Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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31 Q329111 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir

32 Q325993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

33 Q328922 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. O Conselho Escolar pode ter como atribuições as seguintes definições, EXCETO:

34 Q324159 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:

35 Q322440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

36 Q320232 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à

37 Q327747 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O plano de gestão escolar é

I. condição de garantia da autonomia da escola.

II. planejamento de ações individuais do gestor.

III. documento de identidade da escola.

IV. retrato do projeto coletivo.

V. burocracia inerente ao diretor.

Está correto o apresentado APENAS em

38 Q321731 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Cristina é mãe de Rodrigo e, antes de matriculá-lo na Escola Saber e Crescer, resolveu conversar com a coordenadora pedagógica para conhecer um pouco mais sobre o projeto pedagógico da escola, compreender a organização do currículo, os espaços disponíveis na escola e a concepção de educação que norteia a prática dos profissionais que atuam na unidade. Por tratar-se de uma escola pública e Rodrigo ter 6 anos completos, a coordenadora ficou ciente de que a ele serão assegurados, obrigatoriamente, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, direitos como

39 Q327280 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Esse documento legal

40 Q320590 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.

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