Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino.
a) Sua aplicação consiste na indicação de alguns alunos para discutir perante a classe, um tema polêmico e, nesse processo, cada um defende uma posição.
b) Sua aplicação tem como função a realização de exercícios e tarefas de reprodução de conhecimentos e habilidades, seguindo-se à exposição verbal, demonstração, ilustração ou exemplificação.
c) O caráter didático deste procedimento está no fato de que tem como referência um tema de estudo determinado, supondo-se que os alunos estejam aptos a conversar sobre eles.
d) A finalidade principal desse procedimento é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa.
e) É uma estratégia centrada no estudante, que deixa o papel de receptor e assume o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Visa a aplicação de conhecimentos às situações novas, tanto no âmbito da matéria quanto em situações da vida prática.