Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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11 Q818983 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 —, a formação dos profissionais da educação deve ter como fundamentos a associação entre teoria e prática e o aprimoramento da formação em experiências anteriores. Com relação à LDB, assinale a opção incorreta.

12 Q812304 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

É vedado à escola de acordo com a LDB – Lei 9394/96:

13 Q326914 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de

14 Q324728 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.

I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.

II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.

III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.

IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

15 Q326416 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A construção do projeto pedagógico da escola

16 Q328854 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá

17 Q818697 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) deslocou o foco do ensino para a aprendizagem. Ou seja, o trabalho desenvolvido pela escola passou a ser pautado a partir do que os alunos devem aprender e não mais nos métodos de ensino. O fator que motivou essa nova opção conceitual e metodológica foi

18 Q324215 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

19 Q319601 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

20 Q328689 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

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