Questões de Concursos: Auxiliar de Promotoria

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31 Q2820 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado pelo pronome está adequada.
“além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.”

32 Q2840 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o título publicado na Folha de S. Paulo.

FOLHA APONTA FASANO COMO MELHOR RESTAURANTE DA CIDADE; JÚRI ELEGE O D.O.M.

Considere as afirmações que seguem.

I. A palavra “júri” é acentuada porque é uma paroxítona terminada em vogal.
II. No título, “melhor” é um advérbio de modo.

Está correto o que se afirma em:

33 Q2871 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Sobre o golpe que resultou no período da ditadura militar (1964-1985) no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

34 Q2839 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o título publicado na Folha de S. Paulo.

FOLHA APONTA FASANO COMO MELHOR RESTAURANTE DA CIDADE; JÚRI ELEGE O D.O.M.

Assinale a alternativa que indica uma conjunção que não é adequada para substituir o ponto e vírgula do título, sem alterar o sentido.

35 Q682679 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Em relação aos eletrodutos, a taxa máxima de ocupação trata

36 Q2841 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Não iremos _______ festa de formatura.
II. Ele trabalha como autônomo _____ 4 anos.

37 Q2816 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. De acordo com o autor, as escolas são desnecessárias, pois as crianças e jovens são capazes de aprender tudo sem a presença de professor.

II. De acordo com o autor, as novas gerações são mais inteligentes do que as anteriores.
Está correto o que se afirma em:

38 Q2835 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere a oração abaixo e as afirmações.

Seguem anexo as cópias do contrato.
I. Há um erro de concordância verbal.
II. Há um erro de concordância nominal.

Está correto o que se afirma em:

39 Q2818 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. Pode-se inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade.

II. De acordo com o texto, a Índia está mais desenvolvida do que o Brasil porque investe no uso de computadores para os jovens.

Está correto o que se afirma em:

40 Q2866 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

Só o nosso hotel te oferece o conforto que você merece.

I. Há um problema no uso dos pronomes no período, pois não há uniformidade no tratamento.
II. A palavra “só” é empregada como adjetivo no período.

Está correto o que se afirma em:
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