Questões de Concursos: Assistente de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de Assistente de Enfermagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q366958 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração de medicamentos do paciente pelo profissional de enfermagem, julgue os itens seguintes. Na instilação otológica, deve-se puxar suavemente a aurícula auditiva para cima e para trás, em caso de adultos e crianças com mais de 3 anos, e para baixo e para trás, em crianças com menos de 3 anos.

42 Q363407 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma ambulância foi solicitada para o atendimento de um homem de 30 anos de idade vítima de acidente automobilístico com traumatismo na face. Os socorristas identificaram que a vítima encontrava-se consciente, deitada no chão, queixando-se de dor e muita sensibilidade na região da art iculação temporomandibular. A área tinha sinais de contusão, e a vítima tinha dificuldades para falar. Havia sangue na boca, perda e amolecimento de dentes.

Considerando essa condição de primeiro atendimento, julgue os itens seguintes.

Os dados iniciais obtidos sugerem que a vítima pode estar com a mandíbula luxada ou fraturada.

44 Q368337 | Enfermagem, Biossegurança, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 23 anos de idade foi internado devido a uma fratura em uma perna e, após alguns dias, foi detectado que o paciente tinha o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sem infecção associada.

Julgue os itens a seguir, considerando a condição do paciente acima descrito e aspectos ligados à biossegurança.

O banheiro deve ser de uso exclusivo do paciente e precauções entéricas devem ser tomadas.

46 Q368023 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Dispneia paroxística é a dificuldade respiratória que ocorre com maior frequência no período diurno, quando a pessoa está em atividade.

47 Q364317 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da cetoacidose diabética, distúrbio metabólico grave que representa uma importante condição de emergência clínica, julgue os itens seguintes. A glicemia, na maioria das vezes, não reflete os verdadeiros níveis de glicose, pois são utilizados corpos cetônicos dos depósitos do músculo estriado e do tecido adiposo.

48 Q369529 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração de medicamentos do paciente pelo profissional de enfermagem, julgue os itens seguintes. Quando um auxiliar ou técnico de enfermagem tem de administrar medicamentos a muitos pacientes, a checagem do medicamento na folha de prescrição pode ser feita após a administração em todos os pacientes.

49 Q366487 | Enfermagem, Saúde da Criança, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 38 anos de idade está internado em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido um acidente automobilístico. Apresenta lesão cerebral com escores baixos na escala de coma de Glasgow (menores que 5 nas últimas 48 horas). A pressão intracraniana encontra-se elevada. Os sinais vitais indicam frequência cardíaca de 58 batimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 60 mmHg, respirações rápidas e temperatura corporal de 38 ºC. Existe resposta motora apenas aos estímulos nocivos, do tipo descerebrada. Está sendo mantido com balanço hídrico negativo e sob ventilação mecânica. Tem pele íntegra e mucosas ressecadas.

Considerando a assistência de enfermagem no caso clínico acima descrito, julgue os itens de 103 a 108.

A aspiração das vias aéreas deve ser feita com cautela, buscando hiperoxigenar o paciente, antes e depois da aspiração.

50 Q364693 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da cetoacidose diabética, distúrbio metabólico grave que representa uma importante condição de emergência clínica, julgue os itens seguintes. Os pacientes idosos raramente desenvolvem cetoacidose, mas podem apresentar um estado de hiperosmolaridade com sintomas de confusão e coma.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.