Questões de Concursos Públicos: Assistente de Recursos Humanos

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11 Q888914 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Duas funcionárias de um hospital (funcionárias A e B) receberam um desafio de organizar as fichas dos pacientes de convênio desse hospital. Cada uma ficou encarregada de trabalhar com 250 fichas e tiveram o prazo de 15 dias para a efetivação da tarefa. Após o período estipulado, as duas colaboradoras passaram por um processo de avaliação de desempenho. Constatou-se que a funcionária A atingiu o objetivo, conseguiu organizar as 250 fichas estipuladas, mas para tanto precisou trabalhar duas horas a mais todos os dias. A funcionária B também estabeleceu o que foi determinado, mas não precisou fazer nenhuma hora-extra. Ao invés de trabalhar mais, ela melhorou o processo de trabalho e instituiu um novo patamar de entrega, que poderá ser repetido por outras pessoas dali em diante, o que representou uma inovação para o desenvolvimento da tarefa no hospital.

Pensando no processo de avaliação de desempenho das pessoas, diante do que foi apresentado pelas funcionárias do hospital, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Diante das avaliações de desempenho centradas em metas e objetivos, as funcionárias A e B tiveram os mesmos resultados.

( ) Diante das avaliações orientadas ao desenvolvimento profissional, a funcionária A teve um desempenho melhor do que a funcionária B e contribuiu mais, ao se dispor a ficar mais tempo no trabalho.

( ) Diante da avaliação realizada, um bom processo motivacional para a funcionária A seria a agregação de trabalhos com níveis de complexidade mais elevados, com grande autonomia.

Assinale a sequência correta.

12 Q888010 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Assistente de Recursos Humanos, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Segundo Chiavenato (2020), o desempenho das pessoas pode e deve ser melhorado de maneira gradativa e incessante. Para tanto, o gestor precisa não somente supervisionar, orientar e proporcionar feedback em tempo real aos membros de sua equipe a respeito de seus resultados apresentados, mas, principalmente, garantir que aprendam cada vez mais com seus erros ou falhas e possam alcançar níveis extraordinários de desempenho futuro. É o que denomina o autor de excelência operacional e, para tanto, nada melhor do que utilizar o(a) ______________________, que mostra que se deve planejar antes de fazer, definir metas e métodos para atingir, preparar as pessoas para executá-los, fazer, checar e agir corretivamente.


Assina a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

13 Q884225 | Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Relacione a coluna B pela coluna A.


COLUNA A


I. Remuneração Funcional.

II. Remuneração Estratégica.


COLUNA B


( ) É utilizada como diferencial competitivo e se distribui em cinco grupos, classificados em um único sistema de remuneração.

( ) Constitui a forma mais tradicional utilizada pelas organizações para recompensarem os colaboradores pelo trabalho exercido.

( ) Remunera os indivíduos somente com base nas exigências associadas ao cargo.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

14 Q888905 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A assistente da área de Recursos Humanos de uma clínica está encarregada de elaborar um treinamento para as recepcionistas dessa clínica. Observa-se um cenário de muita reclamação dos pacientes, médicos e enfermeiros, que têm perdido muito tempo explicando aos pacientes o que precisa ser feito e os locais a se dirigirem na clínica. Tais procedimentos deveriam ser realizados pelas recepcionistas, mas o que se verifica é que os usuários ficam perdidos, com papéis na mão, sem saber para onde ir, o que acaba atrasando todos os atendimentos. Ao iniciar a realização dessa demanda, a assistente de RH estabeleceu um levantamento das necessidades de treinamento com as recepcionistas e constatou que as funcionárias precisavam de treinamento em aspectos comportamentais e técnicos para que a situação de atendimento aos pacientes na entrada da clínica fosse melhorada.

Com relação a esse caso, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao estabelecer o levantamento das necessidades de treinamento, a assistente de RH detectou carências em um cenário prospectivo para a realização do treinamento.

( ) Para o treinamento dos aspectos comportamentais, a assistente de RH precisa ter muito entendimento do perfil cultural da clínica.

( ) Após a primeira etapa de levantamento das necessidades de treinamento realizada pela assistente de RH, deve-se realizar, logo em seguida, a etapa de execução do treinamento.

Assinale a sequência correta.

15 Q884226 | Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Segundo Nascimento (2001), a remuneração estratégica é composta de parte fixa e de parte variável. São exemplos de parte fixa e de parte variável, respectivamente, o(a)

16 Q884228 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a execução e a avaliação das atividades de treinamento, é CORRETO afirmar que

17 Q884220 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Segundo Gil (2007), os métodos de seleção de pessoal permitem conhecer tanto as habilidades dos candidatos quanto realizar uma previsão de como será o seu comportamento no cargo a ser ocupado. Sobre os métodos de seleção, assinale a afirmação CORRETA.

18 Q888904 | Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A direção de um hospital procurou a área de Gestão de Pessoas da instituição e solicitou que esta reforçasse ações visando ao desenvolvimento das equipes do setor administrativo. Esse setor é composto por várias equipes, cada um com um líder. Muitas reclamações têm chegado à direção do hospital: morosidade do atendimento; erros na liberação da conta do paciente após receber a alta médica; falhas na marcação de exames; pacientes sem respostas quando enviam e-mail, fatos estes que tem preocupado os diretores da instituição. Tentando entender melhor o que estava acontecendo, os profissionais da área de Gestão de Pessoas, após alguns momentos de observação, perceberam que o setor administrativo está trabalhando com pessoas com atitudes individualizadas, o que está gerando falta de comunicação, retrabalho e dificultando o atendimento aos clientes do hospital. Diante desse cenário, foi elaborado um programa de desenvolvimento de equipes intitulado “Juntos realizamos o trabalho”.

Analise as ações a seguir, que foram sugeridas para fazerem parte desse programa.

I. Orientar os líderes das áreas do setor administrativo a desenvolverem, junto com seus colaboradores, metas de trabalho individual.

II. Trabalhar em todas as áreas do setor administrativo com atividades de grupo, de modo a levar a equipe a refletir sobre a necessidade de um esforço coletivo para o desenvolvimento do trabalho.

III. Enfatizar, em palestras para todos os colaboradores, que a responsabilidade pelos resultados dos trabalhos realizados por eles é dos líderes de cada área do setor administrativo.

IV. Buscar desenvolver, junto com a direção do hospital, um processo de trabalho que garanta a subordinação de cada área do setor administrativo como uma unidade de trabalho dependente e controlada pelos diretores do hospital.

V. Treinar os líderes para implementarem uma comunicação com os colaboradores, de forma a desenvolverem significados que seriam compartilhados por todos os membros das equipes.

São ações que podem ser realizadas no programa de desenvolvimento de equipes desse hospital:

19 Q888907 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Um laboratório de análises clínicas, apesar de saber da necessidade de estabelecer inovações para possibilitar o seu desenvolvimento, tem tido dificuldade para realizar as mudanças necessárias diante de um mercado altamente competitivo. Essa empresa familiar sempre teve uma cultura forte, com uma uniformidade de comportamento e perfil de funcionários. O laboratório se atenta à qualidade, por meio de um atendimento preciso, com atenção e análise aos detalhes para as demandas, focando em um processo de trabalho individualizado, para que não haja distração dos funcionários. Seus dirigentes acreditam que, dessa maneira, conseguem sobressair diante dos concorrentes. Contudo, isso não tem sido suficiente e mudanças precisam acontecer, mas eles enfrentam muita dificuldade para que essas mudanças sejam efetivadas.

Diante do contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das características defendidas pela cultura forte desse laboratório é o foco na equipe.

II. A cultura dessa organização mostra-se como um passivo para a mudança.

III. A cultura organizacional do laboratório reforça uma barreira para a diversidade.

IV. Uma cultura forte eleva a possibilidade de um alto controle comportamental.

V. Uma cultura forte dificulta o sentido de identidade aos membros da organização.

Estão corretas as afirmativas

20 Q888911 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

O responsável pelo departamento de vendas de uma empresa de planos de saúde solicitou a ajuda da área de Recursos Humanos da empresa para o desenvolvimento de sua equipe, que atua nas ruas, em contato direto com os clientes. Ele havia selecionado seus funcionários e iniciado um projeto de desenvolvimento de grupo com essas pessoas. Ao conversar com a área de Recursos Humanos, disse: “No primeiro momento, percebia uma incerteza dos funcionários, como se eles estivessem descobrindo o que teriam que fazer. Demonstravam muita ansiedade para entender os propósitos da empresa, sua estrutura, e apresentavam insegurança diante da minha pessoa. Não foi fácil, mas depois de um tempo de explicação e entrosamento, acredito que cada um começou a se enxergar como parte da equipe de vendas. Pensei, ah, que bom, está saindo uma equipe! Mas, nada! Desde a semana passada muitos conflitos, discussões desnecessárias, perda de tempo e disputas para ver quem tem a melhor tática de vendas estão fazendo com que o desempenho não apareça. Cada um fica querendo controlar a equipe e parece que eu não consigo mais orientar. Chamei alguns funcionários individualmente, para orientar sobre questões de comportamento com os clientes, mas parece que eles não escutam. A equipe está em conflito. O que posso fazer para desenvolver esse grupo? Será que a área de Recursos Humanos pode me orientar?”

A partir dos pressupostos teóricos do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto trazido pelo responsável pelo departamento de vendas, diante do seu grupo de trabalho, reflete o estágio da tormenta, no qual os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade e podem criar conflitos para ver quem controla o grupo.

II. Para a resolução do estágio de desenvolvimento no qual está o grupo do caso anterior, é preciso que os participantes tenham uma hierarquia de liderança relativamente clara.

III. O segundo estágio do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, chamado de normatização, foi vivenciado de forma tranquila pelo grupo apresentado.

IV. A equipe de Recursos Humanos pode afirmar ao responsável pelo departamento de vendas que, depois deste estágio que o grupo está vivenciando, tende a surgir maior proximidade nos relacionamentos e maior coesão entre o grupo.

Estão corretas as afirmativas