Questões de Concursos: Educador Físico Prepare-se para a prova com questões de Educador Físico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educador Físico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 71 Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECComo existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo: a) Tempo gasto para percorrer uma determinada distância. b) Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento. c) Quantidade de lances livres perdidos. d) Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 72 Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a: a) 180 mínima e 220 máxima; b) 140 mínima e 180 máxima.OHGI; c) 120 mínima e 180 máxima; d) 110 mínima e 160 máxima; e) 90 mínima e 180 máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 73 Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESENossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais. Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida. a) Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente. b) Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção. c) A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna. d) A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida. e) A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 74 Q472904 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como a) política, pedagógica e emergente. b) emergente, crítico-superadora e pedagógica. c) pedagógica, diagnóstica e teleológica. d) diagnóstica, judicativa e teleológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 75 Q474336 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECTestar, medir e avaliar integram um conjunto de procedimentos inerentes à prescrição de treinamento. Fazem parte dos critérios de autenticidade científica a serem considerados durante a seleção dos testes, EXCETO a) Validade. b) Fidedignidade. c) Objetividade. d) Praticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 76 Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESECaponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas: a) Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. b) Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa. c) Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa. d) Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. e) Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 77 Q473864 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDe acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO a) Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde. b) Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde. c) Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde. d) Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 78 Q474117 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RNNa atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence. Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área: a) são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta. b) a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício. c) a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas. d) a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 79 Q473204 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANSobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas. ( ) Nota?se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas. ( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. ( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. A sequência está correta em a) F, V, V, F. b) F, F, V, V. c) V, F, V, F. d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 80 Q473638 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEO ATP é o componente necessário para qualquer célula executar atividade. O macro nutriente essencial para a produção do ATP durante a atividade anaeróbia é: a) carboidrato b) proteína c) lipídio d) minerais e) creatina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
71 Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECComo existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo: a) Tempo gasto para percorrer uma determinada distância. b) Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento. c) Quantidade de lances livres perdidos. d) Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
72 Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a: a) 180 mínima e 220 máxima; b) 140 mínima e 180 máxima.OHGI; c) 120 mínima e 180 máxima; d) 110 mínima e 160 máxima; e) 90 mínima e 180 máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
73 Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESENossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais. Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida. a) Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente. b) Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção. c) A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna. d) A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida. e) A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
74 Q472904 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como a) política, pedagógica e emergente. b) emergente, crítico-superadora e pedagógica. c) pedagógica, diagnóstica e teleológica. d) diagnóstica, judicativa e teleológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
75 Q474336 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECTestar, medir e avaliar integram um conjunto de procedimentos inerentes à prescrição de treinamento. Fazem parte dos critérios de autenticidade científica a serem considerados durante a seleção dos testes, EXCETO a) Validade. b) Fidedignidade. c) Objetividade. d) Praticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
76 Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESECaponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas: a) Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. b) Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa. c) Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa. d) Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. e) Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
77 Q473864 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDe acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO a) Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde. b) Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde. c) Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde. d) Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
78 Q474117 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RNNa atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence. Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área: a) são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta. b) a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício. c) a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas. d) a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
79 Q473204 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANSobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas. ( ) Nota?se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas. ( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. ( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. A sequência está correta em a) F, V, V, F. b) F, F, V, V. c) V, F, V, F. d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
80 Q473638 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEO ATP é o componente necessário para qualquer célula executar atividade. O macro nutriente essencial para a produção do ATP durante a atividade anaeróbia é: a) carboidrato b) proteína c) lipídio d) minerais e) creatina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro