Questões de Concursos: Diretor de Escola

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11 Q320299 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Nas várias áreas do currículo escolar, existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas essas áreas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos. Os temas transversais

12 Q325178 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

13 Q320780 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:

14 Q321776 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:

16 Q320588 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:

17 Q328375 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

18 Q322619 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

19 Q324309 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):

20 Q324365 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta.

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