Questões de Concursos: Assistente de Diretor de Escola

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11 Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que

12 Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

13 Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal:

14 Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:

15 Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

16 Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

17 Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:

“[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”.

Nesse texto, a autora denuncia que

18 Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)

19 Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

20 Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela

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