Questões de Concursos: Design de Produtos Prepare-se para a prova com questões de Design de Produtos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Design de Produtos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q911755 | Designer Gráfico, Desenho em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Na representação gráfica de objetos, a escala selecionada depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado, assim como da finalidade do desenho técnico. PORQUE II. Na escala de redução 1:2, o produto, quando fabricado, deve ter, no seu formato final, a metade do tamanho definido nas cotas do desenho técnico. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q911769 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Sobre o movimento estético e social Arts and Crafts, que surgiu por volta da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa correta. a) Posicionou-se fortemente contra o impressionismo francês, rejeitando a representação realista ao utilizar cores intensas e formas distorcidas. b) Incentivou a busca por ideais de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça, denominados “boa forma”, conforme os parâmetros do belo clássico. c) Baseou-se nas cores primárias e formas geométricas como meio de expressão. Os produtos desenvolvidos apresentam uma estética minimalista. d) Trata-se de um movimento que se baseia no figurativismo expressionista e que apoia sua expressão gráfica principalmente em formas orgânicas extraídas da natureza. e) Estabeleceu a conexão entre o trabalho artesanal e a boa qualidade dos produtos, promovendo a criatividade no artesanato como maneira alternativa à mecanização e à produção em larga escala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado. a) Executiva, harmônica e artística. b) Funcional, artística e simbólica. c) Prática, estética e simbólica. d) Manual, sensorial e estética. e) Prática, manual e sensorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q911752 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024A Revolução Industrial transformou muitos setores, incluindo o Design. Novas tecnologias e métodos de produção mudaram essa área, moldando sua prática moderna. Sobre o impacto da Revolução Industrial no Design, analise as afirmações abaixo: 1. A Revolução Industrial limitou a criatividade no Design, restringindo designers a métodos tradicionais de produção manual, como o artesanato. 2. A introdução de máquinas e processos industriais permitiu padronização e eficiência na produção de produtos, ampliando seu alcance e acesso. 3. A Revolução Industrial pouco impactou o Design, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até a era digital contemporânea. 4. Durante a Revolução Industrial, o Design foi substituído pelo artesanato e práticas manuais, valorizando o trabalho do artesão. 5. A Revolução Industrial possibilitou a divisão das etapas produtivas e o desenvolvimento de métodos de projeto mais eficientes. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: a) 02. b) 05. c) 06. d) 07. e) 09. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q911767 | Designer Gráfico, Linguagem, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Qual é a importância do desenvolvimento de modelos e protótipos no design de produto? a) Reduz os custos de fabricação do produto, já que o modelo é a última versão do projeto. b) Auxilia na visualização da forma e na verificação de testes antes da produção em larga escala. c) Elimina a necessidade de testes com o público, pois, com o modelo, é possível iniciar a fabricação. d) Impede que seja possível reformular o desenho do ponto de vista projetual, ergonômico e estético. e) Permite a aceitação do produto no mercado, já que o protótipo garante a aprovação do usuário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q911768 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024O rendering manual é um dos meios de representação no design de produtos, pois permite visualizar conceitos, explorar formas e materiais, e comunicar ideias de maneira clara e eficiente. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os materiais utilizados no rendering manual às suas funções. Coluna 1 1. Marcadores. 2. Giz pastel seco. 3. Caneta nanquim. 4. Guache branco. Coluna 2 ( ) Proporciona homogeneidade nas cores e transparência ao rendering. ( ) Utilizado para criar pontos de brilho intenso em superfícies polidas. ( ) Preenche superfícies com uniformidade na cor e secagem rápida. ( ) Permite destacar contornos, sombras intensas e criar hachuras. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) 2 – 1 – 4 – 3. b) 1 – 3 – 2 – 4. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 2 – 4 – 1 – 3. e) 4 – 1 – 3 – 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q911760 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Surgido no final do século XIX, este movimento artístico destacou-se no Design por suas linhas orgânicas e sinuosas, inspiradas na natureza. Com formas fluidas e motivos florais, valorizava a integração entre forma e função, empregando materiais como vidro, metal e cerâmica. Buscava romper com estilos históricos, celebrando a beleza natural e a criatividade artística. O trecho refere-se ao movimento: a) De Stijl. b) Art Déco. c) Bauhaus. d) Art Nouveau. e) Construtivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q911764 | Designer Gráfico, Marketing em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Como se sabe, a integração do Marketing e do Design é cada vez mais presente no desenvolvimento de produtos. Por meio dela, é possível compreender as necessidades e desejos dos clientes, promovendo uma abordagem que alia funcionalidade, estética e experiência. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir: I. É necessário compreender profundamente as necessidades dos clientes para integrar o Marketing e o Design de maneira eficaz, criando, assim, produtos de maior valor agregado. II. A experiência do usuário deve ser central no desenvolvimento de produtos, combinando funcionalidade e estética desde o início do processo de design. III. O marketing do produto deve ser considerado apenas após o produto estar pronto, quando estiver em vias de distribuição no mercado. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q911765 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024O Design Thinking é um(a) __________ que emprega os métodos do Design como recursos para a solução de problemas ou oportunidades. Entre as etapas, destacam-se a ________,o desenvolvimento de personas, a geração de alternativas, a __________, entre outras etapas possíveis (Brown, 2020). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. a) sistema – empatia – fabricação b) abordagem – entrevista – modelagem c) teoria – aproximação – fabricação d) abordagem – empatia – prototipação e) sistema – entrevista – prototipação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q911771 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Acerca dos princípios da Gestalt no desenvolvimento de produtos para o Design, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. No princípio do fechamento, o cérebro completa formas automaticamente em espaços vazios ou formas inacabadas. No Design de Produto, essa lei sugere funções com poucos elementos, permitindo que usuários percebam o design de maneira completa e intuitiva, mesmo com poucas informações. PORQUE II. No princípio da continuidade, os elementos alinhados seguem um fluxo e são percebidos como parte de um padrão. No Design de Produto, a continuidade guia o olhar do usuário por meio de linhas e curvas, direcionando a atenção para funções importantes, melhorando a experiência do usuário. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q911755 | Designer Gráfico, Desenho em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Na representação gráfica de objetos, a escala selecionada depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado, assim como da finalidade do desenho técnico. PORQUE II. Na escala de redução 1:2, o produto, quando fabricado, deve ter, no seu formato final, a metade do tamanho definido nas cotas do desenho técnico. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q911769 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Sobre o movimento estético e social Arts and Crafts, que surgiu por volta da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa correta. a) Posicionou-se fortemente contra o impressionismo francês, rejeitando a representação realista ao utilizar cores intensas e formas distorcidas. b) Incentivou a busca por ideais de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça, denominados “boa forma”, conforme os parâmetros do belo clássico. c) Baseou-se nas cores primárias e formas geométricas como meio de expressão. Os produtos desenvolvidos apresentam uma estética minimalista. d) Trata-se de um movimento que se baseia no figurativismo expressionista e que apoia sua expressão gráfica principalmente em formas orgânicas extraídas da natureza. e) Estabeleceu a conexão entre o trabalho artesanal e a boa qualidade dos produtos, promovendo a criatividade no artesanato como maneira alternativa à mecanização e à produção em larga escala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado. a) Executiva, harmônica e artística. b) Funcional, artística e simbólica. c) Prática, estética e simbólica. d) Manual, sensorial e estética. e) Prática, manual e sensorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q911752 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024A Revolução Industrial transformou muitos setores, incluindo o Design. Novas tecnologias e métodos de produção mudaram essa área, moldando sua prática moderna. Sobre o impacto da Revolução Industrial no Design, analise as afirmações abaixo: 1. A Revolução Industrial limitou a criatividade no Design, restringindo designers a métodos tradicionais de produção manual, como o artesanato. 2. A introdução de máquinas e processos industriais permitiu padronização e eficiência na produção de produtos, ampliando seu alcance e acesso. 3. A Revolução Industrial pouco impactou o Design, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até a era digital contemporânea. 4. Durante a Revolução Industrial, o Design foi substituído pelo artesanato e práticas manuais, valorizando o trabalho do artesão. 5. A Revolução Industrial possibilitou a divisão das etapas produtivas e o desenvolvimento de métodos de projeto mais eficientes. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: a) 02. b) 05. c) 06. d) 07. e) 09. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q911767 | Designer Gráfico, Linguagem, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Qual é a importância do desenvolvimento de modelos e protótipos no design de produto? a) Reduz os custos de fabricação do produto, já que o modelo é a última versão do projeto. b) Auxilia na visualização da forma e na verificação de testes antes da produção em larga escala. c) Elimina a necessidade de testes com o público, pois, com o modelo, é possível iniciar a fabricação. d) Impede que seja possível reformular o desenho do ponto de vista projetual, ergonômico e estético. e) Permite a aceitação do produto no mercado, já que o protótipo garante a aprovação do usuário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q911768 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024O rendering manual é um dos meios de representação no design de produtos, pois permite visualizar conceitos, explorar formas e materiais, e comunicar ideias de maneira clara e eficiente. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os materiais utilizados no rendering manual às suas funções. Coluna 1 1. Marcadores. 2. Giz pastel seco. 3. Caneta nanquim. 4. Guache branco. Coluna 2 ( ) Proporciona homogeneidade nas cores e transparência ao rendering. ( ) Utilizado para criar pontos de brilho intenso em superfícies polidas. ( ) Preenche superfícies com uniformidade na cor e secagem rápida. ( ) Permite destacar contornos, sombras intensas e criar hachuras. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) 2 – 1 – 4 – 3. b) 1 – 3 – 2 – 4. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 2 – 4 – 1 – 3. e) 4 – 1 – 3 – 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q911760 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Surgido no final do século XIX, este movimento artístico destacou-se no Design por suas linhas orgânicas e sinuosas, inspiradas na natureza. Com formas fluidas e motivos florais, valorizava a integração entre forma e função, empregando materiais como vidro, metal e cerâmica. Buscava romper com estilos históricos, celebrando a beleza natural e a criatividade artística. O trecho refere-se ao movimento: a) De Stijl. b) Art Déco. c) Bauhaus. d) Art Nouveau. e) Construtivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q911764 | Designer Gráfico, Marketing em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Como se sabe, a integração do Marketing e do Design é cada vez mais presente no desenvolvimento de produtos. Por meio dela, é possível compreender as necessidades e desejos dos clientes, promovendo uma abordagem que alia funcionalidade, estética e experiência. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir: I. É necessário compreender profundamente as necessidades dos clientes para integrar o Marketing e o Design de maneira eficaz, criando, assim, produtos de maior valor agregado. II. A experiência do usuário deve ser central no desenvolvimento de produtos, combinando funcionalidade e estética desde o início do processo de design. III. O marketing do produto deve ser considerado apenas após o produto estar pronto, quando estiver em vias de distribuição no mercado. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q911765 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024O Design Thinking é um(a) __________ que emprega os métodos do Design como recursos para a solução de problemas ou oportunidades. Entre as etapas, destacam-se a ________,o desenvolvimento de personas, a geração de alternativas, a __________, entre outras etapas possíveis (Brown, 2020). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. a) sistema – empatia – fabricação b) abordagem – entrevista – modelagem c) teoria – aproximação – fabricação d) abordagem – empatia – prototipação e) sistema – entrevista – prototipação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q911771 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Acerca dos princípios da Gestalt no desenvolvimento de produtos para o Design, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. No princípio do fechamento, o cérebro completa formas automaticamente em espaços vazios ou formas inacabadas. No Design de Produto, essa lei sugere funções com poucos elementos, permitindo que usuários percebam o design de maneira completa e intuitiva, mesmo com poucas informações. PORQUE II. No princípio da continuidade, os elementos alinhados seguem um fluxo e são percebidos como parte de um padrão. No Design de Produto, a continuidade guia o olhar do usuário por meio de linhas e curvas, direcionando a atenção para funções importantes, melhorando a experiência do usuário. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro