Questões de Concursos Públicos: Enfermeiro

Encontre aqui questões Enfermeiro de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

De acordo com a AIDPI (Manual de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância), podem ser considerados sinais gerais de perigo:

I. Criança letárgica.

II. Vômito.

III. Crises convulsivas.

IV. Criança não se alimenta.

O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:

I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.

II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.

III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.

IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.

Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros:

Para a elaboração da escala mensal da equipe de enfermagem, a enfermeira necessita de conhecimentos sobre

A atividade que consiste na etapa inicial do processo de provimento de pessoal de enfermagem, e tem por finalidade a previsão da quantidade por categoria, requerida para atender as necessidades de assistência de enfermagem é:

Sobre as entidades de classe da enfermagem, é CORRETO afirmar:

Sobre os cuidados paliativos, é correto afirmar que

Quanto à doença de Parkinson, é INCORRETO afirmar:

O TCE (trauma crânio-encefálico) é uma afecção traumática responsável por um elevado índice de morbi-mortalidade no trauma, e cursa tendo como principal complicação desencadeadora da morte encefálica:

Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo e não estava utilizando o cinto de segurança, o air bag não acionou e o para-brisa apresentava fratura (em olho de boi, ficou “estrelado”) no lado esquerdo.

Nesta situação, poderão ser lesionados MAIS provavelmente: