Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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41 Q811836 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei no 9.394/96) deslocou o foco do ensino para o da aprendizagem e não é por acaso que sua filosofia não é mais a da liberdade de ensino, mas a

42 Q326690 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:

43 Q809275 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Conforme as DCNEI, as instituições de educação infantil devem promover, em suas propostas pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. Nessa concepção, as instituições de educação infantil são concebidas como

44 Q327819 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora, de cujas aulas são dinâmicas e envolventes, notou que muitos de seus alunos obtiveram notas baixas ao final do trimestre. As perguntas feitas em sua prova final eram descontextualizadas da realidade e desarticuladas das aulas. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta qual seria a melhor postura de avaliação desses alunos.

45 Q815850 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem ser criadas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores. Da direção das instituições de educação infantil deve participar, necessariamente, um educador. Entende-se por educadores, nessa proposição, os

46 Q328942 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de

47 Q320741 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Segundo Martins (2008),

As relações estabelecidas no cotidiano e em situações de reuniões colegiadas são tecidas em processos de longas negociações e conflitos, tanto no que diz respeito às diretrizes centrais (acentuadas diante das características fortemente burocrático-racionais da instituição), quanto no que diz respeito à busca de soluções para problemas do cotidiano (...)

Para garantir que o espaço seja participativo e um local de deliberações e encaminhamento de demandas, o papel da equipe gestora deve ser principalmente o de

48 Q327729 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo ? HTPC específica, para que os professores das disciplinas

49 Q327066 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

50 Q327001 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um diretor, após receber os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo de sua escola, identifica que as habilidades previstas na Proposta Pedagógica e nos Planos de Ensino de sua unidade não dialogam com a matriz de habilidades previstas no Saresp. Para conseguir melhores resultados na avaliação, o diretor, junto com o professor coordenador, decide desenvolver ações formativas com os professores da escola. Neste sentido, os principais documentos a serem utilizados nessa ação formativa são

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