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Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola

Resolva questões de Assistente de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q324061 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que
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12Q328716 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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13Q322109 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

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14Q322999 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:
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15Q322829 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

“[...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...]” é meta expressa no seguinte documento legal:

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16Q326091 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

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17Q323544 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:

“[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”.

Nesse texto, a autora denuncia que

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18Q321909 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)

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19Q326968 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela

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20Q324187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

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21Q328017 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:

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22Q323454 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.
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23Q323267 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.”

Essa experiência revela que
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24Q320788 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O interstício mínimo para fins de promoção fixado pela Lei Complementar n.º 1.097/09, que instituiu o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação, é de

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25Q322031 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção

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26Q320394 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com o Parecer CNE/CEB n.º 17/01, os princípios que fundamentam o direito à Educação das pessoas que apresentam necessidades especiais são:

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27Q328730 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:

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28Q326944 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A Lei Complementar n.o 1.078/08, que instituiu a Bonificação por Resultados, define como dias de efetivo exercício os dias do período de avaliação em que o servidor tenha exercido regularmente suas funções, desconsiderada toda e qualquer ausência, à exceção das que se verificarem em virtude de

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29Q326445 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.

Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.

Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.

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30Q323455 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com a Deliberação CEE n.º 82/2009, que estabelece as diretrizes para os cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio, é correto afirmar que os cursos que correspondem aos

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