mundo” da BNCC, focalizam-se as noções de
pertencimento e identidade. No Ensino
Fundamental – Anos Iniciais, busca-se ampliar as
experiências com o espaço e o tempo vivenciadas
pelas crianças em jogos e brincadeiras na
Educação Infantil, por meio do aprofundamento de
seu conhecimento sobre si mesmo e de sua
comunidade, valorizando-se os contextos mais
próximos da vida cotidiana. Analise as afirmativas
a seguir:
I. Nessa unidade temática objetiva-se que as
crianças percebam e compreendam adinâmica de suas relações sociais,
identificando-se com a sua comunidade e
respeitando os diferentes contextos
socioculturais.
II. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se
o desenvolvimento das relações espaciais
topológicas, projetivas e euclidianas, além do
raciocínio geográfico.
III. Nessa unidade temática de raciocínio
geográfico espera-se que as crianças
construam sua identidade relacionando-se
com o outro (sentido de alteridade); valorizem
as suas memórias e marcas do passado
vivenciadas em diferentes lugares.
IV. No Ensino Fundamental – Anos Finais,
procura-se expandir o olhar para a relação do
sujeito com contextos mais amplos,
considerando temas políticos, econômicos e
culturais do Brasil e do mundo.
V. O estudo da Geografia constitui-se em uma
busca do lugar de cada indivíduo no mundo,
valorizando a sua individualidade e, ao
mesmo tempo, situando-o em uma categoria
mais ampla de sujeito social: a de cidadão
ativo, democrático e solidário.
Assinale a alternativa CORRETA .
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está incorreta.
c) Apenas a afirmativa V está incorreta.
d) Todas as afirmativas estão incorretas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.