Questões de Concursos: Cinegrafia

Prepare-se para a prova com questões de Cinegrafia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q891796 | Áudio e Vídeo, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Nos estúdios de gravação de audiovisual, o tipo de cabo comumente empregado para reduzir interferências e garantir a qualidade do sinal de áudio e vídeo, é o

12 Q891797 | Áudio e Vídeo, Operação e Operador, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Quando uma produção de TV ocorre fora do estúdio, é denominada como externa. Um dos equipamentos indispensáveis em uma gravação externa de TV é o tripé de câmera.
Assinale a opção que indica a função primordial do tripé de câmera.

13 Q891801 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

A técnica de três pontos, técnica de iluminação básica muito usada na dramaturgia e no jornalismo, é definida pelo uso de

14 Q891802 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Todas as fontes de luz apresentam, de alguma forma, variações de cor em sua composição. O sistema desenvolvido para descrever essa variação é conhecido como temperatura de cor, medida em graus Kelvin.
Com relação aos mecanismos de correção de temperatura de cor, analise os itens a seguir.

I. Os Filtros Corretivos são específicos para modificar as temperaturas de cor; os CTBs (azuis) aumentam a temperatura de cor das fontes luminosas e os CTOs (âmbar) baixam a temperatura de cor das fontes luminosas.
II. Filtros de densidades neutras são utilizados para reduzir a intensidade de luz incidente, ajustando automaticamente a temperatura de cor.
III. Se uma câmera está preparada para captar em 3200K e o local de filmagem é exterior, sob a luz do dia, deve-se usar um dos filtros de cor azul, para baixar a temperatura de cor da luz do dia de 5500K para 3200K.

Está correto o que se afirma em

15 Q891806 | Áudio e Vídeo, Imagem, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Quando se captura imagem em RAW, um formato de “negativo digital” sem compressão, há câmeras que chegam a fotografar em 16 bits, o que dá 65.536 tons dentro de cada canal de cor, e mais de 280 trilhões de possibilidades de cores.
A relação quantidade de bits/possibilidades de cores, é chamada de

16 Q891807 | Áudio e Vídeo, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

A correta captação de áudio é fundamental para uma boa qualidade do produto audiovisual. Com relação a adequada captação de som, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de um pop filter pode ajudar a reduzir os ruídos indesejados causados pelas saturações sonoras ao se pronunciar certos sons durante a gravação de áudio.
II. A utilização de cabos balanceados é preferível em estúdios de gravação devido à sua capacidade de minimizar interferências e ruídos externos.
III. O microfone hipercardioide é usado para captar o som por todas as direções. Também é conhecido como microfone panorâmico.

Está correto o que se afirma em

17 Q891805 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Com relação à distância focal e a profundidade de campo em objetivas fotográficas (lentes), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quanto maior a distância focal, maior a profundidade de campo, independentemente da abertura utilizada.
( ) Quanto mais longa a distância focal, menos profundidade de campo será gerada, mesmo em aberturas menores, como f:5.6.
( ) A profundidade de campo permanece constante, independentemente da abertura da objetiva utilizada.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.