"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:
a) conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.
b) conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.
c) conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.
d) representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.
e) concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.