Questões de Concursos: Diretor Educacional

Prepare-se para a prova com questões de Diretor Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q898742 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Do ponto de vista epistemológico, a didática se preocupa em compreender como o conhecimento é construído e como deve ser transmitido de forma eficaz. Assim, a didática orienta o trabalho docente a partir de uma base teórica, que ajuda o professor a entender e planejar suas práticas pedagógicas de forma mais consciente e fundamentada. Ela também é considerada a arte e ciência do ensino. Diante do exposto, Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A didática visa apenas o conhecimento por conhecimento.
(__) O professor deve garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem.
(__) A aprendizagem organizada é espontânea e surge da interação natural com o ambiente.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

32 Q898739 | Pedagogia, Gestão Escolar, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O monitoramento escolar é um processo essencial para avaliar a qualidade do ensino e funcionamento das escolas, e envolve a coleta e análise de dados sobre o desempenho de alunos e professores. Porém, esse monitoramento enfrenta diversos desafios que podem dificultar sua implementação eficaz. Assinale a alternativa abaixo que identifica e explica dois desses desafios.

33 Q898736 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que orienta a educação básica no Brasil, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da escolarização. Dentro desse contexto, a BNCC utiliza determinados elementos técnicos para definir com precisão o que os estudantes devem ser capazes de demonstrar em termos de aprendizagem. Qual dos seguintes termos é empregado pela BNCC para descrever as competências e habilidades específicas a serem avaliadas em cada área do conhecimento?

34 Q898740 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Paulo Freire foi um educador brasileiro reconhecido por sua contribuição para a história das ideias pedagógicas no Brasil e América Latina, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e educação. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O Método Paulo Freire considera o educando como sujeito passivo no processo de aprendizagem.
(__) A investigação temática é uma etapa importante no Método Paulo Freire.
(__) A alfabetização de adultos foi um dos focos principais do Método Paulo Freire.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

35 Q898737 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O bullying nas escolas é uma prática de intimidação e agressão, física ou psicológica, que ocorre de maneira repetida entre alunos. Ele pode se manifestar de várias formas, como xingamentos, exclusão social, violência física, disseminação de rumores e ameaças. Esse comportamento tem um impacto profundo na vítima, afetando sua autoestima, saúde mental e desempenho acadêmico. Quais são as principais estratégias que os professores e gestores escolares devem adotar para criar um ambiente escolar mais seguro?

36 Q898738 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Considerando a importância da participação de toda a comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), assinale a alternativa que melhor exemplifica como a dimensão política e a dimensão pedagógica se complementam para a formação de um cidadão participativo e crítico.

37 Q898748 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Filosofia da Educação e os Fundamentos Sociológicos da Educação são essenciais para compreender a relação entre sociedade, escola, conhecimento e qualidade de vida. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A epistemologia é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e éticos.
(__) A concepção antropológica histórico-social recusa a ideia de uma natureza humana universal.
(__) A fenomenologia trabalha com a noção de intencionalidade, afirmando que toda consciência é consciência de alguma coisa.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

38 Q898743 | Pedagogia, Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A globalização e o neoliberalismo têm impactos significativos na educação e na sociedade brasileira. Esses fenômenos influenciam a forma como a educação é percebida e implementada. Assim, avalie as proposições:

I.A globalização tem contribuído para a redução das desigualdades educacionais no Brasil.
II.O neoliberalismo promove a mercadorização da educação, focando na eficiência econômica.
III.A educação deve ser um instrumento de crítica e transformação social.

Assinale a alternativa correta:

39 Q898744 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O governo brasileiro buscou estratégias para promover uma cultura de planejamento nas secretarias de educação, como foco em consolidar a autonomia local e incentivar uma educação descentralizada. Após analisar as alternativas a seguir, assinale a que melhor explica como o Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído em 2007, buscou fortalecer a autonomia dos sistemas educacionais municipais no Brasil.

40 Q898745 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma escola pública, um professor do ensino fundamental nota que seus alunos apresentam dificuldades em aplicar conteúdos de matemática no cotidiano, como operações básicas e resolução de problemas práticos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, qual seria a melhor abordagem para alinhar o ensino da matemática às competências gerais e tornar o aprendizado mais significativo para os alunos?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.