Questões de Concursos: Educador Físico Prepare-se para a prova com questões de Educador Físico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educador Físico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 51 Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como a) ludicidade, criatividade e linguagem. b) brincadeira, educação e poder. c) criatividade, linguagem e poder. d) linguagem, trabalho e poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 52 Q472554 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNPara Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de a) ensino aberto às experiências. b) cultura corporal. c) aulas abertas. d) crítico-superadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 53 Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática a) valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seria uma aplicação da teoria. b) compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar. c) desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor. d) tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se. e) reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 54 Q473588 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEQuanto à mobilidade, as articulações Fibróticas, Cartilagíneas e Sinoviais são consideradas respectivamente: a) móveis, imóveis e semimóveis; b) imóveis, móveis e semimóveis; c) semimóveis, imóveis e móveis; d) semimóveis, móveis e imóveis; e) imóveis, semimóveis e móveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 55 Q473021 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEConsidere as seguintes afirmações: I - Na saída baixa das corridas o CG está projetado pra frente, para melhorar o desempenho do deslocamento para frente. II - Os lutadores de Sumô projetam o seu CG pra frente para evitarem que seus adversários os desloquem para trás. III - O CG de um garoto com uma mochila nas costas é deslocado para trás. Na busca de equilíbrio ele curva o tórax pra frente. a) apenas as alternativas I e II estão corretas. b) apenas as alternativas I e III estão corretas. c) apenas as alternativas II e III estão corretas. d) as alternativas I, II e III estão corretas. e) as alternativas I, II e III estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 56 Q472612 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEO método a ser utilizado em um programa de treinamento para desenvolver a mobilidade (flexibilidade) deve estar relacionado ao seu objetivo principal. Quando existir um auxílio externo (técnico/colega), fazendo com que ocorra um maior alongamento de determinados grupos musculares sem que os respectivos antagonistas sejam forçados, estamos adotando exercícios de estiramento: a) Ativo. b) Passivo. c) Prolongado. d) Relaxante. e) Estático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 57 Q474473 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RNO Sistema CONFEF/CREFs reconhece como profissional de Educação Física aquele identificado consoante as características da atividade que desempenha nos campos estabelecidos da profissão. O exercício profissional em Educação Física deverá ser pautado pelos seguintes princípios: I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo. II. A presença de discriminação ou preconceito de qualquer natureza. III. A prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade. IV. A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços. Estão corretos os princípios: a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 58 Q472841 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusO tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO: a) Aumenta a frequência cardíaca b) Aumenta a pressão arterial c) Aumenta o débito sanguíneo cardíaco d) Aumenta a demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco e) aumento da resistência ao fluxo respiratório nas vias pulmonares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 59 Q183131 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPOs aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora. OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações). No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual a) não considera história, cultura, medos e aflições dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio . b) favorece, estimula e reforça uma prática gímnicodesportiva centrada no treinamento e no rendimento . c) possibilita a inserção dos estudantes do Ensino Médio em algumas etapas do processo ensino-aprendizagem. d) busca articular o conteúdo das aulas com os movimentos cotidianos dos estudantes, levando-os a participar do processo decisório da aprendizagem. e) estimula a prática de exercícios e a execução de tarefas de repetição, buscando a automatização do movimento e o aperfeiçoamento da técnica aplicada nas atividades esportivas de caráter competitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 60 Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEA utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre: a) Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. b) Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento. c) Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. d) Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. e) Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
51 Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como a) ludicidade, criatividade e linguagem. b) brincadeira, educação e poder. c) criatividade, linguagem e poder. d) linguagem, trabalho e poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
52 Q472554 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNPara Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de a) ensino aberto às experiências. b) cultura corporal. c) aulas abertas. d) crítico-superadora. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
53 Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática a) valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seria uma aplicação da teoria. b) compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar. c) desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor. d) tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se. e) reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
54 Q473588 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEQuanto à mobilidade, as articulações Fibróticas, Cartilagíneas e Sinoviais são consideradas respectivamente: a) móveis, imóveis e semimóveis; b) imóveis, móveis e semimóveis; c) semimóveis, imóveis e móveis; d) semimóveis, móveis e imóveis; e) imóveis, semimóveis e móveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
55 Q473021 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEConsidere as seguintes afirmações: I - Na saída baixa das corridas o CG está projetado pra frente, para melhorar o desempenho do deslocamento para frente. II - Os lutadores de Sumô projetam o seu CG pra frente para evitarem que seus adversários os desloquem para trás. III - O CG de um garoto com uma mochila nas costas é deslocado para trás. Na busca de equilíbrio ele curva o tórax pra frente. a) apenas as alternativas I e II estão corretas. b) apenas as alternativas I e III estão corretas. c) apenas as alternativas II e III estão corretas. d) as alternativas I, II e III estão corretas. e) as alternativas I, II e III estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
56 Q472612 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEO método a ser utilizado em um programa de treinamento para desenvolver a mobilidade (flexibilidade) deve estar relacionado ao seu objetivo principal. Quando existir um auxílio externo (técnico/colega), fazendo com que ocorra um maior alongamento de determinados grupos musculares sem que os respectivos antagonistas sejam forçados, estamos adotando exercícios de estiramento: a) Ativo. b) Passivo. c) Prolongado. d) Relaxante. e) Estático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
57 Q474473 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RNO Sistema CONFEF/CREFs reconhece como profissional de Educação Física aquele identificado consoante as características da atividade que desempenha nos campos estabelecidos da profissão. O exercício profissional em Educação Física deverá ser pautado pelos seguintes princípios: I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo. II. A presença de discriminação ou preconceito de qualquer natureza. III. A prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade. IV. A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços. Estão corretos os princípios: a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
58 Q472841 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusO tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO: a) Aumenta a frequência cardíaca b) Aumenta a pressão arterial c) Aumenta o débito sanguíneo cardíaco d) Aumenta a demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco e) aumento da resistência ao fluxo respiratório nas vias pulmonares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
59 Q183131 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPOs aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora. OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações). No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual a) não considera história, cultura, medos e aflições dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio . b) favorece, estimula e reforça uma prática gímnicodesportiva centrada no treinamento e no rendimento . c) possibilita a inserção dos estudantes do Ensino Médio em algumas etapas do processo ensino-aprendizagem. d) busca articular o conteúdo das aulas com os movimentos cotidianos dos estudantes, levando-os a participar do processo decisório da aprendizagem. e) estimula a prática de exercícios e a execução de tarefas de repetição, buscando a automatização do movimento e o aperfeiçoamento da técnica aplicada nas atividades esportivas de caráter competitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
60 Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEA utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre: a) Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. b) Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento. c) Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. d) Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. e) Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro