Questões de Concursos: Docente II Prepare-se para a prova com questões de Docente II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Docente II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q893670 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as adaptações necessárias à oferta de educação básica para a população rural, conforme estipulado no art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n o 9.394/96). a) Fornecimento de transporte escolar apenas para alunos que residem em áreas rurais distantes. b) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. c) Adaptação dos conteúdos curriculares e metodologias de ensino às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. d) Adequação à natureza do trabalho na zona rural, considerando as demandas e os desafios enfrentados pelos estudantes. e) Promoção de programas de educação ambiental voltados para as especificidades do meio rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q893671 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas precípuas da prática educativa-progressista, de acordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a curiosidade humana, é: a) suprimir qualquer forma de curiosidade para manter a ordem social. b) desenvolver a curiosidade passiva e aceitar a racionalidade tecnológica sem questionamentos. c) ignorar a curiosidade humana em prol de uma abordagem tradicional de ensino. d) estimular a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil. e) promover a diabolização da tecnologia em detrimento da curiosidade humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 24 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é: a) definir as atividades lúdicas a serem realizadas durante o ano letivo. b) orientar as ações da instituição e definir metas para aprendizagem e desenvolvimento das crianças. c) estabelecer um plano individualizado para cada criança. d) garantir que os professores tenham total autonomia na condução das atividades pedagógicas. e) priorizar, exclusivamente, o aprendizado acadêmico, em detrimento do desenvolvimento socioemocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 25 Q893679 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como: a) representações cartográficas estáticas do espaço geográfico. b) artefatos culturais desvinculados da dimensão humana. c) signos ideológicos presentes nas vivências do espaço geográfico. d) mapas históricos produzidos em condições linguísticas. e) objetos sem relação com a dimensão axiológica humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q893680 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024A perspectiva de alfabetização defendida por Smolka destaca a natureza discursiva do processo de alfabetização e pode ser compreendida como: a) aquisição de uma tecnologia de escrita. b) internalização de um sistema tecnológico de comunicação. c) processo de assimilação de conhecimento entre pessoas. d) apropriação da linguagem escrita como fenômeno ideológico. e) assimilação de signos linguísticos como instrumentos psicológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q893682 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entende-se por educação especial, de acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): a) modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. b) modalidade de educação oferecida apenas em instituições especializadas, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. c) modalidade de educação fora do ambiente escolar, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. d) modalidade de educação disponível somente para crianças com deficiência física e mental. e) modalidade de educação destinada exclusivamente para crianças superdotadas ou com altas habilidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q893683 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024A opção que descreve corretamente o que é proibido pelo art. 18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é: a) a aplicação de castigos físicos como forma de correção ou disciplina. b) o uso de tratamento degradante como forma de proteção da criança e do adolescente. c) a utilização de medidas socioeducativas pelos pais como forma de educação. d) a permissão para que os responsáveis eduquem os menores por meio de qualquer método que considerem eficaz. e) a possibilidade de aplicar qualquer forma de correção, desde que seja em benefício da criança e do adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q893687 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No que tange à matrícula e à carga horária do Ensino Fundamental Regular, é correto afirmar que são exigidas, respectivamente: a) idade de 5 a 14 anos e carga horária de 1000 horas. b) idade de 5 a 15 anos e carga horária de 900 horas. c) idade de 6 a 14 anos e carga horária de 800 horas. d) idade de 6 a 15 anos e carga horária de 600 horas. e) idade de 7 a 15 anos e carga horária de 700 horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
21 Q893670 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as adaptações necessárias à oferta de educação básica para a população rural, conforme estipulado no art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n o 9.394/96). a) Fornecimento de transporte escolar apenas para alunos que residem em áreas rurais distantes. b) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. c) Adaptação dos conteúdos curriculares e metodologias de ensino às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. d) Adequação à natureza do trabalho na zona rural, considerando as demandas e os desafios enfrentados pelos estudantes. e) Promoção de programas de educação ambiental voltados para as especificidades do meio rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q893671 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas precípuas da prática educativa-progressista, de acordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a curiosidade humana, é: a) suprimir qualquer forma de curiosidade para manter a ordem social. b) desenvolver a curiosidade passiva e aceitar a racionalidade tecnológica sem questionamentos. c) ignorar a curiosidade humana em prol de uma abordagem tradicional de ensino. d) estimular a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil. e) promover a diabolização da tecnologia em detrimento da curiosidade humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
24 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é: a) definir as atividades lúdicas a serem realizadas durante o ano letivo. b) orientar as ações da instituição e definir metas para aprendizagem e desenvolvimento das crianças. c) estabelecer um plano individualizado para cada criança. d) garantir que os professores tenham total autonomia na condução das atividades pedagógicas. e) priorizar, exclusivamente, o aprendizado acadêmico, em detrimento do desenvolvimento socioemocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
25 Q893679 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como: a) representações cartográficas estáticas do espaço geográfico. b) artefatos culturais desvinculados da dimensão humana. c) signos ideológicos presentes nas vivências do espaço geográfico. d) mapas históricos produzidos em condições linguísticas. e) objetos sem relação com a dimensão axiológica humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q893680 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024A perspectiva de alfabetização defendida por Smolka destaca a natureza discursiva do processo de alfabetização e pode ser compreendida como: a) aquisição de uma tecnologia de escrita. b) internalização de um sistema tecnológico de comunicação. c) processo de assimilação de conhecimento entre pessoas. d) apropriação da linguagem escrita como fenômeno ideológico. e) assimilação de signos linguísticos como instrumentos psicológicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q893682 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entende-se por educação especial, de acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): a) modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. b) modalidade de educação oferecida apenas em instituições especializadas, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. c) modalidade de educação fora do ambiente escolar, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. d) modalidade de educação disponível somente para crianças com deficiência física e mental. e) modalidade de educação destinada exclusivamente para crianças superdotadas ou com altas habilidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q893683 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024A opção que descreve corretamente o que é proibido pelo art. 18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é: a) a aplicação de castigos físicos como forma de correção ou disciplina. b) o uso de tratamento degradante como forma de proteção da criança e do adolescente. c) a utilização de medidas socioeducativas pelos pais como forma de educação. d) a permissão para que os responsáveis eduquem os menores por meio de qualquer método que considerem eficaz. e) a possibilidade de aplicar qualquer forma de correção, desde que seja em benefício da criança e do adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q893687 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No que tange à matrícula e à carga horária do Ensino Fundamental Regular, é correto afirmar que são exigidas, respectivamente: a) idade de 5 a 14 anos e carga horária de 1000 horas. b) idade de 5 a 15 anos e carga horária de 900 horas. c) idade de 6 a 14 anos e carga horária de 800 horas. d) idade de 6 a 15 anos e carga horária de 600 horas. e) idade de 7 a 15 anos e carga horária de 700 horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro