Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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101 Q320093 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A coordenadora pedagógica de uma escola pública teve a interessante iniciativa de levar para a reunião semanal com os professores as vinte metas estabelecidas no projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para serem atingidas até 2020. A discussão serviu para notarem que algumas metas são audaciosas para o momento enquanto outras já são atingidas na escola. Com base nas metas e nas políticas públicas, é correto afirmar que na lista não está previsto para 2020

102 Q325350 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor acaba de ingressar na escola Caminhos do Aprender, escola da rede pública de ensino, e solicita o Projeto Político-Pedagógico da escola ao coordenador pedagógico, a fim de conhecer um pouco mais sobre aquela unidade escolar. O coordenador diz não saber onde está o Projeto Pedagógico e que, provavelmente, deve estar na sala do diretor, por se tratar de um “documento burocrático”. Ao falar com o diretor, ele diz que não sabe exatamente onde o documento está, mas que, quando encontrar, deixará com Carlos para que leia. Diante das Leis que regem a Educação, pode-se afirmar que

103 Q328578 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

As Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental norteiam o desenvolvimento do Projeto Pedagógico de estados, municípios e unidades escolares, uma vez que

104 Q321887 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Educação, na década de 1990, para garantir a universalização da educação e a regularização do fluxo dos alunos no que se refere à relação idade/série foi a

105 Q325160 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

106 Q325436 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que

107 Q324024 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:

108 Q319431 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A coordenadora pedagógica em alguns momentos depara-se com situações delicadas no seu dia a dia profissional, em que sua atuação na escola, juntamente com a equipe gestora e com o grupo de professores e comunidade escolar não é suficiente, pois há casos mais difíceis de serem solucionados apenas no âmbito escolar. Assim, é preciso acionar o Conselho Tutelar. A respeito desse órgão e com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que

109 Q807984 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com as DCN para a Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a essa modalidade de educação.

110 Q322774 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campinas, decidiu-se alterar alguns itens na merenda de modo que a alimentação escolar pudesse ser mais saudável e que fosse proveniente da agricultura familiar. Propor critérios e modificações para o melhor andamento dos serviços educacionais faz parte das atribuições do Conselho Municipal de Educação. Além dessa, assinale a alternativa que apresenta quais são algumas das outras funções atribuídas a esse órgão.

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