Questões de Concursos: Educação Física

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1 Q896798 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Acerca do exposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Estabelece diretrizes somente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
( ) Propõe que as competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.
( ) Permite que cada estado brasileiro adapte o currículo de acordo com suas particularidades, semseguir diretrizes gerais.
( ) Prioriza a formação integral dos alunos, abordando não apenas conteúdos acadêmicos, mas também aspectos socioemocionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 Q909825 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas

3 Q899739 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Durante as aulas de Educação Física, um professor está desenvolvendo um programa de aprendizagem dehabilidades motoras para seus alunos. Ele sabe que o processo de aprendizagem motora envolve várias etapas, desde a aquisição inicial até o refinamento das habilidades, e que fatores como prática e feedback são fundamentais. Qual das seguintes estratégias é mais eficaz para promover a aprendizagem de habilidades motoras complexas?

4 Q896799 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular, ao expor considerações acerca da área das Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio, prioriza cinco campos de atuação social. São campos de atuação social os abaixo citados, EXCETO:

5 Q909826 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao longo das últimas décadas, o reconhecimento da responsabilidade da sociedade em promover a igualdade tem crescido gradativamente, mas ainda existem demandas quando o assunto é exclusão social. Quando se analisa o histórico e a formação social de países colonizados, como o Brasil, alguns grupos se destacam no processo de marginalização.
Inclusão, como um paradigma de sociedade, é

6 Q902949 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A compreensão da Educação Física como uma linguagem implica reconhecer o movimento corporal como forma de expressão, comunicação e interação social. Qual a concepção de Educação Física enquanto linguagem, conforme discutido na literatura contemporânea?

7 Q899375 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Educação Física, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Lei nº 14.113/2020 − Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), analisar a sentença.

Os conselhos de âmbito estadual, distrital e municipal poderão, sempre que julgarem conveniente, apresentar ao Poder Legislativo local e aos órgãos de controle interno e externo manifestação formal acerca dos registros contábeis e dos demonstrativos gerenciais do Fundo, dando ampla transparência ao documento em sítio da internet (1ª parte). Os conselhos atuarão com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo local e serão renovados periodicamente ao final de cada mandato dos seus membros (2ª parte).

A sentença está:

8 Q902959 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O desenvolvimento do movimento humano ao longo das etapas escolares, do Pré-Escolar ao Ensino Médio, exige práticas pedagógicas adaptadas às diferentes fases de crescimento e maturação dos alunos. Considerando os princípios do desenvolvimento motor e a progressão das habilidades motoras ao longo dessas fases, uma prática pedagógica adequada para otimizar o desenvolvimento do movimento humano em cada uma dessas etapas é que

9 Q909824 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Introduzir a Educação Física na EJA (Educação de Jovens e Adultos) caracteriza a possibilidade de acesso à cultura corporal de movimento, compreendida como um direito do estudante, na perspectiva da promoção a saúde, lazer e de expressões de afetos e sentimentos, em diversos contextos de convivência. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno

10 Q902950 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física na Educação Infantil possui objetivos que vão além do desenvolvimento motor, englobando aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Considerando os objetivos gerais e específicos da Educação Física para essa faixa etária, qual das afirmativas reflete uma prática pedagógica coerente com esses objetivos?
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