Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de Coordenador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q327669 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola de Ensino Fundamental da Rede Pública de Campinas em que Júlia trabalha como coordenadora pedagógica, havia uma professora que não está mais na escola, pois foi readaptada para outra unidade escolar (de Educação Infantil) e está exercendo atividades na secretaria. De acordo com a Lei Municipal nº 6.894/91, os motivos que poderiam ter levado a professora a ser readaptada em outra função e escola são:

112 Q320218 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na primeira reunião pedagógica, a equipe gestora de uma escola municipal de Campinas, por considerar a importância de sustentar a gestão democrática para o bom andamento dos trabalhos realizados na escola, conversou com o grupo de professores e funcionários em geral sobre a aplicação da verba recebida. Espontaneamente, cada um disse o que considerava que precisava melhorar na escola no tocante às questões físicas ou pedagógicas. De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, é possível afirmar que na lista dos produtos ou serviços a serem adquiridos, certamente, não faz parte

113 Q898348 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Inovações Pedagógicas e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido, visam reforçar o papel do professor como a figura central do processo de ensino-aprendizagem, aumentando a quantidade de conteúdo teórico abordado nas aulas.
II - No modelo de sala de aula invertida, o estudante estuda o conteúdo teórico em aula, junto com o professor, e aplica o conhecimento em atividades práticas fora do ambiente escolar.
III - O ensino híbrido oferece uma abordagem flexível que mescla atividades presenciais e a distância, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo enquanto mantêm a interação e o suporte presencial para um aprendizado mais completo.

115 Q898345 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“A avaliação institucional é um processo aplicado para que as escolas coletem informações sobre sua operação, envolvendo desde o ambiente físico até a metodologia pedagógica e a comunicação”. (Portal Melhor Escola. Acesso em 11.11.2024).
Aponte a altertativa que melhor descreve as etapas de uma avaliação institucional.

116 Q900036 | Pedagogia, Concepções de currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As teorias curriculares são fundamentais para entender como o currículo é concebido e implementado. Elas podem ser tradicionais, críticas ou pós-críticas, cada uma com suas abordagens e implicações. Sobre o assuntojulgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) As teorias pós-críticas do currículo focam na neutralidade e na formação de trabalhadores especializados.
(__) As teorias críticas do currículo questionam as desigualdades sociais e buscam uma educação mais justa.
(__) As teorias tradicionais consideram a importância de raça, cultura e gênero no currículo.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

117 Q898356 | Pedagogia, Concepções de currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o Projeto Pedagógico Curicular (PPC) é INCORRETO afirmar:

118 Q898353 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Ainda no cenário do clima escolar, entendemos que existem várias dimensões que precisam ser levadas em consideração para se proceder uma adequada avaliação do clima na escola. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta exemplos de dimensões que melhor se adequa ao contexto em questão.

119 Q898357 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas”.

Disponível em:

https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade/#:~:text=Interdi sciplinaridade%20%C3%A9%20um%20conceito%20que,a mpla%20a%20respeito%20dessas%20tem%C3%A1ticas.


Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Interdisciplinaridade e a seguir aponte a alteernativa CORRETA.


I - Auxilia na formação de cidadãos bem informados e empáticos, pois desafia as pessoas a se colocarem no lugar umas das outras para entender o que está por trás de uma crença.


II - Procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.


III - É um conceito novo e revolucionário que está sendo aplicado em todas as instituições de ensino e em todos os níveis educacionais, muito embora seja notório o enfrentamento de barreiras na sua aplicação.

120 Q900034 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Quais são os princípios que pautam as ações da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.