Início

Questões de Concursos Auxiliar de Sala

Resolva questões de Auxiliar de Sala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q811395 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 regulamenta o atendimento das crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas, isto é, em instituições que se diferenciam da família. As assertivas que apontam as mudanças e avanços em relação à Educação Infantil, pós LDBEN/96 são?

I. A Educação Infantil passou a fazer parte da educação básica, constituindo-se como primeira etapa da mesma.

II. Exigência de formação mínima (ensino médio) para os profissionais de Educação Infantil, propondo como ideal a formação em nível superior.

III. A Educação Infantil compreende a faixa etária de 0 a 6 anos de idade: crianças de 0 a 3 anos, atendimento em creche e crianças de 4 a 6 anos, atendimento em pré-escola.

IV. A Educação Infantil, pertencendo ao sistema de ensino, fazendo parte da primeira etapa da educação básica, tem como objetivo fundamental o ensino e a aprendizagem, nas diferentes áreas, com a finalidade de promoção para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

V. Finalidade de desenvolvimento integral da criança nos seus múltiplos aspectos (físico, psicológico, intelectual e social) em complementaridade às ações da família e da comunidade.

Assinale a alternativa que contém todas as assertivas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q326447 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q321045 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:

I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.

II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.

III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.

IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.

Assinale a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q324098 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“A prática de jogos e brincadeiras na educação infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.” Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q319012 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:

I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.

II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.

III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.

IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q325171 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Desenvolver atividades pedagógicas que promovam o desenvolvimento da percepção sensorial no primeiro ano de vida, implica planejar e oportunizar situações para que a criança possa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q814516 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

São prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Educação, aprovadas pela Lei n° 10.172/2001:

I. Garantia de ensino fundamental obrigatório de oito anos a todas as crianças de 7 a 14 anos.

II. Valorização dos profissionais da educação.

III. Garantia de acesso e permanência, a todos os brasileiros, aos níveis de ensino médio e superior, seja na forma presencial ou à distância.

IV. Desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em todos os níveis de ensino.

V. Erradicação do analfabetismo brasileiro, num prazo máximo de 03 anos a contar da data da promulgação da Lei.

Estão corretas as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q320684 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.

( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.

( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.

( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.

( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q319302 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo.” Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q325659 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q326033 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:

Coluna A

1. Abordagem tradicional. 
2. Abordagem comportamentalista.
 3. Abordagem humanista. 
4. Abordagem cognitivista 
5. Abordagem sócio-cultural.

Coluna B

( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo. 
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto. 
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
 ( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
 ( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q807124 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, em seu artigo 11, atribui aos municípios as seguintes incumbências:

I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

II. Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

III. Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.

IV. Autorizar e reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos de instituição superior, instalados no município.

V. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

Estão corretas as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q320059 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Com a GLOBALIZAÇÃO da sociedade, a categoria "infância" tem sofrido impactos, pois a globalização, ao mesmo tempo em que inclui alguns, permitindo o acesso aos bens culturais, exclui outros que ficam à margem da sociedade, interferindo de maneira direta nos papéis vivenciados pelas crianças. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos que influenciam nos papéis sociais, atribuídos à infância, assinalando a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q322467 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o objetivo da educação infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.” Com base na citação, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q328595 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

As interações sociais entre os sujeitos adulto-criança e criança-criança promovidas no interior das Instituições de Educação Infantil, concretizam ações importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:

I. o processo de trocas sociais possibilitam à criança a inserção em práticas diferenciadas, possibilitando o contato com conhecimentos historicamente acumulados por pessoas da sua cultura.

II. na interação criança-criança, deve-se propiciar momentos para que bebês e crianças bem pequenas aproveitem a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências.

III. as interações das crianças devem ser consideradas apenas como momentos de brincadeira e imitação de atividades dos adultos, não sendo fundamentais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

IV. na interação adulto-criança, o adulto tem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas, na estimulação da linguagem, na exploração do ambiente em que vive, na conquista do andar.

V. a interação adulto-criança, na instituição de Educação Infantil, deve limitar-se às intervenções e orientações do professor para a criança sobre os momentos da rotina.

Assinale a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q319097 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Analise as afirmativas correlatas a seguir.

I. “Quando utilizam a linguagem do faz de conta, as crianças enriquecem sua identidade.”

PORQUE

II. “Podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.”

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q322370 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q444296 | Direito Constitucional, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Assinale a alternativa que corresponde ao período que demarca o surgimento e o direito ao atendimento às crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q323555 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A família, historicamente, tem sido considerada um espaço importante de oportunidades educativas para o desenvolvimento da criança. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos, acerca da importância do papel da família, assinalando a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q328925 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:

1 - Reflexividade crítica

2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)

( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática. 
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.

A seqüência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.