Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de Coordenador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

151 Q901131 | Pedagogia, PCN's, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 49)

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:

I. A Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou como competência dos estados, em colaboração com os municípios, a elaboração de diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar uma formação básica comum.

II. O termo “parâmetro” visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país;

III. A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

152 Q901132 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. p.30)

Em relação a algumas destas tendências, analise as afirmativas abaixo:

I. A “pedagogia tradicional” é uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria.

II. A “pedagogia renovada” é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Aqui, o centro da atividadeescolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso.

III. A “pedagogia libertadora” tem suas origens nos movimentos de educação popular que ocorreram no final dos anos 50 e início dos anos 60. Nesse movimento, o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, tendo o professor como figura central.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

153 Q898343 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

As alternativas abaixo trazem informações que versam sobre Gestão Escolar. Qual delas apresenta conteúdo INCORRETO?

154 Q898351 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do contexto da psicologia da infância e da adolescência, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta conteúdo INCORRETO.

155 Q898352 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“O clima escolar está relacionado com a qualidade de vida e do processo de ensino e aprendizagem. Ele pode influenciar o comportamento dos alunos, como o bullying, a agressão física, o uso de substâncias e o desempenho acadêmico”.


Analise as assertivas abaixo que tratam do clima escolar e da gestão de conflitos. A seguir aponte a alternativa CORRETA.


I - O clima escolar é um aspecto subjetivo e psicossocial que impacta diretamente a qualidade de vida e o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola.


II - A gestão do clima escolar não se limita às relações entre professores e gestores, ela considera também a participação dos alunos e demais membros da comunidade escolar.


III - O clima escolar é uma característica fixa da escola e não sofre alterações ao longo do tempo, independentemente das práticas de gestão adotadas.

156 Q898354 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“A Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.
A redação acima está disposta no art.58 de qual Lei?

157 Q905137 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

As concepções e tendências pedagógicas contemporâneas buscam responder aos desafios da educação atual, promovendo o desenvolvimento integral do estudante e adequando o ensino às novas demandas sociais. Dentre as alternativas a seguir, qual apresenta uma concepção INCORRETA sobre essas tendências?

158 Q905138 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo.

I. O bullying pode assumir diversas formas, incluindo agressões físicas, verbais e psicológicas, e pode ocorrer tanto presencialmente quanto em ambientes virtuais, como redes sociais.

II. Uma característica fundamental do bullying é o desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, onde o agressor exerce controle ou intimidação constante sobre a vítima.

III. O bullying é apenas uma fase comum na vida escolar e, por isso, não é necessário intervir, uma vez que as crianças e adolescentes geralmente superam esses conflitos sozinhos.

É CORRETO afirmar que:

159 Q905142 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A Lei 8.069/1990 é um importante marco legal na proteção de direitos de um grupo específico no Brasil. Sobre o que trata essa lei?

160 Q905143 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

No contexto educacional, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oferecem diversas estratégias e recursos pedagógicos que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Sobre essas estratégias e recursos, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.