Questões de Concursos: Educador Físico

Prepare-se para a prova com questões de Educador Físico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q472825 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

O processo de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico pode ser subdividido em partes relativamente independentes, porém interligadas e interdependentes.

Podemos destacar três etapas na preparação técnica do desportista. São elas:

32 Q474164 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN

O coração é um órgão único, muscular, localizado na região mediastínica, levemente deslocado à esquerda do plano mediano, que possui como principal função propelir o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo. O coração possui quatro cavidades, sendo que uma delas é o ventrículo direito.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

33 Q183501 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

A prática da atividade física está relacionada à prevenção de doenças crônicas degenerativas, a exemplo da diabetes mellitus. Por envolverem uma área comportamental, as intervenções para mudança nos padrões de atividade física das pessoas são complexas.

PORQUE

As evidências, tanto clínicas quanto epidemiológicas, demonstram a relação entre indicadores de saúde e atividade física, sendo esta um comportamento humano determinado pela interação das dimensões pessoal, sociocultural e biológica.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

34 Q474227 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Sobre a classificação funcional dos músculos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potência de ação deste agonista, chama?se protagonista.

( ) Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é um agonista.

( ) Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado, que poderia ser produzido pelo agonista, ele é denominado coadjuvante.

( ) Os músculos que não estão diretamente relacionados com o movimento principal, mas que estabilizam as diversas partes do corpo para tornar possível a ação principal denominam?se fixadores ou posturais.

A sequência está correta em

35 Q473764 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Ao avaliarmos nossa capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes, envolvendo grandes grupos musculares por período de tempo prolongados, estamos avaliando o componente físico chamado:

36 Q473346 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

O músculo com a sua capacidade contrátil exerce forças de tensão sobre os ossos e é considerado o elemento ativo do aparelho locomotor. Desta forma, está em constante atividade, principalmente contra a força peso.

I - Força dinâmica é o tipo de força em que a tensão exercida é maior que a resistência e reproduz-se em movimento.

II - Força excêntrica é o tipo de força em que a tensão exercida é menor que uma resistência.

III - Força pura é a máxima tensão muscular que um indivíduo pode desenvolver sobre uma resistência.

IV - Força estática é o tipo de força em que a tensão exercida é igual a uma resistência.

Levando-se em consideração as afirmativas acima, identifique a alternativa INCORRETA:

37 Q183886 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser.

Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam

38 Q472606 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos

39 Q181539 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas compõem o direito dos indivíduos conhecerem de terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Com base no texto acima, avalie as afirmativas a seguir.

I. O professor deve, durante as práticas esportivas de competição na escola, orientar os alunos e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária.

II. Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo em pequenas rodas, distribuir o material esportivo e deixar os alunos sozinhos, para que eles a mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal sem intervenção pedagógica.

III. Nos dias chuvosos, quando não se pode utilizar as quadras, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil, do pensamento e da liberdade.

IV. Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física.

V. O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional dos alunos.

É correto apenas o que se afirma em

40 Q471720 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.