Questões de Concursos: Diretor Educacional Prepare-se para a prova com questões de Diretor Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Diretor Educacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q321140 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm diretor observou comportamento estranho dos alunos do Ensino Médio. Ao observá-los com mais atenção, descobriu que um deles incentivava os outros alunos a praticarem atos de vandalismo dentro e fora da escola. Em dúvida sobre qual atitude tomar, além de averiguar a situação e tomar as medidas escolares cabíveis, resolveu pesquisar no Estatuto da Criança e do Adolescente as possíveis medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que cometeu um ato infracional. E descobriu que verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, entre outras, as seguintes medidas: I. obrigação de reparar o dano. II. prestação de serviços à comunidade. III. liberdade assistida. IV. inserção em regime de semiliberdade. V. internação em estabelecimento educacional. É correto o que está contido em a) I, II e III, apenas. b) II, III e IV, apenas. c) I e IV, apenas. d) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q321690 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRORafaela, aluna do 2º ano do Ensino Médio, após comportamento diferente do que costumava ter, apresentou um número de sucessivas faltas injustificadas. Esgotaram-se as tentativas de contatá-la e, no contato com os pais, obtinha-se resposta insatisfatória. A posição correta da escola, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, neste caso, seria a) comunicar imediatamente à polícia. b) aguardar contato por mais 72 horas, até que a aluna seja considerada desaparecida. c) comunicar ao Conselho Tutelar. d) procurar investigar o que ocorreu de errado, indo à residência da aluna, juntamente com assistente social e psicólogo, e, em último caso, se necessário, comunicar à polícia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q322577 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta. a) O diretor educacional tem uma atitude coerente ao delegar tarefas e não interferir no trabalho do coordenador pedagógico. Afinal, a área pedagógica não é de incumbência da direção da escola. b) A atitude do diretor é parcialmente coerente, visto que, embora articule as ações da equipe educacional, as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino-aprendizagem são divididas conforme hierarquia e o diretor deve apenas estar ciente, não se envolvendo diretamente com tais assuntos. c) Articular as ações da equipe educacional implica acompanhar todas as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem e a construção do conhecimento, atribuições do cargo de diretor educacional, previstas no Projeto Pedagógico da Escola. d) Uma gestão democrática requer uma postura de laissez-faire por parte do diretor educacional, ou seja, deixar os profissionais livres para fazerem o que acharem pertinente dentro do âmbito escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q327682 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRODiscutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta. a) Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira. b) Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos. c) Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana. d) Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q329138 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROO sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar a) a terminalidade específica. b) a reclassificação. c) a classificação. d) o teste vocacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q328394 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo observar o alto índice de repetência dos alunos, um diretor resolveu tomar providências. Fez um balanço e um relatório unindo dados, alunos, classes e suas principais dificuldades. Consultou a lei e descobriu que, de acordo com a Lei nº 7.145/92, que estabelece objetivo, competência e dá normas de funcionamento do conselho das escolas municipais, conforme artigo 230, da Lei Orgânica do Município de Campinas, o Conselho das Escolas Municipais tem, entre os seus objetivos a) comunicar ao Conselho Tutelar sobre os elevados níveis de repetência da unidade educacional. b) garantir a permanência do educando na rede escolar, com melhoria na aprendizagem, reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. c) o remanejamento dos alunos em caso de elevados níveis de repetência da unidade educacional, visando a reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. d) garantir a permanência do educando na rede escolar, comunicando ao Conselho Tutelar conforme necessário, para, então, reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q326871 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROR. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de a) L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano. b) B.F. Skinner e o Behaviorismo. c) Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino. d) Santo Tomás de Aquino e a Escolástica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q322466 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional a) a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas. b) a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente. c) a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas. d) a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q324363 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com a Constituição Federativa da República do Brasil, assinale a alternativa incorreta. a) Serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários alternativos das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. c) O Ensino Fundamental regular será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. d) Compete ao Poder Público recensear os educandos no Ensino Fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q323559 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROO movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto a) o público. b) o religioso. c) o laico. d) o universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q321140 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm diretor observou comportamento estranho dos alunos do Ensino Médio. Ao observá-los com mais atenção, descobriu que um deles incentivava os outros alunos a praticarem atos de vandalismo dentro e fora da escola. Em dúvida sobre qual atitude tomar, além de averiguar a situação e tomar as medidas escolares cabíveis, resolveu pesquisar no Estatuto da Criança e do Adolescente as possíveis medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que cometeu um ato infracional. E descobriu que verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, entre outras, as seguintes medidas: I. obrigação de reparar o dano. II. prestação de serviços à comunidade. III. liberdade assistida. IV. inserção em regime de semiliberdade. V. internação em estabelecimento educacional. É correto o que está contido em a) I, II e III, apenas. b) II, III e IV, apenas. c) I e IV, apenas. d) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q321690 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRORafaela, aluna do 2º ano do Ensino Médio, após comportamento diferente do que costumava ter, apresentou um número de sucessivas faltas injustificadas. Esgotaram-se as tentativas de contatá-la e, no contato com os pais, obtinha-se resposta insatisfatória. A posição correta da escola, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, neste caso, seria a) comunicar imediatamente à polícia. b) aguardar contato por mais 72 horas, até que a aluna seja considerada desaparecida. c) comunicar ao Conselho Tutelar. d) procurar investigar o que ocorreu de errado, indo à residência da aluna, juntamente com assistente social e psicólogo, e, em último caso, se necessário, comunicar à polícia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q322577 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta. a) O diretor educacional tem uma atitude coerente ao delegar tarefas e não interferir no trabalho do coordenador pedagógico. Afinal, a área pedagógica não é de incumbência da direção da escola. b) A atitude do diretor é parcialmente coerente, visto que, embora articule as ações da equipe educacional, as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino-aprendizagem são divididas conforme hierarquia e o diretor deve apenas estar ciente, não se envolvendo diretamente com tais assuntos. c) Articular as ações da equipe educacional implica acompanhar todas as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem e a construção do conhecimento, atribuições do cargo de diretor educacional, previstas no Projeto Pedagógico da Escola. d) Uma gestão democrática requer uma postura de laissez-faire por parte do diretor educacional, ou seja, deixar os profissionais livres para fazerem o que acharem pertinente dentro do âmbito escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q327682 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRODiscutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta. a) Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira. b) Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos. c) Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana. d) Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q329138 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROO sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar a) a terminalidade específica. b) a reclassificação. c) a classificação. d) o teste vocacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q328394 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo observar o alto índice de repetência dos alunos, um diretor resolveu tomar providências. Fez um balanço e um relatório unindo dados, alunos, classes e suas principais dificuldades. Consultou a lei e descobriu que, de acordo com a Lei nº 7.145/92, que estabelece objetivo, competência e dá normas de funcionamento do conselho das escolas municipais, conforme artigo 230, da Lei Orgânica do Município de Campinas, o Conselho das Escolas Municipais tem, entre os seus objetivos a) comunicar ao Conselho Tutelar sobre os elevados níveis de repetência da unidade educacional. b) garantir a permanência do educando na rede escolar, com melhoria na aprendizagem, reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. c) o remanejamento dos alunos em caso de elevados níveis de repetência da unidade educacional, visando a reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. d) garantir a permanência do educando na rede escolar, comunicando ao Conselho Tutelar conforme necessário, para, então, reduzir ao mínimo o número de repetências e todas as formas de exclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q326871 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROR. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de a) L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano. b) B.F. Skinner e o Behaviorismo. c) Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino. d) Santo Tomás de Aquino e a Escolástica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q322466 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional a) a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas. b) a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente. c) a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas. d) a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q324363 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com a Constituição Federativa da República do Brasil, assinale a alternativa incorreta. a) Serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários alternativos das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. c) O Ensino Fundamental regular será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. d) Compete ao Poder Público recensear os educandos no Ensino Fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q323559 | Pedagogia, Diretor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETROO movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto a) o público. b) o religioso. c) o laico. d) o universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro