Questões de Concursos: Design de Produtos

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11 Q911755 | Designer Gráfico, Desenho em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Na representação gráfica de objetos, a escala selecionada depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado, assim como da finalidade do desenho técnico.
PORQUE
II. Na escala de redução 1:2, o produto, quando fabricado, deve ter, no seu formato final, a metade do tamanho definido nas cotas do desenho técnico.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

12 Q911769 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre o movimento estético e social Arts and Crafts, que surgiu por volta da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa correta.

13 Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado.

14 Q911752 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

A Revolução Industrial transformou muitos setores, incluindo o Design. Novas tecnologias e métodos de produção mudaram essa área, moldando sua prática moderna. Sobre o impacto da Revolução Industrial no Design, analise as afirmações abaixo:

1. A Revolução Industrial limitou a criatividade no Design, restringindo designers a métodos tradicionais de produção manual, como o artesanato. 2. A introdução de máquinas e processos industriais permitiu padronização e eficiência na produção de produtos, ampliando seu alcance e acesso. 3. A Revolução Industrial pouco impactou o Design, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até a era digital contemporânea. 4. Durante a Revolução Industrial, o Design foi substituído pelo artesanato e práticas manuais, valorizando o trabalho do artesão. 5. A Revolução Industrial possibilitou a divisão das etapas produtivas e o desenvolvimento de métodos de projeto mais eficientes.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

15 Q911767 | Designer Gráfico, Linguagem, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual é a importância do desenvolvimento de modelos e protótipos no design de produto?

16 Q911768 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O rendering manual é um dos meios de representação no design de produtos, pois permite visualizar conceitos, explorar formas e materiais, e comunicar ideias de maneira clara e eficiente. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os materiais utilizados no rendering manual às suas funções.
Coluna 1
1. Marcadores. 2. Giz pastel seco. 3. Caneta nanquim. 4. Guache branco.
Coluna 2
( ) Proporciona homogeneidade nas cores e transparência ao rendering. ( ) Utilizado para criar pontos de brilho intenso em superfícies polidas. ( ) Preenche superfícies com uniformidade na cor e secagem rápida. ( ) Permite destacar contornos, sombras intensas e criar hachuras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

17 Q911760 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Surgido no final do século XIX, este movimento artístico destacou-se no Design por suas linhas orgânicas e sinuosas, inspiradas na natureza. Com formas fluidas e motivos florais, valorizava a integração entre forma e função, empregando materiais como vidro, metal e cerâmica. Buscava romper com estilos históricos, celebrando a beleza natural e a criatividade artística. O trecho refere-se ao movimento:

18 Q911764 | Designer Gráfico, Marketing em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Como se sabe, a integração do Marketing e do Design é cada vez mais presente no desenvolvimento de produtos. Por meio dela, é possível compreender as necessidades e desejos dos clientes, promovendo uma abordagem que alia funcionalidade, estética e experiência. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. É necessário compreender profundamente as necessidades dos clientes para integrar o Marketing e o Design de maneira eficaz, criando, assim, produtos de maior valor agregado. II. A experiência do usuário deve ser central no desenvolvimento de produtos, combinando funcionalidade e estética desde o início do processo de design. III. O marketing do produto deve ser considerado apenas após o produto estar pronto, quando estiver em vias de distribuição no mercado.

Quais estão corretas?

19 Q911765 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O Design Thinking é um(a) __________ que emprega os métodos do Design como recursos para a solução de problemas ou oportunidades. Entre as etapas, destacam-se a ________,o desenvolvimento de personas, a geração de alternativas, a __________, entre outras etapas possíveis (Brown, 2020).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

20 Q911771 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Acerca dos princípios da Gestalt no desenvolvimento de produtos para o Design, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. No princípio do fechamento, o cérebro completa formas automaticamente em espaços vazios ou formas inacabadas. No Design de Produto, essa lei sugere funções com poucos elementos, permitindo que usuários percebam o design de maneira completa e intuitiva, mesmo com poucas informações.
PORQUE
II. No princípio da continuidade, os elementos alinhados seguem um fluxo e são percebidos como parte de um padrão. No Design de Produto, a continuidade guia o olhar do usuário por meio de linhas e curvas, direcionando a atenção para funções importantes, melhorando a experiência do usuário.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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