Questões de Concursos: Diretor Educacional

Prepare-se para a prova com questões de Diretor Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q321140 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um diretor observou comportamento estranho dos alunos do Ensino Médio. Ao observá-los com mais atenção, descobriu que um deles incentivava os outros alunos a praticarem atos de vandalismo dentro e fora da escola. Em dúvida sobre qual atitude tomar, além de averiguar a situação e tomar as medidas escolares cabíveis, resolveu pesquisar no Estatuto da Criança e do Adolescente as possíveis medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que cometeu um ato infracional. E descobriu que verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, entre outras, as seguintes medidas:

I. obrigação de reparar o dano.

II. prestação de serviços à comunidade.

III. liberdade assistida.

IV. inserção em regime de semiliberdade.

V. internação em estabelecimento educacional.

É correto o que está contido em

12 Q321690 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Rafaela, aluna do 2º ano do Ensino Médio, após comportamento diferente do que costumava ter, apresentou um número de sucessivas faltas injustificadas. Esgotaram-se as tentativas de contatá-la e, no contato com os pais, obtinha-se resposta insatisfatória. A posição correta da escola, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, neste caso, seria

13 Q322577 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

14 Q327682 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.

15 Q329138 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar

16 Q328394 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao observar o alto índice de repetência dos alunos, um diretor resolveu tomar providências. Fez um balanço e um relatório unindo dados, alunos, classes e suas principais dificuldades. Consultou a lei e descobriu que, de acordo com a Lei nº 7.145/92, que estabelece objetivo, competência e dá normas de funcionamento do conselho das escolas municipais, conforme artigo 230, da Lei Orgânica do Município de Campinas, o Conselho das Escolas Municipais tem, entre os seus objetivos

17 Q326871 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de

18 Q322466 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional

19 Q324363 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a Constituição Federativa da República do Brasil, assinale a alternativa incorreta.

20 Q323559 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.