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Questões de Concursos Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II

Resolva questões de Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q682284 | Sistemas Operacionais, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação deseja desinstalar um pacote chamado java-1.6.0openjdk.x86_64 em linha de comando, como usuário root, no Red Hat Enterprise Linux 6. Para isso, terá que utilizar o comando
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12Q681564 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

No TOGAF, o Enterprise Continuum é o continuum externo que classifica os ativos relacionados ao contexto da Arquitetura Corporativa geral. As classes de ativos deste continuum podem influenciar as arquiteturas, mas não são usadas diretamente durante o desenvolvimento da arquitetura do ADM. O Enterprise Continuum contém duas especializações:
 
I. Oferece uma maneira consistente de definir e compreender as regras, representações e relacionamentos genéricos em uma arquitetura, incluindo as relações de rastreabilidade e derivação. Representa uma estruturação de Blocos de Arquitetura (ABBs), que são ativos de arquitetura reutilizáveis. Os ABBs evoluem através de seu ciclo de vida de desenvolvimento, desde entidades abstratas e genéricas até ativos de Arquitetura Específica da Organização totalmente expressos. É uma ferramenta útil para descobrir semelhanças e eliminar redundâncias desnecessárias. 
II . Define o que está disponível no ambiente organizacional como Solution Building Blocks (SBBs) reutilizáveis. As soluções são resultados de acordos entre clientes e parceiros de negócios que implementam as regras e os relacionamentos definidos no espaço da arquitetura. Aborda as semelhanças e diferenças entre os produtos, sistemas e serviços dos sistemas implementados.
 
I e II correspondem, correta e respectivamente, a
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13Q682100 | Gestão de Projetos, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Suponha que determinada consultoria de gestão organizacional, ao avaliar o processo decisório e o perfil das decisões tomadas pelos gestores de uma determinada organização pública, identificou um número maior de decisões classificadas pela literatura como programadas e um número reduzido de outras classificadas como não programadas, o que indica
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14Q682727 | Administração Geral, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Entre as atividades cometidas ao gestor no âmbito das funções de administrar, aquela em que se insere o mecanismo descrito pela literatura como ajuste espontâneo é a de
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15Q693197 | Sistemas Operacionais, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Administrador de redes Windows Server 2016 digitou, em linha de comando, uma instrução que exibiu informações de todas as conexões de rede disponíveis com nomenclatura padrão e os respectivos index number. Para mudar o nome da conexão de rede Ethernet para Rede SEFAZBA , deve-se usar o comando
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16Q692272 | Informática, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação ao usar o Oracle 11g release 2 está enfrentando alguns problemas de disponibilidade causados por falhas em um servidor que executa uma aplicação personalizada. Para resolver o problema, sugeriu o uso de um recurso Oracle que permite executar essa aplicação em um conjunto de servidores em cluster de forma que se ocorrer uma falha em um deles, o Oracle continue a execução nos servidores restantes, garantindo assim os índices de disponibilidade esperados. O recurso Oracle correto sugerido pelo Auditor é conhecido como Oracle
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17Q692390 | Engenharia de Software, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Considere um cenário composto pelas ações elencadas a seguir.
 
I. Auditora 1 trava o arquivo para edição.
II . Enquanto Auditora 1 edita o arquivo, Auditora 2 tenta travá-lo e falha. 
III . Auditora 2 edita o arquivo sem travá-lo, inclui suas modificações e publica o arquivo. 
IV. Auditora 1 publica sua versão e destrava o arquivo. 
V. Agora Auditora 2 consegue travar o arquivo e atualizá-lo com suas modificações. 
VI. Auditora 1 atualiza sua versão, pegando o arquivo apenas para leitura.
 
Nesse caso, a política de gerência de configuração e mudança de software é do tipo
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18Q690753 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Uma Auditora Fiscal da área de TI está trabalhando em um projeto de uma organização com base nas práticas recomendadas pelo Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) 2016. As atividades por ela desenvolvidas incluem: determinar o escopo e as estratégias da gerência de riscos; identificar, priorizar, classificar e documentar os riscos do projeto; desenvolver os planos para mitigação e monitoramento de riscos; executar ações apropriadas para corrigir ou evitar o impacto dos riscos.

Conclui-se, corretamente, que
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19Q692450 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

No processo de aprendizagem organizacional, ocorre a institucionalização do conhecimento, o que é estudado sob diferentes óticas e explicado a partir de algumas teorias, entre as quais a espiral do conhecimento, apresentada por Nonaka e Takeuchi, cujo foco é
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20Q686103 | Segurança da Informação, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Suponha que um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação tenha sido vítima de um cracker que invadiu seu computador e furtou dados importantes. Pode ter contribuído para o ocorrido, o fato de o Auditor
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21Q686246 | Redes de Computadores, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Com uma rede IPv4 de Classe C 204.17.5.0 com máscara 255.255.255.224, um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação poderá criar sub-redes com endereços de host úteis possíveis de serem atribuídos a dispositivos. O número máximo de sub-redes e de endereços de host úteis para cada sub-rede que o Auditor poderá usar são, respectivamente,
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22Q681123 | Sistemas de Informação, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Suponha que uma Auditora Fiscal da área de TI da SEFAZ-BA faz parte da equipe de Gestão de Riscos de Segurança da Informação. Para que possa haver eficácia na descoberta das consequências para os ativos e dos possíveis impactos sobre os negócios da organização, a Auditora procedeu a uma atividade que teve como um dos resultados a lista a seguir
- um Auditor Tributário não estava usando crachá; 
- o firewall não estava bloqueando a porta 1521 na máquina da sala de reuniões 2; - um curto-circuito ocorreu no estabilizador naquela tarde;
- fazia 2 meses que o backup do banco de dados SEFAZ3 não era realizado; 
- a chave da sala de servidores havia sumido; 
- faltou energia na sala da cobertura do prédio ontem;
- o alarme de detecção de intrusos estava quebrado.
Essa lista 
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23Q688617 | Segurança da Informação, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação fez um backup completo de dados da organização, efetuado na noite de segunda-feira. Nas noites posteriores à segunda-feira foi efetuado um backup cumulativo (ou diferencial). Na terça-feira, o arquivo 4 foi acrescentado e nenhum dado foi modificado desde o backup completo. Na quarta-feira, o arquivo 5 foi acrescentado, e na quinta-feira, o arquivo 6 foi acrescentado. Na manhã de sexta-feira, houve a corrupção de dados, exigindo a restauração dos dados utilizando as cópias de backup. Nestas condições, o Auditor deverá restaurar
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24Q690535 | Segurança da Informação, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação foi incumbido de identificar quais unidades, operações e processos de negócios são essenciais para a sobrevivência da organização e avaliar os impactos financeiros, operacionais e de serviços de uma interrupção nesses processos. Deverá, inicialmente, avaliar as áreas funcionais selecionadas para determinar a resistência da infraestrutura para suportar a disponibilidade de informações. Ao final, deverá construir um relatório detalhando os possíveis incidentes e seus impactos (dinheiro ou tempo) nas funções de negócios. Com base nestes impactos potenciais associados à inatividade, a organização irá priorizar e implementar contramedidas para diminuir os riscos de tais interrupções e detalhar estas contramedidas no Plano de Continuidade de Negócio. O trabalho que o Auditor executou constitui o que é chamado de
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25Q686243 | Engenharia de Software, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de TI participou do processo Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos de um projeto da SEFAZ-BA realizado com base no PMBOK 5ª edição. O principal benefício desse processo é a produção de informações quantitativas dos riscos para respaldar a tomada de decisões, a fim de reduzir o grau de incerteza dos projetos. Aplicando-se uma técnica de coleta e apresentação de dados sobre riscos, chegaram-se às faixas de estimativas de custos do projeto apresentada a seguir.
  
                  Elemento da EAP                Baixo                Mais Provável          Alto
                  Projetar                                  $4M                   $5M                             $11M
                  Construir                                $15M                $10M                            $35M
                  Testar                                      $11M                $15M                            $25M
                  Total do projeto                     $30M                $40M                            $71M
 
Considerando esse cenário,
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26Q685683 | Governança de TI, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Solicitou-se a um Auditor Fiscal da área de TI o cálculo do Return Of Investment-ROI com a implantação da ITIL v3, edição 2011, com base nos valores médios para algumas métricas de Gerenciamento de Incidentes. Os valores atuais e as metas de redução são:
I. Incidentes por mês: 5.000                                      Meta de redução: 10% 
II . Tempo médio da 1ª chamada: 12 minutos       Meta de redução: 1 minuto
Considerando que o custo médio de atendimento para cada incidente é de R$ 40,00, o Auditor afirma corretamente que a
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27Q683933 | Informática, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está trabalhando no desenvolvimento de um portal corporativo e deseja desenvolver componentes web reutilizáveis que possam ser agregados (ou plugados) a outras páginas do portal. Estes componentes serão como adaptadores que, depois de prontos, permitirão ao portal integrar uma variedade de fontes de conteúdo e serviços. Os componentes que melhor atendem à necessidade do Auditor são os conhecidos
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28Q682143 | Informática, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Texto associado.
“A Secretaria da Fazenda realizou procedimento que visa estimular os contribuintes paulistas a, voluntariamente, regularizarem as obrigações tributárias que devem ser transmitidas ao Fisco. Em uma etapa da operação foram selecionados 48 contribuintes do Regime Periódico de Apuração com R$ 143 milhões em débitos de ICMS. Esta ação tem caráter orientador, com o objetivo de alertar as empresas sobre divergências em suas declarações e indicar a regularização, porém, a ação pode resultar em indicações de empresas de fachada que apresentaram um conjunto de indícios que sugerem tratar-se de documentos fiscais inidôneos ou de simulação de operações para gerar créditos falsos de ICMS na apuração mensal do tributo a recolher. Para a elaboração da operação autorregularização foram selecionados contribuintes com divergências nas notas fiscais emitidas entre janeiro a dezembro de 2016 em comparação com as informações declaradas nas Guias de Informação e Apuração do ICMS do mesmo período."                                                          (Baseado em: https://portal.fazenda.sp.gov.br)
Ao ler esta notícia, uma Auditora Fiscal da área de TI concluiu, corretamente, que o cruzamento e a análise simultânea de diversas informações, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), inadimplência, regularidade no cumprimento de obrigações, porte da empresa, composição do quadro societário, autos de infração anteriores, localização geográfica e atividade econômica, entre outras,
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29Q687295 | Informática, Auditor Fiscal Tecnologia da Informação Prova II, SEFAZ BA, FCC, 2019

Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação observou que na organização onde trabalha há uma grande quantidade de softwares que necessitam validar e inserir informações de contribuintes na base de dados. Cada um destes softwares é mantido por um prestador de serviços diferente e foi escrito em linguagens de programação distintas. Pensando em uma arquitetura voltada a serviços, o Auditor recomendou corretamente a criação de um
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