Início Questões de Concursos Educador Físico Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educador Físico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 121Q471664 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEHoje, embora atividades como a caminhada e a corrida sejam importantes para prevenção de doenças cardiovasculares, o exercício com peso adicional também tem se destacado eficiente neste tipo de benefício PORQUE Os estudos têm mostrado que os exercícios com peso adicional podem resultar na redução dos níveis de pressão arterial em repouso, bem como na redução da gordura corporal. Diante do exposto, pode-se AFIRMAR que: ✂️ a) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa; ✂️ b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira; ✂️ c) as duas afirmativas são falsas; ✂️ d) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira; ✂️ e) as duas afirmativas são verdadeiras porem a segunda não justifica a primeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 122Q472473 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEUma alta frequência de movimentos pressupõe uma condição de aquecimento. Ao aquecermos um músculo ou grupos musculares, estamos promovendo a nível neuromuscular: ✂️ a) Um declínio das reações bioquímicas. ✂️ b) Um equilíbrio nas reações bioquímicas. ✂️ c) A melhora da capacidade das reações bioquímicas. ✂️ d) A melhoria no equilíbrio das reações musculares. ✂️ e) Um prejuízo para a atividade motora a ser realizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 123Q474455 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo. Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que: ✂️ a) é um método lento, invasivo e pouco dispendioso na avaliação da composição corporal. ✂️ b) quanto maior o volume de água corporal, mais dificuldade a corrente elétrica encontra para atravessar o corpo, ou seja, mais resistência. ✂️ c) com esse método é aplicado um baixo nível de corrente elétrica pelo corpo e a oposição do corpo a essa corrente é medida. ✂️ d) a resistência será menor em pessoas com maior quantidade de tecido adiposo, que é um bom condutor da eletricidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 124Q473562 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusO alongamento é um meio para melhorar a capacidade física de flexibilidade, otimizando a amplitude do movimento (ARCHOUR JUNIOR, 2002). São métodos de alongamento: ✂️ a) Estático e dinâmico ✂️ b) Estático e metabólico ✂️ c) Estático ✂️ d) Dinâmico ✂️ e) Dinâmico e metabólico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 125Q474460 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECEm relação ao treinamento cardiorrespiratório aeróbio regular adequadamente prescrito, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Desenvolve, com o passar do tempo, taquicardia no repouso. ✂️ b) Aumenta a capacidade de oxidar gorduras. ✂️ c) Melhora a capacidade de poupar o glicogênio muscular esquelético. ✂️ d) Tende a elevar os níveis sanguíneos de HDL. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 126Q473209 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNO Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino ✂️ a) por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca. ✂️ b) por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas. ✂️ c) por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada. ✂️ d) diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 127Q472856 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusOs músculos podem ser classificados segundo a ação que realizam. EXCETO: ✂️ a) Músculo agonista ✂️ b) Músculo antagonista ✂️ c) Músculo sinergista ✂️ d) Músculo fixador ✂️ e) Músculo protagonista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 128Q474408 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECSão finalidades da hidratação durante o exercício praticado em ambiente terrestre, EXCETO ✂️ a) Preservar o volume plasmático. ✂️ b) Garantir, em termos relativos, a produção de suor. ✂️ c) Contribuir para ocorrência da hiponatremia. ✂️ d) Preservar o volume do retorno venoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 129Q473033 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEConceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente. Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante: ✂️ a) Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham. ✂️ b) Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado. ✂️ c) Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas. ✂️ d) Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado. ✂️ e) Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 130Q473291 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANA aprendizagem pode ocorrer em todos os níveis do sistema nervoso central, mas os níveis destacados são, provavelmente, aqueles em que as maiores mudanças acontecem. Assinale?os. ✂️ a) Estágio inicial; estágio mediano; e, aperfeiçoamento ou automatização da tarefa motora. ✂️ b) Estágio de seleção simultânea da resposta e do estímulo e estágio da programação da resposta motora. ✂️ c) Estágio de identificação do estímulo; estágio de efetivação do estímulo; e, estágio de automatização do movimento. ✂️ d) Estágio de identificação do estímulo; estágio de seleção da resposta; estágio da programação da resposta; e, programa motor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 131Q473589 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEComo forma de controlar as modificações proporcionadas pelo treinamento, são efetivadas mensurações de diversos fatores. Quando, após uma atividade intensa é mensurada a frequência cardíaca, esta tem o objetivo de controlar: ✂️ a) a capacidade de recuperação do praticante; ✂️ b) o débito sistólico apresentado; ✂️ c) a eficiência respiratória; ✂️ d) a intensidade do exercício; ✂️ e) a capacidade metabólica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q471968 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESESegundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando: ✂️ a) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no caso de um arremesso em suspensão. ✂️ b) A bola sai de posse do jogador no ato de um arremesso. ✂️ c) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no ato de um arremesso. ✂️ d) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo. ✂️ e) A bola sai de posse do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q471828 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA Flexibilidade pode ser definida como qualidade física expressa pela amplitude do movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido. Assinale a opção CORRETA sobre os fatores influenciadores da flexibilidade. ✂️ a) Volume muscular, idade, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta. ✂️ b) Maleabilidade da pele, volume muscular, sexo, hora do dia, estado de treinamento, situação do atleta e elasticidade muscular. ✂️ c) Idade, sexo, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta. ✂️ d) Mobilidade articular, idade, sexo, hora do dia,temperatura ambiente e elasticidade muscular. ✂️ e) Idade, sexo, hora do dia, maleabilidade da pele, estado de treinamento e situação da pele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q473691 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEA água é um componente que participa diretamente da manutenção da homeostase. Em relação a situações ligadas à hidratação e ao exercício físico, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) A quantidade de água perdida durante o exercício independe da intensidade dele. ✂️ b) Não se deve ingerir água durante o exercício. ✂️ c) A umidade relativa do ar não afeta a eficiência do mecanismo de transpiração na regulação da temperatura corporal. ✂️ d) O combate à hiponatremia deve ser feito com ingestão de água e sódio. ✂️ e) É prejudicial a ingestão de líquido que contenha entre 5% e 8% de glicose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q472460 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEO Estado de Santa Catarina, mesmo tendo como base a Lei Federal LDBEN no 9394/96, diferencia sua conceituação no que se refere à educação especial, descrito em seu Artigo 58. Em nosso Estado, a Educação Especial é vista como: ✂️ a) Política de escolaridade que deve ser fundamentada no direito à diferença e na construção do sujeito cultural, social e histórico. ✂️ b) Atendimento educacional que tem por objetivo corrigir e minorar os efeitos da condição específica de cada aluno, mediante sua adaptação escolar e interação social. ✂️ c) Inclusão e valorização fundamentada nos direitos de todo o cidadão comum onde busca amenizar os efeitos da condição individual de cada um. ✂️ d) Respeito às diferenças e à prática de inclusão, introduzindo o portador de deficiência nos programas educacionais propostos na rede de ensino regular. ✂️ e) Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q472683 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEA aptidão física está relacionada com a capacidade de realizar atividades físicas, podendo ser avaliada sob aspectos de saúde e performance. Sob o aspecto de saúde, os componentes mais frequentemente avaliados são: ✂️ a) Composição corporal, tempo de reação e resistência cardiorrespiratória. ✂️ b) Composição corporal, aptidão músculo esquelética e potência. ✂️ c) Resistência cardiorrespiratória, velocidade e aptidão músculo esquelética. ✂️ d) Resistência cardiorrespiratória, tempo de reação e agilidade. ✂️ e) Resistência cardiorrespiratória,composição corporal e aptidão músculo esquelética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q471550 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEÉ INCORRETO afirmar, em relação ao Sistema de Alavancas do nosso organismo. ✂️ a) No nosso corpo temos as alavancas Interfixas, Inter-resistentes e Interpotentes. ✂️ b) As alavancas Interpotentes são as mais encontradas no nosso organismo. ✂️ c) As alavancas Inter-resistentes são as menos encontradas no nosso organismo. ✂️ d) A Coluna Vertebral representa alavancas Inter-resistentes. ✂️ e) O joelho representa alavancas Interpotentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q473444 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA prática de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo médico, os diabéticos podem ter entre outros os seguintes benefícios, EXCETO: ✂️ a) Elevação da eficácia da insulina. ✂️ b) Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas após a atividade. ✂️ c) Manutenção da quantidade de medicamentos necessários: diminuição nos níveis de glicose, e aquantidade de insulina necessária também diminuem. ✂️ d) Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, assim melhorando a circulação periférica. ✂️ e) Controle do peso corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q472974 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANO lazer manifesta?se nos diferentes ambientes da sociedade a partir dos equipamentos específicos e não específicos de lazer. Nessa perspectiva, são considerados equipamentos não específicos de lazer: ✂️ a) Casa, bar e ruas. ✂️ b) Teatros e cinemas. ✂️ c) Museus e galerias de arte. ✂️ d) Parques e bibliotecas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q471586 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEO lúdico é sinal de liberdade, desejo, participação e bem estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é CORRETO afirmar: ✂️ a) brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de forma competitiva, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer; ✂️ b) a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência; ✂️ c) o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo; ✂️ d) a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão; ✂️ e) o lúdico deve ser incentivado para o respeito e para a conservação da cultura da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
121Q471664 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEHoje, embora atividades como a caminhada e a corrida sejam importantes para prevenção de doenças cardiovasculares, o exercício com peso adicional também tem se destacado eficiente neste tipo de benefício PORQUE Os estudos têm mostrado que os exercícios com peso adicional podem resultar na redução dos níveis de pressão arterial em repouso, bem como na redução da gordura corporal. Diante do exposto, pode-se AFIRMAR que: ✂️ a) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa; ✂️ b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira; ✂️ c) as duas afirmativas são falsas; ✂️ d) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira; ✂️ e) as duas afirmativas são verdadeiras porem a segunda não justifica a primeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
122Q472473 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEUma alta frequência de movimentos pressupõe uma condição de aquecimento. Ao aquecermos um músculo ou grupos musculares, estamos promovendo a nível neuromuscular: ✂️ a) Um declínio das reações bioquímicas. ✂️ b) Um equilíbrio nas reações bioquímicas. ✂️ c) A melhora da capacidade das reações bioquímicas. ✂️ d) A melhoria no equilíbrio das reações musculares. ✂️ e) Um prejuízo para a atividade motora a ser realizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
123Q474455 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo. Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que: ✂️ a) é um método lento, invasivo e pouco dispendioso na avaliação da composição corporal. ✂️ b) quanto maior o volume de água corporal, mais dificuldade a corrente elétrica encontra para atravessar o corpo, ou seja, mais resistência. ✂️ c) com esse método é aplicado um baixo nível de corrente elétrica pelo corpo e a oposição do corpo a essa corrente é medida. ✂️ d) a resistência será menor em pessoas com maior quantidade de tecido adiposo, que é um bom condutor da eletricidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
124Q473562 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusO alongamento é um meio para melhorar a capacidade física de flexibilidade, otimizando a amplitude do movimento (ARCHOUR JUNIOR, 2002). São métodos de alongamento: ✂️ a) Estático e dinâmico ✂️ b) Estático e metabólico ✂️ c) Estático ✂️ d) Dinâmico ✂️ e) Dinâmico e metabólico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
125Q474460 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECEm relação ao treinamento cardiorrespiratório aeróbio regular adequadamente prescrito, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Desenvolve, com o passar do tempo, taquicardia no repouso. ✂️ b) Aumenta a capacidade de oxidar gorduras. ✂️ c) Melhora a capacidade de poupar o glicogênio muscular esquelético. ✂️ d) Tende a elevar os níveis sanguíneos de HDL. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
126Q473209 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNO Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino ✂️ a) por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca. ✂️ b) por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas. ✂️ c) por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada. ✂️ d) diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
127Q472856 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusOs músculos podem ser classificados segundo a ação que realizam. EXCETO: ✂️ a) Músculo agonista ✂️ b) Músculo antagonista ✂️ c) Músculo sinergista ✂️ d) Músculo fixador ✂️ e) Músculo protagonista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
128Q474408 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECSão finalidades da hidratação durante o exercício praticado em ambiente terrestre, EXCETO ✂️ a) Preservar o volume plasmático. ✂️ b) Garantir, em termos relativos, a produção de suor. ✂️ c) Contribuir para ocorrência da hiponatremia. ✂️ d) Preservar o volume do retorno venoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
129Q473033 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEConceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente. Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante: ✂️ a) Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham. ✂️ b) Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado. ✂️ c) Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas. ✂️ d) Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado. ✂️ e) Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
130Q473291 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANA aprendizagem pode ocorrer em todos os níveis do sistema nervoso central, mas os níveis destacados são, provavelmente, aqueles em que as maiores mudanças acontecem. Assinale?os. ✂️ a) Estágio inicial; estágio mediano; e, aperfeiçoamento ou automatização da tarefa motora. ✂️ b) Estágio de seleção simultânea da resposta e do estímulo e estágio da programação da resposta motora. ✂️ c) Estágio de identificação do estímulo; estágio de efetivação do estímulo; e, estágio de automatização do movimento. ✂️ d) Estágio de identificação do estímulo; estágio de seleção da resposta; estágio da programação da resposta; e, programa motor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
131Q473589 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEComo forma de controlar as modificações proporcionadas pelo treinamento, são efetivadas mensurações de diversos fatores. Quando, após uma atividade intensa é mensurada a frequência cardíaca, esta tem o objetivo de controlar: ✂️ a) a capacidade de recuperação do praticante; ✂️ b) o débito sistólico apresentado; ✂️ c) a eficiência respiratória; ✂️ d) a intensidade do exercício; ✂️ e) a capacidade metabólica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q471968 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESESegundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando: ✂️ a) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no caso de um arremesso em suspensão. ✂️ b) A bola sai de posse do jogador no ato de um arremesso. ✂️ c) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no ato de um arremesso. ✂️ d) A bola deixa a(s) mão(s) do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo. ✂️ e) A bola sai de posse do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q471828 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA Flexibilidade pode ser definida como qualidade física expressa pela amplitude do movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido. Assinale a opção CORRETA sobre os fatores influenciadores da flexibilidade. ✂️ a) Volume muscular, idade, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta. ✂️ b) Maleabilidade da pele, volume muscular, sexo, hora do dia, estado de treinamento, situação do atleta e elasticidade muscular. ✂️ c) Idade, sexo, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta. ✂️ d) Mobilidade articular, idade, sexo, hora do dia,temperatura ambiente e elasticidade muscular. ✂️ e) Idade, sexo, hora do dia, maleabilidade da pele, estado de treinamento e situação da pele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q473691 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEA água é um componente que participa diretamente da manutenção da homeostase. Em relação a situações ligadas à hidratação e ao exercício físico, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) A quantidade de água perdida durante o exercício independe da intensidade dele. ✂️ b) Não se deve ingerir água durante o exercício. ✂️ c) A umidade relativa do ar não afeta a eficiência do mecanismo de transpiração na regulação da temperatura corporal. ✂️ d) O combate à hiponatremia deve ser feito com ingestão de água e sódio. ✂️ e) É prejudicial a ingestão de líquido que contenha entre 5% e 8% de glicose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q472460 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEO Estado de Santa Catarina, mesmo tendo como base a Lei Federal LDBEN no 9394/96, diferencia sua conceituação no que se refere à educação especial, descrito em seu Artigo 58. Em nosso Estado, a Educação Especial é vista como: ✂️ a) Política de escolaridade que deve ser fundamentada no direito à diferença e na construção do sujeito cultural, social e histórico. ✂️ b) Atendimento educacional que tem por objetivo corrigir e minorar os efeitos da condição específica de cada aluno, mediante sua adaptação escolar e interação social. ✂️ c) Inclusão e valorização fundamentada nos direitos de todo o cidadão comum onde busca amenizar os efeitos da condição individual de cada um. ✂️ d) Respeito às diferenças e à prática de inclusão, introduzindo o portador de deficiência nos programas educacionais propostos na rede de ensino regular. ✂️ e) Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q472683 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEA aptidão física está relacionada com a capacidade de realizar atividades físicas, podendo ser avaliada sob aspectos de saúde e performance. Sob o aspecto de saúde, os componentes mais frequentemente avaliados são: ✂️ a) Composição corporal, tempo de reação e resistência cardiorrespiratória. ✂️ b) Composição corporal, aptidão músculo esquelética e potência. ✂️ c) Resistência cardiorrespiratória, velocidade e aptidão músculo esquelética. ✂️ d) Resistência cardiorrespiratória, tempo de reação e agilidade. ✂️ e) Resistência cardiorrespiratória,composição corporal e aptidão músculo esquelética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q471550 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEÉ INCORRETO afirmar, em relação ao Sistema de Alavancas do nosso organismo. ✂️ a) No nosso corpo temos as alavancas Interfixas, Inter-resistentes e Interpotentes. ✂️ b) As alavancas Interpotentes são as mais encontradas no nosso organismo. ✂️ c) As alavancas Inter-resistentes são as menos encontradas no nosso organismo. ✂️ d) A Coluna Vertebral representa alavancas Inter-resistentes. ✂️ e) O joelho representa alavancas Interpotentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q473444 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA prática de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo médico, os diabéticos podem ter entre outros os seguintes benefícios, EXCETO: ✂️ a) Elevação da eficácia da insulina. ✂️ b) Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas após a atividade. ✂️ c) Manutenção da quantidade de medicamentos necessários: diminuição nos níveis de glicose, e aquantidade de insulina necessária também diminuem. ✂️ d) Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, assim melhorando a circulação periférica. ✂️ e) Controle do peso corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q472974 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANO lazer manifesta?se nos diferentes ambientes da sociedade a partir dos equipamentos específicos e não específicos de lazer. Nessa perspectiva, são considerados equipamentos não específicos de lazer: ✂️ a) Casa, bar e ruas. ✂️ b) Teatros e cinemas. ✂️ c) Museus e galerias de arte. ✂️ d) Parques e bibliotecas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q471586 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEO lúdico é sinal de liberdade, desejo, participação e bem estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é CORRETO afirmar: ✂️ a) brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de forma competitiva, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer; ✂️ b) a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência; ✂️ c) o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo; ✂️ d) a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão; ✂️ e) o lúdico deve ser incentivado para o respeito e para a conservação da cultura da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro