quatro anos finais do Ensino Fundamental devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 24 (vinte e quatro) meses de integralização e 3 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se dos alunos a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. ✂️ e) três anos do Ensino Médio devem ser organizados de forma a atender ao mínimo de 18 (dezoito) meses de integralização e 1 200 horas de efetivo trabalho escolar, exigindo-se do aluno a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos para seu início. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro