Questões de Concursos: Assistente de Educação

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11 Q816970 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando, ainda, o que a LDB dispõe sobre a organização da educação básica, julgue os itens subsequentes.

Como critérios de verificação do rendimento escolar do aluno, a lei exclui a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e o aproveitamento de estudos.

12 Q818833 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

O ensino fundamental, de caráter obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, e o seu acesso constitui um direito público subjetivo.

13 Q339466 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Considere que, para ir de sua mesa ao balcão de atendimentos, o secretário escolar disponha de 6 caminhos e, para ir do balcão até os arquivos, ele disponha de 4 caminhos. Assim, para sair de sua mesa e chegar aos arquivos, passando pelo balcão, o secretário poderá fazê-lo de menos de 25 maneiras diferentes.

14 Q341452 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Suponha que os números das matrículas dos alunos de uma escola tenham 4 algarismos e, para nenhuma matrícula, o primeiro algarismo seja o zero. Nesse caso, a quantidade de matrículas distintas é inferior a 8.550.

15 Q333594 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Se, na planta, um bairro da cidade corresponde a um quadrado de 100 cm2 de área, então a área real desse bairro é igual a 90.000 m2.

16 Q331525 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Uma rua que, na planta, mede 15 mm de extensão, seu tamanho real é igual a 4,5 km.

17 Q340541 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Na lógica sentencial, uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não como verdadeira e falsa simultaneamente. As proposições são representadas por letras maiúsculas A, B, C, D etc. Como operações lógicas sobre proposições, a proposição “A ou B” só será falsa se as duas proposições A e B forem falsas; a proposição “Se A, então B” só será falsa se a proposição A for verdadeira e a B for falsa. Uma sequência de proposições é denominada correta se a última proposição, como consequência das anteriores, for verdadeira, sempre que as anteriores o forem. Nesse caso, a última proposição é denominada conclusão e as anteriores, premissas.

Julgue os itens subsequentes, com relação às definições apresentadas no texto acima.

Considere que as mesas em que Beatriz, Carla e Marcos trabalham têm as formas retangular, em L e redonda, e cores branca, azul e verde, não necessariamente nessas ordens. Sabe-se também que a mesa de Beatriz é azul; a de Marcos é redonda; a de Carla não é verde nem tem a forma de L. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição “As formas das mesas azul, branca e verde são, respectivamente, em forma de L, redonda e retangular” é verdadeira.

18 Q818776 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos direitos fundamentais previstos na Lei n.º 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é assegurado à criança e ao adolescente, no que tange ao direito à educação,

a oferta de ensino noturno adequado às condições da criança e do adolescente trabalhadores.

19 Q550651 | Informática, Autenticação, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da segurança da informação.

O controle de acesso físico é uma das formas de se evitar que usuários tenham acesso aos discos, pastas e arquivos de uma máquina conectada em rede, por meio de acesso remoto não autorizado, realizado a partir de outra rede de computador.

20 Q559841 | Informática, Armazenamento de Dados, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsequentes.

No Windows Explorer, a opção Propriedades de uma pasta selecionada contém comandos como, por exemplo, o compartilhamento dessa pasta com outros usuários, assim como a restrição de acesso apenas ao usuário corrente, tornando-a particular.

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