Questões de Concursos: Controlador de Recursos Municipais

Prepare-se para a prova com questões de Controlador de Recursos Municipais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q522228 | Auditoria, Planejamento, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação e os conceitos e aplicações da auditoria, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação.

Na avaliação do controle interno, o auditor verificou que, para cada cheque preparado, existia um voucher em que o pagamento era autorizado, mediante a anexação dos respectivos documentos comprobatórios. As assinaturas nos cheques e nos voucherseram coincidentes e os documentos comprobatórios haviam sido inutilizados. Nessa situação, é correto concluir que os controles internos eram satisfatórios.

52 Q738569 | Economia, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para a nova economia globalizada, o estudo da economia e das finanças internacionais é fundamental para o entendimento das regras que norteiam as transações entre países. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Tradicionalmente, no Brasil, a conta de serviços e renda, que integra a conta-corrente, é superavitária, o que contribui para reduzir os desequilíbrios externos.

53 Q521602 | Auditoria, Auditoria Interna, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação e os conceitos e aplicações da auditoria, julgue os seguintes itens.

O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, caso em que assumirá a responsabilidade pelo trabalho do grupo, independentemente da habilitação dos seus participantes.

54 Q742962 | Economia, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação a questões de desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mensura o nível de desenvolvimento humano dos países e, para tal, leva em conta indicadores de educação e longevidade, porém, exclui a dimensão renda, já que essa dimensão já está contemplada no cômputo do PIB.

57 Q739452 | Economia, Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário Análise IS LM, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens que se seguem.

A adoção de políticas monetárias restritivas para combater a inflação é mais eficaz quando a curva LM é perfeitamente inelástica em relação à taxa de juros.

58 Q537957 | Engenharia Civil, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O transporte terrestre de cargas perigosas no território nacional deve atender a requisitos específicos determinados pela legislação vigente. Os documentos exigidos para o transporte deste tipo de produto incluem Ficha de Emergência e Envelope para Transporte. Quanto às características e conteúdo desse documento, julgue os seguintes itens.

A Ficha de Emergência deve conter, de forma concisa, a natureza dos riscos apresentados pelos produtos e as medidas a serem adotadas em caso de emergência.

59 Q529589 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Amplamente difundido e utilizado no país para calcular a precipitação efetiva a partir da precipitação total, o método do Soil Conservation Service é baseado no parâmetro CN, conhecido como Curva Número. Em relação ao parâmetro CN, julgue os seguintes itens.

O parâmetro CN é determinado em função do tipo de solo, que é classificado em quatro categorias, A, B, C e D, em que A é a mais impermeável e D, a mais permeável.

60 Q531429 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Nas concorrências de âmbito internacional, a cotação dos preços deve obedecer às disposições de lei específica que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

É permitido ao licitante estrangeiro cotar preços em moeda estrangeira, com exceção do licitante estrangeiro pertencente ao MERCOSUL, que deverá cotar necessariamente em real.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.