Questões de Concursos: Educador Físico

Prepare-se para a prova com questões de Educador Físico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Na Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como

52 Q472554 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de

53 Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente.

Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática

54 Q473588 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Quanto à mobilidade, as articulações Fibróticas, Cartilagíneas e Sinoviais são consideradas respectivamente:

55 Q473021 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Considere as seguintes afirmações:

I - Na saída baixa das corridas o CG está projetado pra frente, para melhorar o desempenho do deslocamento para frente.

II - Os lutadores de Sumô projetam o seu CG pra frente para evitarem que seus adversários os desloquem para trás.

III - O CG de um garoto com uma mochila nas costas é deslocado para trás. Na busca de equilíbrio ele curva o tórax pra frente.

56 Q472612 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

O método a ser utilizado em um programa de treinamento para desenvolver a mobilidade (flexibilidade) deve estar relacionado ao seu objetivo principal.

Quando existir um auxílio externo (técnico/colega), fazendo com que ocorra um maior alongamento de determinados grupos musculares sem que os respectivos antagonistas sejam forçados, estamos adotando exercícios de estiramento:

57 Q474473 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN

O Sistema CONFEF/CREFs reconhece como profissional de Educação Física aquele identificado consoante as características da atividade que desempenha nos campos estabelecidos da profissão. O exercício profissional em Educação Física deverá ser pautado pelos seguintes princípios:

I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo.

II. A presença de discriminação ou preconceito de qualquer natureza.

III. A prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade.

IV. A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.

Estão corretos os princípios:

58 Q472841 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO:

59 Q183131 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora.
OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações).

No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual

60 Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

A utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.