Questões de Concursos: Coordenador Pedagógico

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61 Q326794 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Como modalidade da educação básica, mas com identidade própria, a educação de jovens e adultos (EJA) deve considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Além disso, a EJA deve pautar-se pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das DCN e na proposição de um modelo pedagógico próprio. À luz dessas idéias, assinale a opção correta.

62 Q813772 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental devem comunicar ao órgão responsável os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas; elevados níveis de repetência. Para esses casos, entende-se por órgão responsável o(a)

63 Q818842 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei n.º 8.069/1990 —, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

 I ensino fundamental, obrigatório e gratuito.

II atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em escolas de ensino especial.

III atendimento em creches e pré-escolas para crianças de zero a seis anos de idade.

IV oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

A quantidade de itens certos é

64 Q322529 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que

65 Q325679 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma recém-ingressante na função de coordenadora pedagógica recebeu do Governo Federal um exemplar da Constituição da República Federativa do Brasil e dedicou-se a lê-lo, iniciando pelas Seções que tratam da Educação. Sobre o Capítulo III, Seção I – Da Educação, assinale a alternativa correta.

66 Q324207 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve

67 Q327772 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora atuante em uma escola pública constantemente faz consultas aos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais e à Proposta Pedagógica da Rede para que possa desenvolver conteúdos específicos ao ano/ ciclo com que trabalha e promover avanços significativos junto aos alunos. Sobre os PCN, assinale a alternativa correta.

68 Q320738 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

69 Q326377 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:

70 Q323635 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:

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