Questões de Concursos: Ciências Sociais Sociologia

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11 Q171413 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture.
Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).

No fragmento acima, Bourdieu e Passeron

12 Q169798 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do pagamento à vista. A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. [] Essa revolução contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas, as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas. [] As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e de troca, assemelham-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. (com adaptações). A partir do texto acima e considerando as ideias de Marx e Engels, baseadas numa perspectiva dialética, avalie as afirmações que se seguem.

I. A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história.
II. A classe social burguesa e a classe proletária surgiram a partir da sociedade capitalista.
III. Nas sociedades capitalistas as relações sociais estão em constante transformação.
IV. O proletariado possui a missão histórica de negar e superar a sociedade capitalista.

É correto apenas o que se afirma em

13 Q171004 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o homem cordial. A lhaneza [afabilidade] no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar boas maneiras, civilidade. São antes expressões de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 146-147.

Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda utiliza o conceito de homem cordial

14 Q170413 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até arranjar a vida. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).

CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.

Considerando que o texto acima pode ser articulado ao trabalho do antropólogo francês Marcel Mauss, para quem as relações de troca são fundamentais em todas as sociedades, analise as afirmações que se seguem.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.

II. A troca de presentes é baseada em relações de reciprocidade.

III. O que fundamenta as relações de troca de presentes é o ganho econômico obtido a partir dos bens trocados.

IV. A prática social da troca de presentes origina-se com a consolidação do modo capitalista de produção.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q169979 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois,
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346.

O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?

16 Q171691 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.

MENDRAS, H. O que é sociologia? São Paulo, 2004 (com adaptações)

. Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras.

A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.

PORQUE

O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

17 Q171820 | Ciências Sociais, Etnografia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Às vezes ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas. Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o quê e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243 (com adaptações).

Nesse fragmento de texto, Evans-Pritchard argumenta que

18 Q170266 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura como algo externo ao homem ou como algo superorgânico. Opõe-se também, à concepção de que a Antropologia é uma ciência experimental que busca a descoberta de leis. No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções.

A etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura.

PORQUE

Os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

19 Q170456 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão.+ já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82.

Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.

20 Q170574 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçador a espada. Ou veja o próprio nome, Leviatã, que é um monstro bíblico, que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor (awe) que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao Direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?

WEFFORT, F. C. Os clássicos da Política, v. II. São Paulo: Atlas, 2008 (com adaptações).

Com relação ao Estado hobbesiano e às ideias de Hobbes, conclui-se que

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