Questões de Concursos: Assistente de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de Assistente de Enfermagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q358748 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração de medicamentos do paciente pelo profissional de enfermagem, julgue os itens seguintes. A região dorsoglútea é uma das regiões de escolha para administração de medicamento intramuscular em pacientes adultos. A área de aplicação deve ser a que se situa acima da linha imaginária entre a espinha ilíaca posterior e o grande trocanter.

82 Q362674 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos primeiros socorros necessários a uma vítima em parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os seguintes itens. Caso seja verificada uma obstrução respiratória, deve-se deslocar a cabeça da vítima para a frente e mantê-la em decúbito lateral, iniciando-se, então, uma ventilação forçada.

83 Q359982 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muita ênfase tem sido dada para a prática social participativa e consciente. Os profissionais de saúde, por exe mplo, devem contribuir para a viabilização da participação da sociedade e para a formação de uma consciência crítica, no que diz respeito às questões ligadas à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. São medidas empregadas para minimizar a proliferação de vetores os controles ambiental, químico e biológico.

84 Q362795 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração de medicamentos do paciente pelo profissional de enfermagem, julgue os itens seguintes. O material, o tamanho e o calibre do cateter, a duração da cateterização e a habilidade do profissional na inserção do cateter são fatores que podem influenciar na flebite por infusão.

85 Q364661 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Na situação descrita, a hemoptise, que é a expectoração de sangue, deve ter-se originado no estomago do paciente.

86 Q364964 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Desinfecção é o processo que remove ou mata a maioria dos microrganismos patogênicos existentes em uma superfície inerte.

87 Q363119 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. É recomendado pelo Ministério da Saúde e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) o uso de luvas, sempre que houver risco de exposição ao profissional aos fluidos do corpo e ao sangue do paciente.

89 Q359906 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A flora normal é a principal responsável por infecções hospitalares.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.