Questões de Concursos: Docente II

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31 Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como:

32 Q893687 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

No que tange à matrícula e à carga horária do Ensino Fundamental Regular, é correto afirmar que são exigidas, respectivamente:

33 Q893653 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entre as opções abaixo, assinale a medida que está de acordo com as disposições do art. 3º, inciso IV, da Constituição Federal, que repudiam o preconceito e quaisquer formas de discriminação, e reconhecem a singularidade irredutível de todos os indivíduos, especialmente no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) étnico-raciais.

34 Q893660 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Sobre o financiamento da educação, a porcentagem mínima que a União deve aplicar anualmente na manutenção e no desenvolvimento do ensino público, de acordo com o art. 69 da Lei nº 9.394/96, é:

35 Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas.
Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos.

36 Q893666 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Um dos textos do documento Ensino Fundamental de Nove Anos − Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade aborda a importância do acesso à arte na escola, que se destaca como uma forma de:

37 Q893673 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Alinhada com a Base Nacional Comum Curricular, e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a opção que NÃO representa um dos itinerários formativos do ensino médio é:

38 Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:
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