O cuidador, muitas vezes mais que o professor, tende a
ter um contato de proximidade com o aluno que pode
expressar seus sentimentos e necessidades de formas
verbais e não verbais. Esse profissional pode identificar
sinais passados pelo aluno para melhorar sua estada na
escola. Esse estreitamento de relação gera aproximação
e pode trazer conflitos semelhantes aos que cuidadores
familiares atravessam, pois essa relação ultrapassa a
realização de um serviço remunerado, uma vez que esse
trabalho é permeado de humanização.
Fonte: Batista, J.F.; Penha, M.R. Cuidador de Aluno no Ambiente
Escolar por uma Formação Ontológica. Porto Velho: Ed. das autoras,
RO, 2021.
Assinale a alternativa que está de acordo com o excerto
apresentado:
a) O trabalho de cuidador é uma relação de tanta
proximidade, quase familiar, que nem precisaria ser
remunerado.
b) Nunca existe nenhum tipo de conflito na relação
entre cuidador e aluno.
c) O cuidador, pela proximidade com o aluno, consegue
avaliar suas expressões, mesmo não-verbais.
d) O trabalho de cuidador não é humanizado, por isso
gera uma relação de aproximação entre ele e o
aluno.
e) A relação entre o cuidador e o aluno tende a ser uma
relação mais distante do que entre aluno e professor.