Questões de Concursos: Cuidador de Aluno Especial

Prepare-se para a prova com questões de Cuidador de Aluno Especial de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q893938 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Recentes pesquisas (Lipkin et al., 2020) confirmam que o neurodesenvolvimento é definido como a interrelação dinâmica entre ambiente, genes e cérebro, pela qual este último se desenvolve ao longo do tempo para estabelecer funções adaptativas sensoriais, motoras, cognitivas, linguísticas, socioemocionais, culturais e comportamentais. Assim, para proporcionar oportunidades de aquisição da linguagem é fundamental o/a:

13 Q893942 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Renato trabalha em uma escola municipal e teve acesso ao conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, que visa à prevenção dos riscos de saúde inerentes às tarefas do seu cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Dada a sua finalidade, pode-se afirmar que essas normas e procedimentos estão diretamente relacionados:

14 Q893929 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Com base nos preceitos legais vigentes, pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de:

15 Q893930 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Buscando superar a visão do caráter substitutivo da educação especial ao ensino comum, a oferta do atendimento educacional especializado será planejada para ser realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para:

16 Q893931 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Uma das atribuições do cuidador de alunos especiais é entender as atividades da vida diária (AVD), pois deverá auxiliar, por exemplo, um aluno com deficiência física que pode ter dificuldade em realizar tarefas:

17 Q893932 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069, como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis, as crianças e os adolescentes têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entre os aspectos que compreendem o direito à liberdade temos:

18 Q893941 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

No processo de desenvolvimento, algo que diferencia um bebê com deficiência física de outro, é que ele, pela impossibilidade de deslocar-se para explorar espontânea e naturalmente o meio, passa a ter privações de experiências sensoriais. Nesses casos, a estimulação precoce é justificada, pois:

19 Q893934 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam para a relevância da avaliação investigativa, pois instrumentalizará a equipe de profissionais que atuam com crianças para que possa pôr em prática seu planejamento de forma:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.